Programação para dispositivos móveis 2º Semestre 2009 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula.

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Transcrição da apresentação:

Programação para dispositivos móveis 2º Semestre 2009 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula

Objetivo 214/10/09 Comentar sobre diversas plataformas de desenvolvimento para dispositivos móveis; Conhecer as limitações de cada plataforma; Configur e executar testes no ambiente Mobile Processing.

Dispositivos Móveis 314/10/09 PDA (Personal Digital Assistant): Organizador pessoal; PMP (Portable Midia Player): Tocador de música; Apple iPod; Microsoft Zune; MP4 a MP10;

Dispositivos Móveis 414/10/09 Celular: Normal; Smartphone; Telefone + PMP; iPhone; Games portáteis: GameBoy; PSP; Nintendo DS.

Características e restrições de uma plataforma celular (muda!) 514/10/09 Tamanho do aplicativo: pequeno; Memória: 256 k a 128 MB; Entrada de dados: teclado, acelerômetro, touch; Tamanho de tela: 96x64, 128 x128, 176 x 208, 320 x 240, 320 x 480; Entrada e saída de mídia: câmera, projetor; Uso de rede: bluetooth, wifi, rede celular; Pagamento pelo uso da rede: por quantidade, planos limitados, planos ilimitados;

Características e restrições de uma plataforma celular 614/10/09 Instalação de aplicativos: cabo, download na Internet, transferência via Bluetooth, loja virtual; Desenvolvimento: ferramentas pagas e geralmente fechadas.

Principais Sistemas operacionais e plataformas móveis 714/10/09 Java / J2ME: Desenvolvido pela Sun; Popular no Brasil; Altamente compatível; Menos poderosa, mantendo a compatibilidade em 1º lugar; Ferramentas abertas de desenvolvimento; Fácil pirataria; Sem loja virtual de sucesso, dependência de distribuição da operadora.

Principais Sistemas operacionais e plataformas móveis 814/10/09 Symbian: Nokia, Ericson, Sansumg; Poderoso (mais que Java); Desenvolvimento em Python ou C++; Sistema operacional móvel mais popular no mundo; Ferramentas complexas de desenvolvimento; Pirataria é mais difícil (mas não impossível); Está abrindo o código.

Principais Sistemas operacionais e plataformas móveis 914/10/09 Brew: QUALCOMM; Poderoso (mais que Java); Desenvolvimento em C ou C++; Ferramentas complexas de desenvolvimento; Pirataria é muito difícil; Rigor na segurança; Desenvolvimento caro.

Principais Sistemas operacionais e plataformas móveis 1014/10/09 Windows Mobile: Microsoft; Poderoso; Ferramentas simples. Android: Google; Semelhante a Java; iPhone: Desenvolvimento no Mac; Excelente app store, com público de alto consumo; JavaFX: Sucessor do j2me. Flash Lite.

Mobile Processing 1114/10/09 Versão simplificada do Processing para dispositivos móveis; Compatível com Java/J2ME; Para testar em seu celular é necessário instalar o arquivo JAR/JAD usando o cabo de dados! Download em:

Ver exemplos no site!