CÂNCER DE PELE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia vital. Como equilibrá-la?
Advertisements

Tumores cutâneos.
NEOPLASIAS MALIGNAS DOS QUERATINÓCITOS
Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?
Diretor: Ten.Cel.Médico Ubirajara Subdiretor: Major Médico José
Prevenindo Doenças e Promovendo Saúde Câncer de Próstata Junho / 2005.
SISTEMA TEGUMENTAR PELE E ANEXOS.
FONOAUDIOLOGIA ONCOLÓGICA: CABEÇA E PESCOÇO
NEUROFIBROMATOSE.
Câncer Da Tireóide Apresentador: Luis Fernando C. Barros
Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?
NOVOS SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA Eu quero compartilhar esta mensagem com você, porque na última segunda-feira Claudia morreu  por causa desta doença.
CANCRO DO COLO DO ÚTERO.
“Nesse banco ... você deposita esperança”
O que saber sobre Doação de Medula Óssea.
À Flor da Pele.
HPV Perguntas e Respostas mais Freqüentes
ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE
Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias
SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues
D O E N Ç A S D A P E L E.
Profa. Leticia Lazarini de Abreu
ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE
Cancro :.
Nota de Patrícia Pilar à imprensa 17 de Fevereiro de 2008.
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Como identificar e diferenciar lesões suspeitas
DOENÇA DE PAGET É UM CÂNCER DE MAMA Em novembro/2006, uma mulher jóvem desenvolveu uma “erupção” nas mamas, semelhante à que as mulheres desenvolvem quando.
PREVENÇÃO AO CÂNCER DA PELE
Relato de caso XXIII JORNADA PARAIBANA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
Prevenção e cuidados Porfirias Cutâneas II Porfiria Eritropoética Congênita (PEC) e Porfiria Hepatoeritropoética (PHE), muito se assemelham.
NOVOS SINTOMAS DE CANCRO DA MAMA
CÂNCER e seus fatores de risco
Aluno (a): Ana Paula Krolow Bonetz Curso: Auxiliar em Saúde Bucal – ASB Disciplina: Informática Aplicada I – Atividade 2 Orientador: Nilzo Machado.
SORRISO BONITO E SAUDÁVEL
Eventos Fazemos todas as festas do calendário anual, como Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal... Com isso buscamos divertir um pouco essas crianças.
O que é o câncer de boca? É um tumor maligno que pode ser encontrada nos lábios, na língua, na garganta ou na parte posterior da boca. Como ele se desenvolve?
Creme para Mãos e Colo com FPS 15 TimeWise ®.
Câncer de boca.
Química Pablo Felipe Profª. Carol
Riscos da exposição exagerada do sol
Lesões Tumorais Neoplásicas e Granulomatosas
Carcinoma Basocelular
Por que uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem?
joice artigas rodrigues
QUINZENA DA MULHER DE 7 A 19 DE MARÇO VISITE-NOS TAMBÉM NO NOSSO SITE:
Neoplasia.
Vera Regina Medeiros Andrade
Projeto APE Mamografia Cuide de sua Saúde! O Câncer de Mama
Profª Karen Borges de Andrade Costa
Apresentação da Liga e dos Alunos palestrantes – Informar que haverá tempo para participação e quem quiser fazer perguntas, levantar a mão e depois de.
CAMPO E SAÚDE USO SEGURO DE AGROQUIMICOS EXPOSIÇÃO SOLAR
Câncer.
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
Calor/ Exposição solar
CÂNCER de MAMA e de PROSTATA
Dermatopatologia Neoplasias de pele
Linha solar Mary Kay.
1 Margem Alunos curso Técnico de Enfermagem Nilviane; Ana Jéssic; Fernanda; Jéssica; Raquel; Maria de Lourdes; Natália. A importância F iltro do S olar.
CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.
O CÂNCER BUCAL.
Transcrição da apresentação:

CÂNCER DE PELE

O QUE É O CÂNCER DA PELE? O câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia). Entre as causas que predispõem ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultra-violeta do sol.

