Requisitos de rotulagem do Caviar para a CITES Desenvolvido pelo Secretariado CITES GreenCustoms Knowledge Series No. 4.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Normas de Segurança da Informação
Advertisements

José Augusto A. K. Pinto de Abreu Guia de Boas Práticas da Regulamentação proposta de temas e processo de desenvolvimento.
Módulo 6 Sistema Geral de Preferências (SGP)
Rotulagem Nutricional
ISO/IEC – 6 Avaliação do Produto – Módulos de Avaliação
Análise e Projeto de Sistemas
Importância da leitura do rótulo
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO IN VITRO
Desenvolvido pelo Secretariado CITES
1 Licenciamento Electrónico Secretariado CITES. 2 Evolução e dinâmica do comércio Volume de Comércio Velocidade do Comércio Procedimentos do Comércio.
IDENTIFICAÇÃO E DOCUMENTOS
Excepções e procedimentos especiais
Utilização dos Anexos e da Lista de Referência de Espécies CITES
Microsoft Access Carlos Sebastião.
REDUNDÂNCIA POR SOFTWARE
ROTULAGEM Informações obrigatórias para constar no rótulo de frutas e hortaliças “in natura”
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Tecnologias para Apresentação de Publicidade UMa | DME | 2009 Sistemas Multimédia Nuno Santos | Paulo Teixeira |
Regras para elaborar um gráfico
Secretariado CITES Definições.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
BARREIRAS TÉCNICAS AO COMÉRCIO
GENICES SISTEMA DE ROTULAGEM AMBIENTAL COORDENADO INTERNACIONALMENTE Guy Ladvocat – Fevereiro de 2010.
Secretariado CITES Licenças e Certificados.
1 Mecanismos de aplicação da CITES Secretariado CITES.
1 As Plantas na CITES Secretariado CITES. 2 Definição de propagação artificial O termo ‘propagação artificial’ está especificamente referido no Artigo.
1 Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora Compreender os pareceres de extração não prejudicial Secretariado CITES.
Desenvolvido pelo Secretariado CITES
1 O papel das quotas na CITES Secretariado CITES.
Análise de Sistemas de Informação
Design Embalagem Rotulagem
Eletricidade Aula 2.
APRESENTAÇÃO - VLADIMIR
Revisão do Comércio Significativo
1 Linhas orientadoras para o desenvolvimento de legislação CITES Secretariado CITES.
1 Papel da Autoridade Administrativa Secretariado CITES.
1 Série de módulo de aprendizagem Introdução a "As Normas e o Comércio"
Resoluções e Decisões CITES
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
1 Princípios Básicos da legislação para implementar a CITES Secretariado CITES.
1 Reservas Secretariado CITES. 2 Reservas Qualquer Parte pode colocar uma reserva especifica relativamente a: –Qualquer espécie listada no Anexo I ou.
Secretariado CITES Relatórios Nacionais.
Como funciona uma cobrança documentária?
Utilização do Manual de Identificação Wiki CITES Desenvolvido pelo Secretariado CITES GreenCustoms Knowledge Series No. 14.
1 Comércio com Países não Parte Secretariado CITES.
GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano
Qualidade Total Ana Neri Keila da C. Rodrigues.
SGP e Regras de Origem Sistema Geral de Preferências (SGP)
CITES Extração Não Prejudicial(NDFs) e Revisão do Comércio Significativo.
Novas espécies de tubarão e raias manta listadas nos anexos da CITES: O que devem as Partes fazer até 14 setembro de 2014: Rastreabilidade.
CITES, Tubarões e Raias Manta
Novas espécies de tubarão e raias manta listadas nos anexos da CITES: O que devem as Partes fazer até 14 set : Sustentabilidade.
ESTUDO DE CAMPO (analisar 3 concorrentes)
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Propriedade Intelectual da Simples Soluções Slide 1 Sistema de Gestão pela Qualidade Como é o Sistema de Gestão pela Qualidade baseado na Norma ISO 9001:2000?!
DOQ-CGCRE-033 (Revisão 00 – AGO/2012) Parte 2 Vanderléa de Souza
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Transporte e Manuseio de Cargas - Embalagens -
1 Papel e Competências da Autoridade Científica Secretariado CITES.
INSTRUMENTOS PARA INVENTÁRIOS DE RESERVAS DE MARFIM PROTOCOLO DE INVENTÁRIO E TECNOLOGIA DE INVENTÁRIO Um estudo de caso da Etiopia.
MERCADO VERDE ONGS no mundo – 50 milhões de associados. Rotulagem industrial crescente – mecanismos de Avaliação do ciclo de Vida (ACV). Credibilidade.
Prof. Olívio Novaski ISO 9004: 2000 – DIRETRIZES PARA MELHORIAS DE DESEMPENHO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa Audiência Pública PLC 34, de 2015 (Origem PL 4.148, de 2013) Altera a Lei nº , de 24 de março.
ACORDO SOBRE BARREIRAS TÉCNICAS AO COMÉRCIO TBT AGREEMENT.
1 19 Maio 2006 Como elaborar procedimentos e FAQ’s no CICA? Equipa: Paula Valente Sandra Hering Tito Carlos S. Vieira.
Comércio com Países não Parte
Desenvolvido pelo Secretariado CITES
Transcrição da apresentação:

