Animação Bíblico-Catequética

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
( Catechesi Tradendae n° 20)
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
PREPARAR A CATEQUESE.
A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
Um novo olhar para uma nova prática
Um novo olhar para uma nova prática
A Missão.
Amai-vos com Eu vos amei
D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP
Bíblia e Catequese A catequese, por excelência, é a atividade da transmissão da Revelação contida na Sagrada Escritura.
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
º Catecismo º Catecismo
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
Lectio Divina.
Encaminhamento para o AGIR
«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza Jornadas IV Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do.
“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor como eu também guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor”. Jo 15,10.
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Caminho Verdade Vida.
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
A Comunidade.
ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA
Diocese de Amargosa.
Mudança de época Atinge os critérios de compreender a vida, inclusive a maneira de entender Deus. Exige que o anúncio de JC não seja mais pressuposto,
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
O QUE É QUE VOCÊS ANDAM CONVERSANDO PELO CAMINHO?.
A alegria de ... SER Catequista.
Sínodo sobre nova evangelização
Espiritualidade do Catequista
Paróquia São Pedro e São Paulo – Telêmaco Borba
A Comunidade.
O princípio da interação: “Fé-Vida”
A Trindade
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
4º DOMINGO DA PASCOA 11 DE MAIO DE 2014 Atos 2,14a.36-4 Salmo 22 (23)
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
Um novo olhar para uma nova prática
Essenciais da Igreja Evangelizar.
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
Fraternidade e Juventude
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
Batismo de Jesus.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
Trindade.
Formação Catequética Catequista.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
Testemunhas.
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
CATEQUESE CAMINHO PARA O DISCIPULADO
Metodologia Catequética
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
A Evangelização atual Encontramo-nos numa nova etapa evangelizadora que deve estar marcada pela alegria e deve indicar caminhos novos para a caminhada.
Transcrição da apresentação:

Animação Bíblico-Catequética Formação Inicial de Catequistas RP5 A MISSÃO (Impulso da Palavra ESPÍRITO SANTO) 19h00 – Preparação do Ambiente 19h15 – Acolhida / Recepção 19h25 – Palavra da Coordenação da RP5 – Boas Vindas 19h30 – SER DO CATEQUISTA ORAÇÃO INICIAL 1º. MOMENTO: O ENCONTRO 2º. MOMENTO: A PALAVRA 20h20 – SABER DO CATEQUISTA 3º. MOMENTO: A MISSÃO 20h40 – SABER-FAZER DO CATEQUISTA 4º. MOMENTO: A CELEBRAÇÃO 21h10 – AVISOS 21h15 – ORAÇÃO FINAL Programação do Dia 4º DIA Animação Bíblico-Catequética Diocese de São José dos Campos

REGIÃO PASTORAL 5 Formação - Animação Bíblico-Catequética 03/Fevereiro/2011

Pe. Geraldo Alves da Silva Paróquias da RP5 www.animacaosjc.com.br PÁROCO Pe. Geraldo Alves da Silva

Animação Bíblico-Catequética Catequese / Crisma SER do Catequista !!!

INICIAL ORAÇÃO !!! Animação Bíblico-Catequética REGIÃO PASTORAL 5 Formação Inicial de Catequistas Animação Bíblico-Catequética REGIÃO PASTORAL 5 03/Fevereiro/2011 ORAÇÃO INICIAL !!!

O ENCONTRO A Voz da Palavra 1º. Momento O ENCONTRO A Voz da Palavra Revelação do Deus Pai Formação Inicial de Catequistas

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Catequese Inicial

SER CATEQUISTA 1Ts 5, 24 / 1Cor 1, 9 O ENCONTRO Aquele que vos chamou, Aquele que vos chamou, É fiel, é fiel. Fiel é aquele vos chamou. SER CATEQUISTA

Jo 15, 16 SER CATEQUISTA

SER CATEQUISTA

A PALAVRA O Verbo Encarnado - Deus Filho 2º. Momento A PALAVRA O Verbo Encarnado - Deus Filho O Rosto da Palavra (JESUS CRISTO)

