Tem direcção vertical, sentido de baixo para cima.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ao Trabalho Cientista!PV-0681
Advertisements

Universidade Federal Rural
Água e Ciência Prof. Eloisa.
MECÂNICA DO FLUIDOS Fluidos Jacson.
DENSIDADE OU MASSA VOLÚMICA
MECÂNICA DOS FLUIDOS Os líquido e os gases são fluidos
Flutuação Líquidos de Enquadramento curricular
PROPRIEDADES DO AR.
DENSIDADE Consideremos um corpo de massa m e volume V. A densidade (d) do corpo é definida por: d = m   V No Sistema Internacional a unidade de densidade.
O que você deve saber sobre
HIDROSTÁTICA.
Aula 9° ANO Professor : Diego
Física Geral e Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
Medidas de Níveis Direta e Indireta
COLÉGIO SANTA INÊS FÍSICA PROFESSORA ROSIMÉRI TURMA 2°A ESTUDO DA HIDROSTÁTICA LIVRES PARA PENSAR MATERIAL ADAPTADO DE :
Empuxo, Flutuador, Estabilidades
HIDROSTÁTICA Mecânica dos fluidos.
Física Hidrostática.
Hidrostática Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
Conceitos Gerais e Aplicações
Impulsão, Lei de Arquimedes
HIDROSTÁTICA Mecânica dos Fluidos.
1ª Lei de Newton – Lei da Inércia
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
1. A região conhecida como “O Triângulo das Bermudas” detém um grande número de desaparecimentos de navios e aeronaves, sem causa conhecida. Baseados na.
Hidrostática – Mecânica dos fluidos
Hidrostática Um sólido tem forma e volume definidos;
Impulsão e Lei de Arquimedes
HIDROSTÁTICA A hidrostática, estudo do equilíbrio dos fluídos, é inaugurada por Arquimedes. Diz a lenda que Hierão, rei de Siracusa, desafia Arquimedes.
HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA
Prof.° MSc Sidnei R. Ferreira
Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo
Teoremas de Pascal e de Arquimedes
Princípio de Arquimedes - Empuxo
Fenômenos de Transporte
MECÂNICA DOS FLUIDOS Fluido= substância que flui (gás ou líquido)
Arquimedes de Siracusa
HIDROSTÁTICA.
Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo
REVISÃO PROVA MENSAL 3° BIMESTRE – 6°S ANOS
REVISÃO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS
REVISÃO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS 6º Ano AB
HIDROSTÁTICA Prof. Marco Aurélio.
HIDROSTÁTICA HIDROSTÁTICA hIDROSTÁTICA.
teorema de Arquimedes (Empuxo)
REVISÃO PROVA MENSAL 3° BIMESTRE – 6°S ANOS
Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo
Energia, fenómenos térmicos e radiação
Prof. Christian de Pinho Ramos. Pressão Força (N) Área de contato (m ) 2 = Unidade (Pressão) = N/m = Pa 2.
MECÂNICA DOS FLUIDOS Os líquido e os gases são fluidos
PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
Elasticidade.
Fenômenos de Transporte I Aula 08
Lei de stevin e princípio de pascal
O princípio de Pascal “O acréscimo de pressão produzido num ponto do fluido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido.”
HIDROSTÁTICA Densidade do corpo Massa específica ou densidade absoluta
4.2 Lei de Arquimedes. 4.2 Lei de Arquimedes Arquimedes, no século III a. C., estabeleceu um princípio importante da hidrostática, conhecido como.
4.1 Impulsão. 4.1 Impulsão A água que corre no interior de uma canalização… … ou o ar contido num balão… … são exemplos de fluidos.
4.3 Flutuação. 4.3 Flutuação Quando se coloca um objeto no meio de um fluido, pode ocorrer uma de três situações: Situação 1 Flutuação no interior.
Curso Fenômenos de Transporte
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Aula 19 Mecânica de Fluidos I
Física I Aula 20 Mecânica de Fluidos II 2009/2010.
HIDRELÉTRICA DE ITAIPU
Adaptada por Maria Jesus Sousa (Juca)
Experiência 07 Fluidos em Equilíbrio Simone Fraiha.
Introdução ao Fenômeno de Transporte de Fluidos
1.6 Forças, Fluídos e Rotações
Transcrição da apresentação:

Tem direcção vertical, sentido de baixo para cima. Introduzindo uma garrafa de água vazia num recipiente com água, o que sentes? Qualquer corpo mergulhado num líquido está sujeito à pressão que esse líquido exerce nas paredes do corpo. O efeito da pressão exercida pelo líquido no fundo do corpo é a FORÇA de IMPULSÃO ou simplesmente IMPULSÃO. Tem direcção vertical, sentido de baixo para cima.

