OFICINA DE COMUNICAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

OFICINA DE COMUNICAÇÃO UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA -> Curso de Comunicação Social OFICINA DE COMUNICAÇÃO Semestre 2009.2 Aula 5 Sequências, planos e movimentos Áudio Exercício Prof. Érica Ribeiro Contato: erica@ericaribeiro.com

< OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> IMAGEM SEQUÊNCIA Conjunto de cenas (planos) que se referem a mesma ação Não estão necessariamente no mesmo tempo e espaço São definidas por uma unidade de ação, tema ou movimento PLANOS Unidade dramática de um filme Fragmento gravado sem interrupção pelo corte Ponto de vista da câmera em relação ao assunto

Disponível no Youtube (busque por MacGyver Map) < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> EXEMPLOS Sequência Série MacGyver Disponível no Youtube (busque por MacGyver Map)

Enquadramentos (planos) < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Enquadramentos (planos) Para fazer as tomadas -> ideal que tenha um story-board Os enquadramentos são essencial para a estética do vídeo Os planos e os movimentos facilitam o processo Dependem do referêncial inicial Bom enquadramento Evite cortar o queixo ou a cabeça das pessoa (atenção ao bigclose) Cuidado para deixar ‘teto’ Objetos emoldurando a pessoa (linhas, árvores, postes) Não ‘esconda’ o entrevistado no canto do cenário Enquadrar o ponto entre os olhos situado a 2/3 da altura da tela (entrevistas) Desviar a atenção do espectador focando outros objetos não pertencentes a informação

Classificações Plano Geral Plano Conjunto < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Classificações Plano Geral Plano Conjunto Cenas do filme ‘A Identidade Bourne’

Classificações Plano Americano Cenas do filme ‘A Identidade Bourne’ < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Classificações Plano Americano Cenas do filme ‘A Identidade Bourne’

Plano Médio Aproximado < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Classificações Plano Médio Plano Médio Aproximado Cenas do filme ‘A Identidade Bourne’

Classificações Big Close Close Cenas do filme ‘A Identidade Bourne’ < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Classificações Big Close Close Cenas do filme ‘A Identidade Bourne’

Classificações Detalhe Cenas do filme ‘A Identidade Bourne’ < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Classificações Detalhe Cenas do filme ‘A Identidade Bourne’

Classificações Plano e contra-plano < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Classificações Plano e contra-plano Cenas do filme ‘A Identidade Bourne’

Muito utilizado nas novelas brasileiras < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Classificações Plano e contra-plano Muito utilizado nas novelas brasileiras Cenas de Caminho das índias (último capítulo)

Muito utilizado nas novelas brasileiras < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Classificações Plano e contra-plano Muito utilizado nas novelas brasileiras Cenas de Caminho das índias (último capítulo)

Sequência de planos sem corte < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Classificações Plano sequência Sequência de planos sem corte Curta Sete Minutos Cavideo Produções

Classificações MOVIMENTOS Panorâmica < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Classificações MOVIMENTOS Panorâmica Movimento horizontal contínuo, com a câmera parada no mesmo eixo e se movimenta de modo angular (da esquerda para a direita ou vice-versa) Caminho das Índias

Classificações MOVIMENTOS Tilt Panorâmica na vertical < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Classificações MOVIMENTOS Tilt Panorâmica na vertical Tilt seguido de Pan Mac Gyver

Classificações MOVIMENTOS Travelling < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Classificações MOVIMENTOS Travelling A câmera se desloca sem mudar o ângulo (segue) Dolly O deslocamento da câmera na vertical Mac Gyver

Classificações MOVIMENTOS Zoom < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Classificações MOVIMENTOS Zoom Feito com mudança de lentes e não por deslocamento da câmera In – aproxima Out – afasta Mac Gyver

< OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Captação de áudio O áudio traz o ‘tom’ do audiovisual, ajuda a provocar emoções no telespectador Orientar quanto a movimentação em cena Pode ser captado com variados tipos microfones “Microfones [...] parece mais rede de pesca. Eles captam todo o som que estiver ao seu alcance [...] Os microfones, portanto, precisam ser cuidadosamente escolhidos para o seu programa” (Watts, 1990, p. 201) Tipos Modelos Omnidirecionais Bidirecionais Direcionais Ultradirecionais Externos de mão Lapela Sem fio Boom

Captação de áudio Omnidirecionais < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Captação de áudio Omnidirecionais Captam sons de todas as direções de forma praticamente igual. Ideal para captação de som ambiente

Captação de áudio Bidirecionais Captam o som das direções opostas. < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Captação de áudio Bidirecionais Captam o som das direções opostas. Conhecidos como microfones em forma de 8 (por conta dos ângulos de captação – 0o e 180o. São bons para excluir sons laterais

Captação de áudio Direcionais Bons para excluir ruídos indesejáveis < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Captação de áudio Direcionais Bons para excluir ruídos indesejáveis No entanto, precisa estar próximo a fonte do som para captá-lo Cardióides Supercardióides Os direcionais são os mais utilizados

Captação de áudio Ultradirecionais < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Captação de áudio Ultradirecionais Sons frontais em que o microfone não pode aparecer Captação a distância

Captação de áudio Sugestões (Watts, 1990, p. 204) < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Captação de áudio Sugestões (Watts, 1990, p. 204) Os microfones direcionais (canhã) têm que ser apontados com precisão O microfones lavalier (lapela) produzirão ruídos se a pessoa movimentar-se demais Microfones de mão requerem prática para serem utilizados Microfones sem fio permitem maior mobilidade de movimentos Cuidado com microfones e suas sombras Grave 1’ de som ambiente Procura os possíveis ruídos do local de gravação para escolher o equipamento

Exercício Veja o vídeo a seguir e: Conte quantos planos possui < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 5> Exercício Veja o vídeo a seguir e: Conte quantos planos possui Indique, pelo menos, três tipos de planos e descreva a cena Coloque na folha o seu nome e a sua turma e entregue ao professor Vídeo