SER CATEQUISTA

SER CATEQUISTA

ENTRONIZAÇÃO DA BÍBLIA

SER CATEQUISTA Rm 10,8 A PALAVRA A Palavra está perto de ti, Em tua boca, em teu coração SER CATEQUISTA

Que perfil? 1 Cor 15,1-11 SER CATEQUISTA

Catequista: mensageiro da ressurreição de Cristo: 1Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos anunciei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi anunciado. A menos que tenhais abraçado a fé em vão... 3De fato, eu vos transmiti, antes de tudo, o que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4foi sepultado e, ao terceiro dia, foi ressuscitado, segundo as Escrituras; 5e apareceu a Cefas e, depois aos Doze. 6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez.

Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago depois, a todos os apóstolos; 8por último, apareceu também a mim, que sou como um aborto. 9Pois eu sou o menor dos apóstolos, nem mereço o nome de apóstolo, pois eu persegui a Igreja de Deus. 10É pela graça de Deus que sou o que sou. E a graça que ele reservou para mim não foi estéril; a prova é que tenho trabalhado mais que todos eles, não propriamente eu, mas a graça de Deus comigo. 11Em resumo, é isso que tanto eu como eles temos pregado e é essa a fé que abraçastes. Palavra do Senhor. - Graças à Deus!

SER CATEQUISTA A alegria está no coração de quem já conhece Jesus O perfil do Catequista? O perfil do catequista é um ideal a ser conquistado, olhando para Jesus, modelo de Mestre, de servidor e de catequista. Sendo fiel a esse modelo, importante as dimensões: - ser, saber e saber-fazer do catequista. (DNC 261) SER CATEQUISTA

SER CATEQUISTA Leitura Orante Lectio Divina – Leitura Divina Bíblia e Catequese A Palavra na Vida e Missão do Catequista Leitura Orante Lectio Divina – Leitura Divina Nosso coração arde quando ele fala, explica as Escrituras e parte o pão (cf. Lc 24, 32.35) SER CATEQUISTA

Lc 24, 13-35 Modelo de Catequese

D.G.C. D.N.C.

METODOLOGIA na Catequese !!! Animação Bíblico-Catequética Catequese / Crisma METODOLOGIA na Catequese !!!

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ O ENCONTRO o Anúncio, a adesão a Cristo, ENCANTAMENTO A PALAVRA A Catequese, o conhecer a Cristo, REENCANTAMENTO A MISSÃO Realidade dos Catequizandos/Crismandos, DISCIPULO O CAMINHO / O SERVIÇO Enfrentar os desafios, MISSIONÁRIO A CELEBRAÇÃO Festejar a vida nova em comunidade (Família, Familia-Catequistas, Família-Comunidade); (Doc. Verbum Dominum - Exortação pós sínodo da Palavra de Deus)

Por uma catequese em ação Desafios Catequese dos Cinco “S” Sabedoria Sorriso Serenidade Superação Sensibilidade Por uma catequese em ação

A MISSÃO O impulso da Palavra (Deus Espírito Santo) 3º. Momento A MISSÃO O impulso da Palavra (Deus Espírito Santo) A Casa da Palavra (COMUNIDADES)

Características do Ser Catequista: A alegria está no coração de quem já conhece Jesus Características do Ser Catequista: Espiritualidade profunda – rezar e testemunhar o cristianismo, não perder nunca a intimidade com Deus. Integração na comunidade – Participar ativamente de toda a vida da Igreja. O catequista deve exercer o ministério de forma continuada e permanente. Senso crítico – ler, estudar, e analisar coerentemente os fatos da Igreja do mundo. A alienação é um mal que jamais deve tomar o catequista. Animação – saber ouvir e dialogar, buscar não mostrar dúvidas e insegurança, animar de tal forma o encontro de catequese/crisma, que leve o catequizando/crismando a uma sede de conhecer a doutrina da Igreja.