Impulsão = Peso real – Peso aparente Como podemos determinar a intensidade da impulsão? A intensidade da impulsão é igual à diferença entre o valor do peso do corpo no ar – peso real – e o valor do peso do corpo dentro de água – peso aparente. A intensidade da impulsão é igual ao peso do volume de água deslocada. Impulsão = Peso real – Peso aparente I = Preal – Paparente

Quem se apercebeu, pela primeira vez deste fenómeno físico foi Arquimedes há mais de 2000 anos... Segundo a lenda, Hierão, rei de Siracusa, pediu a Arquimedes que verificasse se a coroa de ouro que encomendara a um ourives era totalmente de ouro ou se também continha prata, sem, porém, a danificar. Arquimedes

Arquimedes, ao sentir a diminuição do seu peso quando estava imerso na água da banheira, induziu o processo de investigar a composição da coroa. Entusiasmado, não se conteve e veio para a rua nu, gritar “Eureka! Eureka!” palavra grega que significa “Descobri”.

Lei de Arquimedes “Todo o corpo mergulhado num fluido está sujeito a uma força vertical, dirigida de baixo para cima, cuja intensidade é igual ao peso do volume do fluido deslocado.”

Qualquer corpo colocado no interior de um fluido fica então submetido à acção de duas forças verticais. Fg - Força gravítica local I - Impulsão do fluido Se colocarmos um corpo no interior da água e o seu peso for superior ao da impulsão, o que acontece? O corpo vai para o fundo do recipiente que contém o fluido.

Se colocarmos um corpo no interior da água e o seu peso for inferior ao da impulsão, o que acontece? O corpo vai subir até que as duas forças se igualem, acabando por flutuar. Se colocarmos um corpo no interior da água e o seu peso for igual ao da impulsão, o que acontece? O corpo fica em suspensão no interior da água.

Flutuação A flutuação dos corpos acontece quando o valor da impulsão for igual ao valor da força gravítica que actua sobre o corpo flutuante.

Como terá conseguido Arquimedes provar se a coroa era ou não de ouro? Desafio… Como terá conseguido Arquimedes provar se a coroa era ou não de ouro?

De que factores depende a Impulsão? Se colocarmos um ovo dentro de um copo com água e depois dentro de um copo com água salgada, o que acontece? O ovo flutua na água salgada porque a impulsão é maior. Densidade do líquido

Como se explica então a subida de um balão no ar? Apesar de o conjunto (balão, cesto, tripulação, queimadores de gás) ter uma massa de cerca de 3000 kg, estes erguem-se no ar… Porquê ? Inicialmente, o ar no interior dos balões é aquecido e expande-se. Ao expandir, muito do ar é expulso do balão através da abertura inferior, ficando o balão mais leve. O balão sobe até uma determinada altura até que a impulsão iguala o seu peso.

A plasticina com maior volume imerso Se colocarmos em água, uma bola de plasticina e outro pedaço de plasticina com a mesma massa, mas moldada em forma de barco, o que acontece? Plasticina moldada em forma de barco Bola de plasticina A plasticina com maior volume imerso sofre maior impulsão. Volume imerso

Porque será então que os navios flutuam na água? A parte imersa do navio desloca um certo volume de água. O peso desse volume de água deslocada é o valor da impulsão. O valor da impulsão é igual à força gravítica local que actua sobre o barco. O volume da parte imersa dos navios é muito grande, para que seja também muito grande o volume de água deslocada e, consequentemente, a impulsão.

Não depende da massa

E como se faz para submergir e fazer vir à superfície um submarino? Desafio… E como se faz para submergir e fazer vir à superfície um submarino? Para submergir: abrem-se as válvulas, permitindo a entrada da água do mar para os tanques. P  I afunda Para vir à superfície: os tanques são esvaziados através de ar comprimido. P < I sobe

FIM