Engenharia de Software

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os projetos.
Advertisements

Engenharia de Software
Engenharia de Software
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
Engenharia de Software
Fundamentos de Engenharia de SW
Engenharia de Software
Prototipação de Software
Gerenciamento de Projetos
Engenharia de Software
Prototipação de Software
Rational Unified Process(RUP)
Modelos de Processos de desenvolvimento de Software
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
FACULDADE DOS GUARARAPES
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Prof. Aruanda Simões - Análise e Projeto OO Processo de Desenvolvimento n As grandes fases: –Planejamento e elaboração –Construção –Implantação Sistema.
Adélia Barros Introdução à Engenharia de Software Modelos de Processo Adélia Barros
Processos de Desenvolvimento de Software
Processo Desenvolvimento de Software Tradicional
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Modelos de Processos de Software
Processos de Software II
Introdução aos conceitos de Teste de Software
Deivison Cheloni e Bernardo Martins
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Desafios do desenvolvimento de software
Visão Geral PRO.NET.
Fundamentos de Engenharia de SW
Cap 2 – Processo de Software
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Processos de Desenvolvimento de Software – Parte 2
Engenharia de Software Professor Mário Dantas
Engenharia de Software
Oficina Mecânica TADS 2011.
Ciclo de Vida e Processos de Gerenciamento de Projetos
Rapid Application Development (RAD)
Análise e Projeto de Sistemas
Desenvolvimento Rápido de Aplicação (RAD)
Modelos de Processo de Software
Técnicas e Projeto de Sistemas
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Introdução à Engenharia de Software
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
Engenharia de Software
Processo de Desenvolvimento de Software
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
Processos de Software.
Processos de Software.
Técnicas e Projeto de Sistemas
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 5
Engenharia de Software e Rapid Application Development
Gestão de projetos de Software GTI-16
Modelos de Processos de Software
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Engenharia de Software Ciclo de Vida do Software: Espiral
Engenharia de Software
Professora: Kelly de Paula Cunha
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
Desenvolvimento de Software I
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Modelos de Processo de Software
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
CMMI Capability Maturity Model Integration
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

Engenharia de Software Ciclo de Vida de Projetos de SW Prof. E.A.Schmitz 2007

Ciclo de vida de projetos Projetos são empreendimentos únicos e portanto envolvem um grau de incerteza. Organizações dividem projetos em fases de forma a garantir um melhor controle e encadeamento com as operações correntes da empresa. O conjunto das fases de um projeto é conhecido como ciclo de vida do projeto.

Ciclo de vida de projetos Cada fase do projeto é marcada pela conclusão de um ou mais produtos. Produto de trabalho: deve ser tangível e verificável. Exemplo: um estudo de viabilidade, um projeto detalhado ou um protótipo executável.

Seqüência das fases de projetos A seqüência de fases normalmente envolve alguma forma de transferência de informação: p.ex. de requisitos para projeto ou de projeto para construção. Produtos das fases precedentes são usualmente aprovados antes do início da fase seguinte. “Fast tracking”: fases correndo em paralelo com um risco tolerável.

Modelos de Ciclo de vida Modelos de ciclos de vida de projetos definem: quem deve estar envolvido em cada fase; que parte do trabalho técnico que deve ser feita em cada fase.

Modelos básicos de ciclo de vida de SW Sequencial linear Prototipação Incremental Espiral

Modelo Seqüencial Linear Engenharia de Sistemas Análise Projeto Codificação Testes

Modelo em Cascata Viabilidade Requisitos Projeto Cod. Módulos Integração Entrega Manutenção

Modelo em Cascata Processo linear: Consiste de 7 fases saída de uma fase é a entrada para a seguinte Consiste de 7 fases 1. Estudo de viabilidade 2. Definição de requisitos 3. Projeto 4. Codificação e teste dos módulos 5. Integração e teste do sistema 6. Entrega e aceitação 7. Manutenção

Modelo em Cascata Problemas Apesar disto: dificuldade de estimar com pouca informação especificação de requisitos é um documento escrito usuário não sabe os requisitos exatos processo não força antecipação das mudanças processo baseado na produção de documentos (burocrático) Apesar disto: ainda é o modelo mais usado pela simplicidade contratual.

Sequencial com Fast Tracking Variante do modelo sequencial linear Fase inicia antes que a(s) precursora(s) tenha(m) terminado Aumenta risco de retrabalho Requisitos Projeto Cod. Módulos

Prototipação Processo cíclico para especificar: requisitos definidos pelo usuário necessidades de hardware e software Construção rápida dos primeiros modelos não integrados ao produto final Após o término é feita a definição do sistema com focando os demais requisitos de qualidade

Prototipação Ouvir o Desenho e Cliente Construção Avaliação do Cliente Prototipação é uma boa opção para a definição de requisitos

Prototipação Pontos positivos Pontos negativos grande interação com o usuário qualidade da definição da interface Pontos negativos expectativa do usuário compromissos com a tecnologia

Modelo Incremental Requisitos Projeto Projeto Cod. Mód. Cod. Mód. Integraçào Integraçào Aceite Aceite

Modelo Incremental (Rapid Application Development- RAD) Modelagem do Negócio dos Dados de Processos Geração do Aplicativo Testes 60-90 dias Modelagem do Negócio dos Dados de Processos Geração do Aplicativo Testes 60-90 dias

Modelo RAD 1-Modelagem do negócio: definição das atividades a serem executadas e seus requisitos de informação 2-Modelagem dos dados – Definição dos objetos de dados que suportam o negócio 3-Modelagem do tratamento da informação – Descrição dos processos de manipulação dos objetos de dados 4-Geração da aplicação – usando técnicas de geração de código e bibliotecas de componentes 5-Testes – Tempo de testes reduzido devido ao uso de componentes

Modelo RAD Pontos positivos Pontos negativos uso de componentes redução do tempo Pontos negativos tamanho da equipe necessidade de comprometimento não adequada a projetos de risco

O Modelo Espiral Reune a natureza interativa da prototipação com os aspectos sistemáticos e de controle do modelo sequencial Grupos de atividades: Comunicação com o cliente; Planejamento; Análise de risco; Engenharia; Construção e distribuição; Avaliação do cliente.

Modelo em Espiral (cont.) 4-Avaliar 1-Objetivos ? 2-Avaliar Alternativas Riscos 3-Construir

O Modelo Espiral Cada volta ao longo da espiral gera: um protótipo versão mais sofisticada; Permite ao desenvolvedor: utilizar a prototipação em qualquer estágio de evolução do produto manter a sistemática sugerida pelo ciclo de vida clássico.

O Modelo Espiral “WinWin” Realça os aspectos de comunicação com o cliente. O levantamento de requisitos junto ao cliente é um processo de negociação que deve beneficiar a ambos os lados (cliente e desenvolvedor): O cliente ganha: produto que atende a maior parte de suas necessidades; O desenvolvedor ganha: custos e prazos mais realistas.

O Modelo Espiral “WinWin” No início de cada passo ao longo da espiral, realiza-se um conjunto de atividades de negociação: Identificação do patrocinador do sistema; Definição das condições do patrocinador; Negociação das condições do patrocinador, considerando aspectos do desenvolvedor e visando o win-win.