Características do Ser Catequista: A alegria está no coração de quem já conhece Jesus Características do Ser Catequista: Qualidades humanas – didática, psicológicas, equilíbrio, carinho. Formação doutrinária – procurar conhecer a doutrina católica, estudar sobre seus diversos aspectos, através de leituras, cursos etc. Ser catequista não é ser professor. Aulas são dadas na escola. Os encontros de catequese/crisma têm a preocupação de anunciar Jesus e levar o catequizando/crismando a uma aproximação maior com a Igreja. Formar cristão para a vida em comunidade.

Vida Cristã Acolhimento Animação Bíblico-Catequética Catequese / Crisma METODOLOGIA CATEQUÉTICA ITINERÁRIO DA CATEQUESE/CRISMA Vida Cristã Acolhimento É como que uma caminhada. Sai-se da vida; provoca-se uma pessoa ao encontro com Deus e volta-se à vida de uma forma nova.

Metodologia na Catequese: SER CATEQUISTA A alegria está no coração de quem já conhece Jesus Metodologia na Catequese: O método catequético supõe uma ação de planejamento, o qual requer: a) “domínio” do conteúdo a ser transmitido (O QUÊ?) b) conhecimento da realidade e da vida dos catequizandos/crismandos (QUEM?) c) objetivos claros e concretos (PARA QUÊ?) d) discernimento para escolher o melhor caminho, o método mais apropriado (COMO?) e) capacidade para agendar as datas e administrar bem o tempo (QUANDO?) f) clareza quanto à razão da sua missão e do caminho a ser percorrido (POR QUÊ?)

Animação Bíblico-Catequética Catequese / Crisma SABER do Catequista !!!

Seu conhecimento Catequista: (DNC 269) SABER DO CATEQUISTA Aprender caminhando com o Mestre Jesus Catequese, caminho para o discipulado! Seu conhecimento Catequista: (DNC 269) a) Suficiente conhecimento da Palavra de Deus: a Bíblia é fonte de catequese e, portanto, indispensável na formação. “A sagrada Escritura deverá ser a alma da formação” (DGC 240). b) Conhecimento dos elementos básicos que formam o núcleo de nossa fé (DGC 130); c) Familiaridade com as ciências humanas, sobretudo pedagógicas: o catequista adquire o conhecimento da pessoa humana e da realidade em que vive, através das ciências humanas; SABER CATEQUISTA

SABER CATEQUISTA Seu conhecimento Catequista: (DNC 269) SABER DO CATEQUISTA Aprender caminhando com o Mestre Jesus Catequese, caminho para o discipulado! Seu conhecimento Catequista: (DNC 269) d) Conhecimento das referências doutrinais e de orientações: Catecismo da Igreja Católica, documentos catequéticos, manuais... “Diante do legítimo direito de todo batizado de conhecer da Igreja o que ela recebeu e aquilo em que ela crê, o Catecismo da Igreja Católica oferece uma resposta clara” (DGC 121); SABER CATEQUISTA

Seu conhecimento Catequista: (DNC 269) SABER DO CATEQUISTA Aprender caminhando com o Mestre Jesus Catequese, caminho para o discipulado! Seu conhecimento Catequista: (DNC 269) e) Conhecimento suficiente da pluralidade cultural e religiosa, com capacidade para encontrar nela sementes do Evangelho; considerando a pluralidade religiosa fortemente presente em nossa sociedade e até nas próprias famílias de catequistas e catequizandos, é preciso educação para o diálogo, com conhecimento sério da própria identidade de fé respeito pelo sentimento religioso dos outros;

SABER CATEQUISTA Seu conhecimento Catequista: (DNC 269) SABER DO CATEQUISTA Aprender caminhando com o Mestre Jesus Catequese, caminho para o discipulado! Seu conhecimento Catequista: (DNC 269) f) Conhecimento das mudanças que ocorrem na sociedade, inteirando-se sobre as descobertas recentes da ciência nos diversos campos: genética, tecnologia, informática...A voz do Espírito que Jesus, por parte do Pai, enviou a seus discípulos ressoa, também, nos acontecimentos da história. Por trás dos dados mutáveis da situação atual é necessário descobrir os sinais da presença e dos desígnios de Deus; SABER CATEQUISTA

