Entendendo o Diabetes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Entendendo a Pressão Alta.
Advertisements

Exercício Físico no Diabetes Mellitus
Contagem Carboidratos
O que é que acontece a quem tem diabetes?
3ª POLICLÍNICA DE NITERÓI
Diabetes Mellitus Diabetes Mellitus.
Diabetes.
Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
Colesterol (LDL x HDL).
FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES
Diabetes.
O que é a doença renal crónica?
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
DOENÇAS CRÔNICO DEGENERATIVAS, A EXPECTATIVA DE VIDA E A PARTICIPAÇÃO DO INDIVÍDUO NO TRABALHO PRODUTIVO. Silvana Aparecida Franco Nutricionista -
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Diabetes Informações preciosas Com o Dr. Sergio Braga de Mello
A influência da tecnologia no sedentarismo
Fonte: Redação Meia Fina
A próstata é uma glândula que só existe no homem. Tem como função
DIA MUNDIAL DO DIABETES
DIABETES HIPERTENSÃO.
Entendendo o Diabetes.
DIABETES Thamirys Marinho.
Diabetes mellitus Diagnóstico e monitoramento laboratorial
Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entender a Diabetes.
HIPERTENSÃO.
Como contribuir para atender as necessidades do aluno com Diabetes
Benefícios do Exercício
APRESENTA Entendendo a pressão alta.
Ana Paula Pereira Cleber Silveira Conrado Berger Diogo Souza
DIABETES Projecto "Educar para a Saúde".
Quais são as funções do rim?
O Peso da Obesidade. O Peso da Obesidade Milhares lutam contra: Doenças cardíacas; Cânceres; Doenças respiratórias; e Diabetes.
Diabetes.
Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias
EXAMES LABORATORIAIS GLICEMIA
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
Saúde Bucal Diabéticos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Ana Gregória Ferreira Pereira de Almeida
Colesterol alto (Hipercolesterolemia)
Prof. Dr. Marcelo Drummond Naves
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Diabetes Méllitus Diabetes Mellitus Monitora: Libina Edriana.
ÍNDICE Diabetes Sintomas Tipos de diabetes Prevenção Tratamento
Diabetes Mellitus Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior
Diabetes - A criança na Escola -
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Entendendo a Pressão Alta.
Interferências clínicas envolvendo dosagem de glicose
HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
1 Oficina de auto cuidado com o pé diabético
Copyright © RHVIDA S/C Ltda. A autorização da veiculação deste artigo digital, foi concedida à Mon Ville Alimentação, pela Dra. Maria.
Copyright © RHVIDA S/C Ltda. APRESENTA Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
APRESENTA Entendendo o Diabetes.
Transcrição da apresentação:

Entendendo o Diabetes

O corpo se alimenta, principalmente, de duas substâncias: A primeira é o açúcar, que dentro do organismo é chamado de glicose. Vem dos alimentos! Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

A segunda substância é o oxigênio. Está no ar que a gente respira! Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

O açúcar (glicose) e o oxigênio são transportados pelo sangue e distribuídos para todos os órgãos e células do corpo. www.rhvida.com.br Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

E as células transformam o açúcar e o oxigênio em E N E R G I A

Energia para que? Viver!!! Andar, amar, ter filhos, sentir fome, ficar alegre ou triste, trabalhar... Precisamos de energia para tudo.

açúcar Para isto tudo acontecer, o açúcar que está no sangue precisa passar para dentro da célula. Como o açúcar não consegue passar sozinho, o organismo utiliza um “transportador” chamado INSULINA. glicose glicose glicose glicose Insulina Ltda. Transporte de glicose glicose www.rhvida.com.br Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

Energia sangue glicose O2 glicose célula Insulina Ltda. G G G G www.rhvida.com.br Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

E o que é a insulina? Insulina Ltda. A insulina é uma substância produzida pelo organismo e tem por finalidade colocar a glicose dentro da célula, para que esta possa produzir a energia necessária à vida. Insulina Ltda. Transporte de glicose www.rhvida.com.br Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

E o corpo inteiro adoece! E o que é o diabetes? É uma doença CRÔNICA que acontece quando o organismo produz pouca ou nenhuma insulina. E sem insulina a glicose não entra na célula. Enquanto as células morrem por falta de açúcar e energia, o sangue se transforma em um melado, cheio de glicose que não pode entrar na célula. E o corpo inteiro adoece!