Como fazer para evitar o câncer da pele? use sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o generosamente pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre reaplicando-o após mergulhar ou transpiração excessiva. (saiba mais sobre filtros solares e FPS)

use chapéus e barracas grossas, que bloqueiem ao máximo a passagem do sol. Mesmo assim use o filtro solar pois parte da radiação ultra-violeta reflete-se na areia atingindo a sua pele. evite o sol no período entre 10 e 15 horas. a grande maioria dos cânceres de pele localizam-se na face, proteja-a sempre. Não esqueça de proteger os lábios e orelhas, locais comumente afetados pela doença.

procure um dermatologista se existem manchas na sua pele que estão se modificando, formam "cascas" na superfície, sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo. faça uma visita anual ao dermatologista para avaliação de sua pele e tratamento de eventuais lesões pré-malignas.

QUANDO COMEÇAR A PROTEÇÃO SOLAR? COMECE O QUANTO ANTES. Cerca de 75% da radiação solar recebida durante a vida ocorre nos primeiros 20 anos. Os efeitos da radiação ultra-violeta só se manifestam com o passar do tempo. As lesões começam a aparecer na maioria das vezes ao redor dos 40 anos . Portanto, proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem.

NÃO TENHA MEDO DO DIAGNÓSTICO.

Procure seu dermatologista se você tem alguma lesão suspeita na sua pele. Não deixe de ir por medo de saber o nome da sua doença. O câncer da pele pode e deve ser tratado e o diagnóstico precoce é muito importante para se obter a cura. Além disso, o tratamento das lesões pré-malignas, que podem dar origem ao câncer da pele, ajuda a preveni-lo.

COMO SÃO AS LESÕES DE CÂNCER DE PELE?

CARCINOMA BASOCELULAR: é o mais frequente e com o menor potencial de malignidade. Seu crescimento é lento e muito raramente se dissemina à distância. Feridas que não cicatrizam ou lesões que sangram com facilidade devido a pequenos traumatismos, como o roçar da toalha, podem ser um carcinoma basocelular.

CARCINOMA ESPINOCELULAR: tem crescimento mais rápido e as lesões maiores podem enviar metástases à distância.Também conhecido como carcinoma epidermóide, é bem menos frequente que o basocelular. Acomete mais áreas de mucosa aparente, como a boca ou o lábio, cicatrizes de queimaduras antigas ou áreas que sofreram irradiação (raios X). Pode ocorrer também a partir de lesões pré-cancerosas decorrentes da exposição prolongada e repetida da pele ao sol.

CARCINOMA ESPINOCELULAR

Melanoma Maligno: tumor maligno muito grave que se origina das células que produzem o pigmento da pele (melanócitos).Frequentemente envia metástases para outros órgãos, sendo de extrema importância o diagnóstico precoce para a sua cura. Pode surgir a partir da pele sadia ou a partir de "sinais" escuros (os nevos pigmentados) que se transformam no melanoma.

O melanoma pode surgir em áreas da pele não exposta ao sol porém, é mais frequente nas áreas expostas. Pessoas que possuem sinais escuros na pele devem se proteger dos raios ultra violeta do sol, que podem estimular a sua transformação. Por isso, qualquer alteração em sinais antigos, como: mudança da cor, aumento de tamanho, sangramento, coceira, inflamação, surgimento de áreas pigmentadas ao redor do sinal justifica uma consulta ao dermatologista para avaliação da lesão.

Algumas características dos sinais podem recomendar o exame, portanto conheça o ABCD do melanoma: A ssimetria: formato irregular Bordas irregulares: limites externos irregulares Coloração variada (diferentes tonalidades de cor) Diâmetro: maior que 6 milímetros

Melanoma em fase inicial (melanoma "in situ") Melanoma em fase inicial (melanoma "in situ").. Nesta fase, o melanoma ainda está restrito à camada mais superficial da pele, quando ainda não emite metástases para outros órgãos e pode ser curado pela retirada cirúrgica da lesão.

Como é feito o tratamento do câncer de pele Como é feito o tratamento do câncer de pele? O tratamento é cirúrgico na maioria das vezes ou através da destruição das lesões por radioterapia ou criocirurgia com nitrogênio líquido. Quanto antes a lesão for retirada, maior a chance de se curar a doença e de se evitar a disseminação de células cancerosas para outros órgãos (metástases), muito rara nos casos de carcinoma basocelular mas muito frequente nos casos de melanoma não tratados.

INVESTIR EM PROTEÇÃO SOLAR É INVESTIR EM SAÚDE!

FIM !