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Campo da Saúde Profª Mª Helena. Dinâmica O Minha formação; O Pq optei pelo CC Campo da Saúde?

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Apresentação em tema: "Campo da Saúde Profª Mª Helena. Dinâmica O Minha formação; O Pq optei pelo CC Campo da Saúde?"— Transcrição da apresentação:

1 Campo da Saúde Profª Mª Helena

2 Dinâmica O Minha formação; O Pq optei pelo CC Campo da Saúde?

3 Pequeno Texto O Façam um pequeno texto respondendo a seguinte questão: O que é saúde pra você?

4 Vamos conhecer no CC? O O que vocês acham que iremos tratar neste componente?

5 Ementa O Delimitação, em perspectiva histórica, do campo da Saúde, seus Saberes e Práticas. O Conceito ampliado de saúde. O Conceito de território e suas aplicações à saúde. O Transição epidemiológica e situação de saúde na população brasileira, na Bahia e no Sul da Bahia. O Práticas de pesquisa e de intervenção em Saúde. Organização do trabalho em saúde.

6 Objetivos O Problematizar e explicar a noção ampliada de território e saúde; O Descrever a evolução histórica do conceito de saúde; O Conhecer os modelos de determinação dos processos Saúde-Enfermidade-Cuidado; O Conhecer o perfil epidemiológico e as necessidades de saúde da população brasileira em um contexto de transição tecnológica; O Conhecer a realidade sanitária do território local;

7 Objetivos O Desenvolver raciocínio sistêmico e visão holística para a compreensão da Saúde como objeto complexo, seja da pesquisa ou de intervenção, utilizando uma abordagem ecológica. O Conhecer a organização do trabalho em saúde nas sociedades contemporâneas, com foco no trabalho coletivo;

8 Objetivos O Desenvolver a capacidade de comunicação e expressão (verbal e não verbal) em língua portuguesa com pessoas e grupos de distintas inserções sociais e culturais; O Desenvolver a escuta ativa e valorizar a diversidade de pontos de vista e a multiplicidade de perspectivas profissionais;

9 Metodologia/Tecnologias O Dinâmicas de grupo O Videoaulas para exposição de temas; O Rodas de conversa e debate. O Construção de linha do tempo com os conceitos de saúde em seus contextos históricos. O Situações problema para discussão em grupo, de forma a promover aproximações com o conceito ampliado de saúde e o conceito de território.

10 Metodologia/Tecnologias O Projeto de pesquisa para conhecimento do território, a partir de uma abordagem ecológica da saúde. O Entrevistas e rodas de conversa com representantes da secretaria de saúde para conhecer a organização do trabalho em saúde.

11 Unidades de Ensino O Módulo 1 – Saúde e território Delimitação, em perspectiva histórica, do campo da Saúde, seus Saberes e Práticas. Conceito ampliado de saúde. Conceito de território e suas aplicações à saúde. O Módulo 2 – Saúde no território Transição epidemiológica e situação de saúde na população brasileira, na Bahia e no Sul da Bahia. Práticas de pesquisa e de intervenção em Saúde. O Módulo 3 – Saúde a partir do território Práticas de pesquisa e de intervenção em Saúde. Organização do trabalho em saúde.

12 Avaliação processual O Frequência O Conceito de Saúde O Casos: Eliete, Ismênia e Vera O Fotos de determinantes de saúde e doença no território O Carta para a Prefeitura/Conselho Municipal de Saúde O Linha do tempo O Portfólio O Seminário O Avaliação interpares

13 Instrumentos utilizados O Anotação da frequência nos encontros (lista de presença). O Portfólio digital (blog): postagem de três textos descrevendo o processo de aprendizagem e incluindo suas reflexões sobre: 1. O conceito de saúde; 2. Determinantes de saúde e doença e situação da saúde no território; 3. O projeto de pesquisa realizado. O Construção de linha do tempo e apresentação dos conceitos de saúde em seus momentos históricos.

14 Instrumentos utilizados O Respostas dos grupos aos casos-problema: Caso de D. Eliete, Caso de D. Ismênia, Caso da equipe de Vera. O Fotos dos determinantes de saúde e doença no território. O Seminário interdisciplinar e construção de biomapa: instrumento para avaliação da apresentação oral; O Carta coletiva para prefeitura / Conselho Municipal de Saúde.

15 Integração curricular O Possibilidade de articulação com CC Vocacional Ciências e com CC Introdução à pesquisa em saúde, a partir da pesquisa e da construção do biomapa sobre a dengue no território.

16 Leitura para a próxima aula BATISTELLA, C. Saúde, Doença e Cuidado: complexidade teórica e necessidade histórica in: Fonseca, A.F. (Org.). O território e o processo saúde- doença. Rio de Janeiro: EPSJV, FIOCRUZ, 2007b, p. 51-86. Disponível em: http://helenapiza-ufsb.webnode.com/

17 Boa leitura e até a semana que vem!!!


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