Quanto mais açúcar a gente come mais o pâncreas tem que trabalhar! O pâncreas é o órgão responsável pela produção da insulina. A quantidade de insulina produzida vai depender da quantidade de açúcar que se come. vesícula pâncreas Quanto mais açúcar a gente come mais o pâncreas tem que trabalhar! intestino www.rhvida.com.br Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

E NÃO SE ILUDA!!!!! No escurinho do organismo, batata, arroz, pão, macarrão, biscoito, farofa, pizza, doces, sorvetes, chopp, vinho, cerveja, cachaça tudo isto e muito mais é o mesmo que açúcar! vesícula pâncreas intestino www.rhvida.com.br Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

E por quê o pâncreas deixa de produzir insulina? PORQUE CANSA!!!

Fazer exercícios ajuda o corpo a consumir glicose! www.rhvida.com.br Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

Conforme a gente vai engordando são necessárias quantidades maiores de insulina para colocar a glicose dentro da célula. Até chegar o momento em que o pâncreas não consegue mais produzir tanta insulina!

Dieta de frutas faz garoto de 13 anos engordar. Coma apenas o suficiente para que seu corpo não se desprenda da sua alma. “Sócrates” Revista Genética: ↓ Dieta de frutas faz garoto de 13 anos engordar.

Novos Diagnósticos 2002-2003

Novos Diagnósticos 2002-2003

O diabetes começa muitos anos antes do açúcar aumentar no sangue.

Começa em qualquer idade, quando a gente faz as três piores escolhas: Engordar Não fazer atividade física Se alimentar de forma inadequada

Nós vamos criando um monstro sem se dar conta! www.rhvida.com.br Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

DIABETES TEM COMO EVITAR? Fita métrica DIABETES TEM COMO EVITAR?

FAÇA AS ESCOLHAS CERTAS! SIM FAÇA AS ESCOLHAS CERTAS!

Inclusive para as crianças!  O diabetes está se tornando também uma doença das crianças, porque elas estão sedentárias, engordando e comendo muito alimento industrializado. www.rhvida.com.br Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

“Nossas crianças estão cada vez mais obesas. Muitas já apresentam doenças como diabetes e pressão alta”

Novos Diagnósticos 2002-2003

Por que o Brasil está nesta estatísticas ?

Doença do século XXI relacionado a obesidade ? Diabetes

Caracterizado por níveis de glicemia superiores a 110mg/dl Diabetes Caracterizado por níveis de glicemia superiores a 110mg/dl Diabetes Tipo 1 Diabetes Tipo 2 Diabetes Gestacional

Se para VC isso não é nada, para mim é uma tortura

Diabetes Tipo 1 Sinais e Sintomas: Aparece como resultado de uma destruição das células beta  produtoras de insulina por engano Pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue podem apresentar: Muita sede; Vontade de urinar diversas vezes; Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual); Fome exagerada; Visão embaçada; Infecções repetidas na pele ou mucosas; Machucados que demoram a cicatrizar; Fadiga (cansaço inexplicável); Dores nas pernas por causa da má circulação. Sinais e Sintomas: Dr. José Egídio Paulo de Oliveira, Professor da Faculdade de Medicina da UFRJ e ex-presidente da SBD.

Diabetes Tipo 2 Principais Sintomas: Há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos. O diabetes tipo 2 é cerca de 8 a 10 vezes mais comum que o tipo 1 e pode responder ao tratamento com dieta e exercício físico. Infecções freqüentes; Muita sede; Vontade de urinar diversas vezes; Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual); Fome exagerada; Alteração visual (visão embaçada); Dificuldade na cicatrização de feridas; Formigamento nos pés; Furunculose. Principais Sintomas: Dr. José Egídio Paulo de Oliveira, Professor da Faculdade de Medicina da UFRJ e ex-presidente da SBD.

Resumo

Complicações Clínicas

Tabela II: Fatores de risco para o diabetes tipo 2 Idade ³ 45 anos Obesidade (IMC ³ 30 kg/m2) Histórico familiar de diabetes (parente de primeiro grau) Sedentarismo. Raça/etnia (por exemplo, afro-americanos, hispano-americanos, americanos nativos e americano-asiáticos, islandeses do Pacífico) Histórico de diabetes gestacional ou recém-nascido com peso > 4 kg Hipertensão (³ 140/90 mmHg em adultos) Colesterol alta densidade (HDL-C) £ 35 mg/dl e/ou triglicérides ³ 250 mg/dl Síndrome do ovário policístico Histórico de doença vascular IMC= índice de massa corporal > 30

Controle seu peso e seja mais saudável. “Tola é a pessoa que continua fazendo a mesma coisa e espera resultados diferentes.” (Albert Einstein) Controle seu peso e seja mais saudável.