O AMBIENTE MOODLE Comunidade virtual;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Metodologia Científica
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Gerenciamento do Tempo.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Produção do conhecimento em EAD
Bom Dia Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
O EGA chega à Escola.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Portfólio de matemática
Imagem que transforma.
DEBATE NA REDE: BATE-PAPO, LISTA E FÓRUM DE DISCUSSÃO
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Eis aqui as regras do lado masculino.
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O Segredo do Sucesso.
S ISTEMATIZAÇÃO DO C HAT COM O P ROF M INUTTI A Visão de um Aluno João Filho.
Questionário Sociolinguístico
ALEXANDRA ALINE VERA.
Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro
Olá meninas, essa aqui é minha prima Jessie!
Formas de Interação.
Português Instrumental Prof.ª Marcela Zambolim de Moura.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Agora aqui estão as regras do lado masculino.
Bem vindos as aulas de informática
RELACIONAMENTOS E NEGOCIAÇÕES
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
ADAMUS – “A Verdadeira Liberdade – 01/07 A Série (SEGUINTE): SHOUD 7 “O Dilema da Liberdade” Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 05/02/2011 Por natureza,
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Atividades.
Encontros Marcados.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Agora aqui estão as regras do lado masculino.
Carlise Inês Kronbauer
Campo da Saúde Profª Mª Helena. Dinâmica O Minha formação; O Pq optei pelo CC Campo da Saúde?
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
Trabalhando com o texto escrito em sala de aula
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
A inteireza da vida Letícia Thompson Ninguém vive pela metade.
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Agora, aqui estão as regras do lado masculino.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Leitura e interpretação de texto
FGV Management Business Simulation Guia para um Tour pelo Sistema EAD
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
Debate inicial Quem colocou em prática a escuta empática na última semana? Como foi?
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Professora: Mércia Soares
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
Educação Financeira para crianças e Jovens
Interação: ensinando e aprendendo na CdP. Olá! Para começar o curso, vamos conversar um pouco sobre aprendizagem na Comunidade de Práticas, que para facilitar,
Agora que você faz parte da Comunidade da Consocial Virtual você pode acessar materiais para entender mais sobre os temas, participar das discussões e.
Transcrição da apresentação:

O FÓRUM DE DISCUSSÃO COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA NO AMBIENTE MOODLE: O CASO DO CURSO LETRAS/LIBRAS

O AMBIENTE MOODLE Comunidade virtual; Comunicação síncrona e assíncrona; Espaço de interação em que os participantes interagem e se comunicam em busca de significados que propiciem processos construtivos de aprendizagem (ponto de encontro); Todos são participantes do processo; Integra vários gêneros textuais.

Gêneros textuais emergentes/ pré-existentes TRANSMUTAÇÃO GÊNEROS EMERGENTES GÊNEROS JÁ EXISTENTES E-mail Carta pessoal /bilhete/ correio Chat em aberto Conversações (em grupos abertos) Chat reservado Conversações duais (casuais) Fóruns de Discussão Discussões temáticas Chat em salas privadas Conversações (fechadas?) Entrevista com convidado Entrevista com pessoa convidada E-mail educacional Aulas por correspondência Aula Chat Aulas presenciais Vídeo-conferência interativa Reunião de grupo/conferência Lista de discussão Circulares Blog Diário pessoal, anotações, agendas,Endereço postal

Fóruns de Discussão Discussões temáticas ; Prática de leitura e escrita ; Acesso irrestrito a qualquer momento; Reflexões e reconstruções coletivas; Trocas de idéias e conceitos ; Consciência coletiva e o sentimento de pertencimento ao grupo; Processo constante de intervenção pedagógica

Fóruns de Discussão - MOODLE Responder significa: Responder Duvidar Perguntar Argumentar Contra-argumentar Relatar Contribuir

