Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Exercícios Fixação de Lógica 02 (Não precisam ser entregues!) 2º Semestre 2009 > PUCPR.

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Transcrição da apresentação:

Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Exercícios Fixação de Lógica 02 (Não precisam ser entregues!) 2º Semestre 2009 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula

213/1/2014 Processing Linguagem de programação e ambiente para pessoas que desejam programar imagens, animações e interações.

313/1/2014 Programação de Computadores Objetiva construir algoritmos que manipulam informações; Receita de bolo: – Estrutura sequencial; – Estrutura de seleção; – Estrutura de repetição.

413/1/2014 Informação pode ser... Inteiro: 130, -10, 2700, idade em anos, número de páginas de um livro, posição do mouse no eixo x, posição do mouse no eixo y

513/1/2014 Informação pode ser... Ponto Flutuante: – 1.73, 12.23, PI, salário Caractere: – a, b, Z, 1, 2, tecla pressionada; String: – Processing, Bruno, A, seu nome.

613/1/2014 Informação pode ser... Lógico: – true, false, interruptor de luz, estado do botão do mouse (pressionado ou não).

713/1/2014 Informação pode ser... Constante: – 123, PI, nome, true Variável: – nome, interruptor, estado do botão do mouse.

813/1/2014 Fixação A - Variável ou Constante? a) 12 b) endereço c) endereço d) 2.3 e) true f) melhor time do Paraná g) 1 + 1

913/1/2014 Fixação A a) 12 - constante b) endereço - variável c) endereço - constante d) constante e) true - constante f) melhor time do Paraná - variável g) – expressão constante.

1013/1/2014 Fixação B – Tipo de dado? a) true b) 23 c) 2.56 d) a e) false f) true g) false

1113/1/2014 Fixação B a) true – lógico b) 23 - inteiro c) 2.56 – ponto flutuante d) a - caractere e) false – lógico f) true - string g) false - string

1213/1/2014 Anatomia de um programa

1313/1/2014 Fixação C – Número de Parâmetros a) noStroke(); b) fill(128); c) rect(12, 12, 12, 12); d) quad(10, 20, 20, 30, 30, 50, 60, 10);

1413/1/2014 Fixação C a) noStroke(); - 0 b) fill(128); - 1 c) rect(12, 12, 12, 12); - 4 d) quad(10, 20, 20, 30, 30, 50, 60, 10); - 8

1513/1/2014 Fixação D - Expressões a) 1+1 b) 2 * 4 c) 20 * d) 20 * (4 + 2) e) 5 > 40 f) 45 < 50 g) (2*3) > (5*1) h) (10-10)==(20-20)

1613/1/2014 Fixação D - Expressões a) 1+1 = 2 b) 2 * 4 = 8 c) 20 * = 82 d) 20 * (4 + 2) = 120 e) 5 > 40 = false f) 45 < 50 = true g) (2*3) > (5*1) = true h) (10-10)==(20-20) = true

1713/1/2014 Coordenadas cartesianas

1813/1/2014 size(320, 240);

1913/1/2014 background(255);

2013/1/2014 stroke X fill

2113/1/2014

2213/1/2014

2313/1/2014 Atributos de desenho stroke: Escolhe a cor usada para o desenho de bordas e linhas; stroke strokeWeight: Determina a largura de desenho das linhas; strokeWeight strokeCap: Escolhe o estilo de renderização das finalizações de linha; strokeCap strokeJoin: Define o estilo de junção dos segmentos de linha formando um polígono; strokeJoin noStroke: Desabilita o desenho das bordas e linhas; noStroke

2413/1/2014 Atributos de desenho fill: Escolhe a cor usada para preenchimento das formas; fill noFill: Desabilita o preenchimento das formas; noFill

2513/1/2014 Atributos de desenho smooth: Desenha os elementos geométricos com bordas e cantos suavizados; smooth noSmooth: Desabilita a suavização de bordas e cantos; noSmooth

2613/1/2014 Atributos de desenho rectMode: Configura o comportamento padrão de como um retângulo é desenhado: rectMode – rectMode(CORNER) – rectMode(CORNERS) – rectMode(CENTER) – rectMode(RADIUS)