SABER CATEQUISTA Seu conhecimento Catequista: (DNC 269) SABER DO CATEQUISTA Aprender caminhando com o Mestre Jesus Catequese, caminho para o discipulado! Seu conhecimento Catequista: (DNC 269) g) Conhecimento da realidade local, da história dos fatos, acontecimentos, festas da comunidade, como terreno para uma boa semeadura da mensagem: o discípulo de Jesus Cristo, de fato, participa das alegrias e das esperanças, das tristezas e das angústias dos homens (catequizandos/crismandos) de hoje ( GS, DGC 16); SABER CATEQUISTA

SABER CATEQUISTA Seu conhecimento: (DNC 269) SABER DO CATEQUISTA Aprender caminhando com o Mestre Jesus Catequese, caminho para o discipulado! Seu conhecimento: (DNC 269) h) Conhecimento dos fundamentos teológicos pastorais, para ser a voz de uma Igreja com rosto misericordioso, profético, ministerial, comunitário, ecumênico, celebrativo e missionário. SABER CATEQUISTA

SABER DO CATEQUISTA Aprender caminhando com o Mestre Jesus Catequese, caminho para o discipulado! Portanto, no que se refere à mensagem ou ao conteúdo da comunicação catequética, a dimensão “experiencial” da catequese exige hoje do catequista uma grande familiaridade com as experiências e linguagens próprias do fato cristão: na área da experiência bíblica, no âmbito múltiplo da tradição eclesial, das linguagens e experiências da vida de hoje. SABER CATEQUISTA

SABER CATEQUISTA A MISSÃO Fazemos parte de um grupo, de uma família de catequistas. Não somos uma ilha... SABER CATEQUISTA

A CELEBRAÇÃO Festejar a Palavra e a Vida 4º. Momento A CELEBRAÇÃO Festejar a Palavra e a Vida O Caminho da Palavra (CELEBRAÇÃO)

SABER FAZER do Catequista !!! Animação Bíblico-Catequética Catequese / Crisma SABER FAZER do Catequista !!!

Um novo olhar para uma nova prática CATEQUESE Um novo olhar para uma nova prática

O QUE TEMOS (VER) Catequese que parece aula SABER-FAZER DO CATEQUISTA Caminho lugar do Encontro e do Amor O QUE TEMOS (VER) Catequese que parece aula Dia do sacramento parece uma formatura Descompromisso da família Sensação de que “algo” precisa mudar (pais, idade, manual, etc..) Cansaço em muitas situações

CATEQUESE VIROU AULA? (REVER) SABER-FAZER DO CATEQUISTA Caminho lugar do Encontro e do Amor CATEQUESE VIROU AULA? (REVER) Escola; Alunos; Professores; Chamada; Quadro negro; Exercícios de aprendizagem; Prova de avaliação; Aprovado ou reprovado; Livro base; Estudar; Teatrinhos, brincadeiras e gincanas....

O QUE QUEREMOS (JULGAR) SABER-FAZER DO CATEQUISTA Caminho lugar do Encontro e do Amor O QUE QUEREMOS (JULGAR) Catequese Cristocêntrica Catequese Bíblica Catequese Litúrgica Catequese Comunitária Catequese Solidária Catequese Orante Catequese, CAMINHO DE DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS

Uma Catequese Integradora: SABER-FAZER DO CATEQUISTA Caminho lugar do Encontro e do Amor Uma Catequese Integradora: Crianças, jovens e adultos; Família; Comunidade; Catequista; Liturgia; Catequistas que precisam de formação permanente;