FÓRUNS EXPERIMENTAIS PÓLO UFBA PRIMEIROS CONTATOS PORTFÓLIO ASPECTOS LINGÜÍSTICOS

Estava esperando alguém abrir o caminho, mas já que ninguém se prontificou. Vou arriscar. O significante é o objeto em si, no caso do exemplo acima, a resposta correta é B. Espero não estar confundindo os conceitos. (ARGUMENTO) Vamos discutir. Pessoal, cada tem que colocar a sua resposta... Vamos participar! Bjs parabéns! vc inaugurou nosso primeiro fórum de discussão! Bem, pensando na resposta da xxxxx, será que poderíamos pensar também nas outras alternativas? será que significante só esta ria relacionado à imagem da bola? o que vcs acham? (CONTRA-ARGUMENTO + QUESTIONAMENTO) Pensando melhor, lembrei das palavras abstratas, como seria um significante só pela imagem?? Então, o significante é a palavra? Agora fiquei confusa! rsrsr (COMEÇA O DEBATE) (SURGE UMA DÚVIDA) Eu acho que as alternativas corretas são A e B. ( OUTRA ARGUMENTAÇÃO) O significante pode ser representado pela imagem ou pelo som. É o lado material ( os sons da língua falada ou as letras na língua escrita).

LEVANTAMENTO DE PARTICIPAÇÃO NOS FÓRUNS EXPERIMENTAIS

LEVANTAMENTO DE PARTICIPAÇÃO NOS FÓRUNS EXPERIMENTAIS

PARTICIPANTES DOS FÓRUNS

por Marcelo - sábado, 16 junho 2007, 15:46 (CONTRA-ARGUMENTAÇÃO)  Bem vindos à Fonética e Fonologia Nossos nordestinos por Marcelo - sábado, 16 junho 2007, 15:46 (CONTRA-ARGUMENTAÇÃO) Atenção carioca Wagner, Nelson e outros.... Estamos admirando q surdos cariocas e outros falam mal de sinais no nordeste por causa faltam respeitos e conhecimentos ao cada estado regional. Achamos que vocês precisam mais pesquisar a língua de sinais no Nordeste então vocês ainda vão descobrir a entender a cultura cada. Nós não queremos contrar a Libras das regionais mas já sabemos a cultura de cada regional é assim mesmo. Avisamos a vocês pra entender que surdos nordestinos ter que usam mais sinais com expressão facial e corporal. A maioria lingua de sinais é igual a todos estados mas é diferente cultura. Muito obrigado pela atenção! Poló UFBA

(REFORÇO DA CONTRA-ARGUMENTAÇÃO) por Marcos - segunda, 2 julho 2007, 00:04 OI! Wagner C. Eu assisti q vc falou mal sobre como lingua de sinais de nordestino.....muito impossivel q vc nao conheceu nordeste, mas nao corcondo vc. vc precisar comprender sua mente nosso nosdestino. vc pesquisar profundo propria cultural cada estados. nos trocamos cultural experiencia mais importante.Nao faz mal. Muito Grato! Marcos Polo de UFBA Apagar | Responder  

(RESPOSTA = RETRATAÇÃO) por Wagner - quinta, 5 julho 2007, 01:29 FF_variacao_Linguistica_-_Wagner.WMV Marcos, Tudo bem! Veja no Anexo FILME. Eu fiz LIBRAS pra filme pra vc entender melhor... gostaria sua opinião que eu digo ok. Também vc ver no forum discussão "nossos nortestinos" Marcelo falou. eu já pronto filme está no forum. vc ver lá ok?

(RESPOSTA À RETRATAÇÃO) por Marcos - sábado, 7 julho 2007, 19:36 OI! WAGNER! EU JA ASSISTI SEU 2º FILME DE LIBRAS Q EU ENTENDI MUITO CLARO BEM. VC FALOU Q NAO É MAL...PQ VC EXPLICOU 1º FILME DE LIBRAS É POUCO ERRADO...VC FALOU PODER ERRADO OU CERTO. AGORA EU CORCONDO VC! COMPRENDO VC! VALEU! MARCOS POLO DE UFBA - SALVADOR Mostrar principal | Interromp

(Quantidade de participações sobre o tema VARIAÇÃO)