1º Semestre 2010 > PUCPR > Pós Jogos

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1º Semestre 2010 > PUCPR > Pós Jogos Bruno C. de Paula Finalização 1º Semestre 2010 > PUCPR > Pós Jogos

Sumário Comentar sobre detalhes de desenvolvimento que não tiveram espaço neste curso; Responder a dúvidas comuns e dar dicas em geral para seus projetos; Fornecer material gratuito e fácil de usar para a prototipação rápida de seus jogos. Lembre-se: O Diabo está nos detalhes! Ou seja, a diferença entre um bom e um mau jogo pode ser mínima!

1) Como trabalhar com som? 25/03/2017 Componente Audio Listener: Funciona como microfone; Recebe o som de um ou mais componenetes do tipo Audio Source; Associado, geralmente, à Main Camera. Cada cena só pode ter 1 audio listener; Componente Audio Source: Toca um audio clip (3d ou não); Arquivos do tipo .aif, .wav, .mp3 e .ogg.

Propriedade Audio Source 25/03/2017 Audio Clip: arquivo; Play On Awake: roda quando a cena inicia; Volume; Pitch: velocidade; Max / Min Volume: volume mínimo e máximo não importando a distância; Rolloff Factor: quanto maior, mas perto tem que se estar para ouvir o sim; Loop: repete ao chegar no fim.

Scripts para som audio.Play(): toca um som; audio.Stop(): interrompe; 25/03/2017 audio.Play(): toca um som; audio.Stop(): interrompe; audio.isPlaying: verifica se está tocando // Tocar som específico: var som : AudioClip; audio.clip = som; audio.Play(); Dica: ferramenta para criação de efeitos sonoros.

2) Multiplayer com o Unity? 25/03/2017 Sim, cliente-servidor construído em Unity Ver: http://unity3d.com/support/resources/example-projects/networking-example iPhone Multiplayer Tutorial; ** Excelente tutorial ** .

Servidor não precisa ser escrito no Unity 25/03/2017 Também pode usar outras infraestruturas como servidor: SmartFox; Tutorial criação de ambientes multiusuário no Unity usando o SmartFox; Raknet: Interação com servidor C++; Outros: Photon, RedDwarf, NetDog, ...

Dicas para projeto Multiplayer 25/03/2017 Difícil de depurar, use duas instâncias do Unity ou o Web Player; Se o Unity for o servidor, garanta que ele rode em background (Edit > Project Settings > Player > Run in Background); Pode usar NAT (Network Address Translation); Projeto de jogo multiplayer não é simples!

Abordagens para jogos em rede 25/03/2017 Authorative Server X Non-Authorative Server Maior processamento no servidor X confiança no cliente; Client Side Prediction X Sem predição

Scripts para Conexão Network.InitializeServer: Cria o servidor; 25/03/2017 Network.InitializeServer: Cria o servidor; Pode ser uma máquina dedicada ou que também está jogando. Network.Connect: Conecta com um servidor existente; Precisa do ip e da porta (senha opcional);

Eventos de conexão 25/03/2017 Chamados automaticamente quando acontece algo com a conexão; OnConnectedToServer, OnDisconnectedFromServer, OnFailedToConnect, OnPlayerConnected, OnPlayerDisconnected...

Componente Network View 25/03/2017 Útil para sincronizar o estado de componentes pela rede ou enviar mensagens; State Synchronization indica o tipo de sincronização; Controle fino usando o evento OnSerializeNetworkView;

RPC Remote Procedure Calls 25/03/2017 Permitem que sejam chamadas funções em máquinas remotas; @RPC function ExibirMsg (txt : String) { Debug.Log(txt); } networkView.RPC ("ExibirMsg", RPCMode.All, "Oi");

3) Posso abrir mais de uma instância do Unity ao mesmo tempo? 25/03/2017 Sim! Cuidado! Evite abrir o mesmo projeto! Crie um bat com: "C:\...\Unity.exe" –projectPath "C:\...\Projeto"

4) Como fazer pathfinding? 25/03/2017 Ótima solução do Aron Granberg; Usa algoritmo A*; Navegação em um grid de nós; Outras sugestões de implementação: Campos potenciais; Waypoints.

5) E comportamentos emergentes / flocking? 25/03/2017 Fácil implementação ver Programming GameAI By Example; Se quiser uma abordagem pronta, use a Biblioteca UnitySteer (licença MIT); Separação: Evitar os vizinhos que estão muito próximos Alinhamento: acompanhar a velocidade média do grupo Coesão: acompanhar a posição média do grupo (centro de gravidade) Evitar obstáculos: procurar desviar os obstáculos pelo caminho. 16

Os que podem ajudar na criação de seus jogos: Plataforma de 3ª Pessoa; 6) Quais os principais tutoriais / exemplos disponíveis no site do Unity? 25/03/2017 Os que podem ajudar na criação de seus jogos: Plataforma de 3ª Pessoa; Tiro de 3ª Pessoa; Plataforma em 2D; Jogo de carro (realista) ; FPS.

7)Modelos, animações, gratuitos, baratos, fáceis de usar? 25/03/2017 A seguir, uma lista de ferramentas e recursos fáceis de usar e rápidas de aprender! TurboSquid: Mercado de modelos 3d.

7)Modelos, animações, gratuitos, baratos, fáceis de usar? 25/03/2017 Mixamo: Serviço on line para criação de animações em 3D; Integração perfeita com Unity, download do FBX otimizado para o Unity;

7)Modelos, animações, gratuitos, baratos, fáceis de usar? 25/03/2017 Você pode fazer o upload do esqueleto, download da animação ou criação do personagem via Web. Fiquem de olho (!): Pessoal da Stanford; Modelo de negócios inovador; Integração com OpenSim.

7)Modelos, animações, gratuitos, baratos, fáceis de usar / construir? 25/03/2017 Make Human: modelagem de humanóide; UniHuman: versão lowpoly do MakeHuman, roda no Blender;

7)Modelos, animações, gratuitos, baratos, fáceis de usar / construir? 25/03/2017 Spore (!) – Você pode exportar suas criaturas / veículos e construções para o formato Collada (.dae).

7)Modelos, animações, gratuitos, baratos, fáceis de usar / construir? 25/03/2017 Sculptris; Ferramenta de escultura digital; Alternativa gratuita ao Zbrush; Fácil de usar; Gera modelos hi poly (necessitam de tratamento posterior para poder ser usado em um jogo;

7)Modelos, animações, gratuitos, baratos, fáceis de usar / construir? 25/03/2017 ShapeShop: Ferramenta de modelagem 3D com interface baseada em rascunhos; Exporta Collada e obj.

7)Modelos, animações, gratuitos, baratos, fáceis de usar / construir? 25/03/2017 Google Sketchup: Possui um armazém 3D; Arquivo .kmz é um .zip com .dae dentro...

7)Modelos, animações, gratuitos, baratos, fáceis de usar / construir? 25/03/2017 Arquivos BVH (e similares) (Biovision Hierarchy - mocap) gratuitos: 2500 movimentos; Free Motion Capture Data; Mocaps CMU Open Source. Ferramentas gratuitas para visualização / edição de mocap: Animeeple – integrado com Unity (ver), importa do Evolver. BVHHacker;