Uma Catequese Evangelizadora: SABER-FAZER DO CATEQUISTA Caminho lugar do Encontro e do Amor Uma Catequese Evangelizadora: Catequista também é discípulo(a); Catequista precisa preparar o ENCONTRO, REZAR, PARTILHAR, ORGANIZAR, para evangelizar melhor, catequista é missionário(a)

O QUE FAREMOS (AGIR) Iniciar no mistério (Presença de Alguém - Cristo) SABER-FAZER DO CATEQUISTA Caminho lugar do Encontro e do Amor O QUE FAREMOS (AGIR) Iniciar no mistério (Presença de Alguém - Cristo) Ensina a dialogar (rezar estar nEle - Cristo) Deus Trindade: comunidade de amor Revelada em Jesus Cristo: opção fundamental Na Igreja de Jesus (Comunidade que também precisa de conversão permanente) Para viver como Jesus viveu: no amor a Deus e ao próximo

O QUE TRABALHAMOS (CELEBRAR) SABER-FAZER DO CATEQUISTA Caminho lugar do Encontro e do Amor O QUE TRABALHAMOS (CELEBRAR) PRÉ-CATEQUESE (Aos 06 Anos) ETAPA 1 – Iniciação à EUCARISTIA (Dos 07 aos 10 Anos) ETAPA 2 – Iniciação à PERSEVERANÇA (Dos 11 aos 13 Anos) ETAPA 3 – Iniciação à CRISMA (Dos 14 aos 17 Anos) CATEQUESE COM ADULTOS (Acima de 18 Anos) CATEQUESE NA DIVERSIDADE (Todas as Idades)

SABER-FAZER CATEQUISTA A CELEBRAÇÃO Juntos na Alegria, Caminhamos com Jesus! Salmo 119 SABER-FAZER CATEQUISTA

Animação Bíblico-Catequética Catequese / Crisma AVISOS !!!

Pe. Thiago Domiciano Dias padreassessor@yahoo.com.br Coordenador Leigo Comissão Diocesana para Animação Bíblico-Catequética Padre Assessor Pe. Thiago Domiciano Dias padreassessor@yahoo.com.br Coordenador Leigo Evandro Rodrigues animacaosjc@yahoo.com.br Equipe de Coordenação de Catequese Marilda Miranda, Fernanda Marques, Pedro Luis, Evandro Rodrigues pastoralcatequeticasjc@yahoo.com.br Equipe de Coordenação da Crisma José Maria, Juscelene Aparecida, Nilma Maria pastoraldacrismasjc@hotmail.com

Animação Bíblico-Catequética Catequese / Crisma ORAÇÃO FINAL !!!

SER - SABER – SABER FAZER Jesus Cristo, ajuda-me a SER PESSOA Formação de Catequistas “Novos Tempos. Novos Caminhos. Mesma Missão!” ORAÇÃO DO CATEQUISTA SER - SABER – SABER FAZER  Jesus Cristo, ajuda-me a SER PESSOA que ama a vida, que alimenta a espiritualidade e cresce na maturidade e santidade, que sabe ler a presença de Deus nas ações humanas e vê o rosto de Deus nas realidades do mundo.

Jesus Cristo, ilumina o meu SABER Formação de Catequistas “Novos Tempos. Novos Caminhos. Mesma Missão!” Jesus Cristo, ilumina o meu SABER para amar e conhecer melhor a Palavra de Deus, para abrir a minha mente à doutrina da Igreja e às orientações catequéticas, para viver a fé pelas atitudes de vida e nas celebrações comunitárias.  

Jesus Cristo, ensina-me a SABER FAZER Formação de Catequistas “Novos Tempos. Novos Caminhos. Mesma Missão!” Jesus Cristo, ensina-me a SABER FAZER acontecer o processo catequético, que as relações se façam com afeto, convivência fraterna, amizade e festa. Que a técnica na comunicação faça ressoar a mensagem da Palavra, que responda às necessidades dos interlocutores na integração na comunidade de fé, na celebração vivada fé. Amém!

CATEQUESE / CRISMA RP5 http://animacaosjc.com.br