Requisitos de rotulagem do Caviar para a CITES Desenvolvido pelo Secretariado CITES GreenCustoms Knowledge Series No. 4

2 Questões a responder Quais são os requisitos CITES de rotulagem do caviar? Que requisitos de rotulagem se aplicam a exportações e reexportações? Quais são os requisitos de rotulagem para caviar reembalado? O que acontece se as regras de rotulagem não se aplicam?

3 Rotulagem de caviar Na generalidade não é possível identificar visualmente que espécie de esturjão está presente na embalagem De facto, é difícil distinguir entre o verdadeiro caviar de esturjão de certos substitutos A identificação ao nível da espécie requer analises forenses detalhadas (ex. Testes de DNA) Felizmente o caviar existente no comércio é rotulado

4 Rotulagem de caviar O sistema de rotulagem uniforme aplica-se a todo o caviar, de origem selvagem ou de aquacultura, produzido com fins comerciais ou não comerciais, quer para o comércio interno quer para o comércio internacional, e baseia-se na aplicação de rótulos não reutilizáveis em cada embalagem primária –Um rótulo não reutilizável é um rótulo ou marca que não pode ser removida ou transferida para outra embalagem sem se danificar, e que sela a embalagem –Se o rótulo não reutilizável não sela a embalagem primária, o caviar pode ser embalado de forma a que permita, à vista, verificar se a embalagem já foi aberta –A embalagem primária é o recipiente que está em contacto directo com o caviar

5 Rotulagem de caviar As linhas orientadoras CITES do sistema universal de rotulagem para o comércio e identificação do caviar, encontram-se na Resolução Conf (Rev. CoP14) Anexo 1

6 Rotulagem de caviar No país de origem, os rótulo não reutilizáveis ​​ devem ser afixados pelo embalador em todas as embalagens primárias Este rótulo deve incluir, no mínimo, o código padrão da espécie (fornecido no Anexo 2) e: –O código de origem do caviar –O código ISO de duas letras para o país de origem –O ano de colheita –O código oficial do registo do embalador –O número de identificação do lote do caviar

7 Rotulagem de caviar Códigos padrão para as espécies de caviar Resolução Conf (Rev. CoP14) Anexo 2

8 Rotulagem de caviar Quando não existe reembalamento, o rótulo não reutilizável referido deve ser mantido na embalagem primária, e ser considerado suficiente, inclusivé para reexportação. Se existe reembalamento, deve ser colocado um rótulo não reutilizável pelo reembalador, em cada embalagem primária em que o caviar é reembalado

9 Rotulagem de caviar Quando reembalado, este rótulo deve conter, no minimo: –Código padrão da espécie (como fornecido no Anexo 2) –O código de origem do espécime –O código ISO de duas letras do país de origem –O ano de reembalamento –O código de registo oficial do plano de reembalamento, o qual contém o código ISO de duas letras do país de reembalamento, quando é diferente do país de origem –O número de identificação do lote, ou o número da licença de exportação ou reexportação CITES

10 Rotulagem de caviar Quando o caviar é exportado ou reexportado, a quantidade exacta de caviar deve ser indicada nos contentores secundários para além da descrição do conteúdo, de acordo com os regulamentos Alfandegários internacionais A mesma informação que consta do rótulo do contentor deve vir na licença de exportação ou no certificado de reexportação, ou no documento anexo à licença ou certificado CITES

11 Sumario O sistema de rotulagem uniforme aplica-se a todo o caviar, quer selvagem, quer de aquacultura, produzido com fins comerciais ou não, para comércio interno, ou internacional, e baseia-se na aplicação de um rótulo não reutilizavel em cada contentor primário Recomenda-se às Partes CITES que implementem o sistema de rotulagem universal para caviar, e às Partes importadoras que não aceitem carregamentos de caviar, a menos que cumpram estas regras

12 Secretariado CITES Genebra