Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

AS ORIGENS DA GEOGRAFIA POLÍTICA
DA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ÀS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS (OU ESPACIAIS)
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
LIBERALISMO.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Mobilidade Espacial da População
Fundamentação Teórica
A HISTÓRIA DA GEOPOLÍTICA
Geografia bíblica Introdução.
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
Geografia Política e Geopolítica
O I L U M N S Professora: Marta.
PROFESSORA-ROSANA QUEIRÓZ REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS
GEOGRAFIA TRADICIONAL OU CLÁSSICA
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Geografia Politica.
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Professor Cláudio Custódio
ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
O I L U M N S Professor: Odair.
Importante: A proposta desse “modelo” constitui apenas uma referência para a apresentação do Trabalho de Conclusão, podendo ser adaptada de comum acordo.
Orientação Importante:
Etnografia e Etnologia
A Lua e suas principais características
O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA: a necessidade de compreensão do mundo.
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
Comunicação & Expressão
O PAPEL DO MÉDICO NAS EQUIPES DE SAÚDE
MESOPOTÂMIA.
O Estado Qual é a sua função.
A sociologia de Florestan Fernandes
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Introdução à Questão Social
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Revisão para a prova – 9º ano Grupo 8 – A sociedade de consumo Grupo 9 – Maiorias e minorias Grupo 10 – Pobreza Grupo 11 – Violência ATENÇÃO: Essa revisão.
Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul Eduarda Damascena nº3 1º ano
INTRODUÇÃO À GEOPOLÍTICA
A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Surge da necessidade do homem de conhecer o lugar onde vivemos, interagindo socialmente e sofrendo as influências da natureza.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Cartografia 3º Ano D.
Definições de Geopolítica “A Geopolítica é fruto dessa aproximação entre geógrafos e generais, desse encontro histórico entre a Geografia e o Estado” (Demétrio.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Ciência Política & Teoria do Estado Prof. Marlon Corrêa.
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
REPRESENTAÇÃO: OS MAPAS
Unidade 1- O Espaço Geográfico
TÓPICOS ESPECIAIS DE GEOGRAFIA POLÌTICA
ESQUEMAS E MAPAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
As bases da ciência moderna
Aula 01 - A ciência geográfica
Direito Constitucional Câmara dos Deputados – CEFOR/DRH
GEOGRAFIA.
Aluna: Maria Clara Castanheira Professora: Paula 29/06/2015
Ciência Política & Teoria do Estado Prof. Marlon Corrêa.
A GEOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
Concepções em Educação Matemática
ESCOLA ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES FURNAS/JARAGUARI 14/09/15 PROFESSOR: RONAN DIRETOR: MARCOS COORDENADORA: LEILA ALUNOS: ARIOVALDO,PAULO CESAR,DANIEL.
Atividades econômicas
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Quadro1 – Terminologias utilizadas na classificação dos mapas em cartografia sistemática e temática AutorCartografia sistemáticaCartografia temática Raisz.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
Revolução Francesa  Criação de conservatórios;  Aproveitamento político da arte;  “A música deve ser suficientemente simples, para que possa ser por.
MAPA MUNDI. A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA NO TERMO MAIS REMOTO A GEOGRAFIA “NASCEU” ENTRE OS GREGOS JUNTO COM A FILOSOFIA E A HISTÓRIA. NO TERMO MAIS REMOTO.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – 2008.
Transcrição da apresentação:

Universidade Luterana do Brasil Curso de Geografia Disciplina de Geografia Política Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões Prof. Dr. Dakir Larara M. da Silva dakir@terra.com.br; dakirlarara.wordpress.com

Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões A expressão GEOGRAFIA POLÍTICA existe há séculos. Há inúmeros livros dos séculos XVII, XVIII e XIX com esse título. Mas considera-se que GEOGRAFIA POLÍTICA MODERNA, pelo menos tal como a entendemos hoje -- isto é, como um estudo geográfico da política, ou como o estudo das relações entre espaço e poder -- nasceu com a obra Politische Geographie [Geografia Política], de Friedrich RATZEL, publicada em 1897.

Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões Ratzel, na verdade, não criou o rótulo "geografia política"; ela apenas redefiniu o seu conteúdo, apontando para o que seria um verdadeiro estudo geográfico da política, uma concepção de política que muito deve à leitura de Maquiavel. Antes dele era comum encontrar em obras com esse título a descrição dos rios ou montanhas de tal ou qual Estado - ou seja, qualquer fenômeno ligado ao Estado (o ser político por excelência) era tido como assunto de geografia política.

Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões Ratzel mostrou que o estudo da geografia política só vai se preocupar com o meio ambiente - as características "naturais" do território, por exemplo (localização, formato, proximidade do mar, etc.) - desde que isso tenha relações com a vida política. Ele procurou estabelecer uma série de temas pertinentes à geografia política, que continuam a ser atuais (embora outros tenham surgido posteriormente): o que é o Estado e quais as suas relações com o território, soberania e território, o que é política territorial (uma expressão criada por ele), a questão das fronteiras, o que significa uma grande potência mundial, etc.

Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões Com Ratzel inicia-se um estudo sistemático da dimensão geográfica da política, no qual a espacialidade ou a territorialidade do Estado era o principal objeto de preocupações. E com Ratzel a própria expressão “geografia política”, que era comumente empregada nos estudos enciclopédicos dos séculos XVII, XVIII e mesmo XIX (informações sobre tal ou qual Estado referentes a sua população, contornos territoriais, rios, montanhas, climas, cidades principais, etc.), ganha um novo significado. Ela passa a ser entendida como o estudo geográfico ou espacial da política e não mais como um estudo genérico (em "todas" as suas características) dos Estados ou países.

Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões A palavra Geopolítica, por sua vez, foi criada no início do século XX, mais precisamente em 1905, num artigo denominado “As grandes potências”, escrito pelo jurista sueco Rudolf KJELLÉN. Mas atenção: a palavra geopolítica é que foi criada por Kjellén, pois não há dúvida que essa temática é bem mais antiga, ou seja, as grandes preocupações geopolíticas não surgiram no início do século XX. => Preocupações sobre o que é e quem é uma potência mundial, como se dá a disputa mundial pelo poder entre os Estados, que estratégias seriam adequadas para tal ou qual Estado tornar-se a potência regional nesta ou naquela parte do globo, etc.<= já existia anteriormente, a partir de análises arespeito do poderio de cada Estado, das grandes potências mundiais ou regionais, com a importância ou o uso do espaço geográfico na guerra ou no exercício do poder estatal.

Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões Normalmente se afirma -- em quase todas as obras sobre “história da geopolítica” -- que os geopolíticos clássicos, ou os “grandes nomes da geopolítica”, foram H.J. MacKinder, A.T. Mahan, R. Kjellén e K. Haushofer. Desses quatro nomes, dois deles (o geógrafo inglês Mackinder e o almirante norte-americano Mahan) tiveram as suas principais obras publicadas antes da criação dessa palavra geopolítica por Kjellén e, dessa forma, nunca fizeram uso dela. O outro autor, o general alemão Karl Haushofer, foi na realidade quem popularizou a geopolítica, devido às circunstâncias (ligações, embora problemáticas, com o nazismo e possível contribuição indireta para a obra Mein Kampf, de Hitler), tornando-a tristemente famosa nos anos 1930 e 40, em especial através da sua Revista de Geopolítica [Zeitschrift für Geopolitik], editada em Munique de 1924 a 44.

Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões Normalmente se afirma -- em quase todas as obras sobre “história da geopolítica” -- que os geopolíticos clássicos, ou os “grandes nomes da geopolítica”, foram H.J. MacKinder, A.T. Mahan, R. Kjellén e K. Haushofer. Desses quatro nomes, dois deles (o geógrafo inglês Mackinder e o almirante norte-americano Mahan) tiveram as suas principais obras publicadas antes da criação dessa palavra geopolítica por Kjellén e, dessa forma, nunca fizeram uso dela. O outro autor, o general alemão Karl Haushofer, foi na realidade quem popularizou a geopolítica, devido às circunstâncias (ligações, embora problemáticas, com o nazismo e possível contribuição indireta para a obra Mein Kampf, de Hitler), tornando-a tristemente famosa nos anos 1930 e 40, em especial através da sua Revista de Geopolítica [Zeitschrift für Geopolitik], editada em Munique de 1924 a 44.

Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões Enfim, a palavra Geopolítica não é uma simples contração de Geografia Política, como pensam alguns, mas sim algo que diz respeito às disputas de poder no espaço mundial e que, como a noção de PODER já o diz (poder implica em dominação, via Estado ou não, em relações de assimetria enfim, que podem ser culturais, econômicas, repressivas e/ou militares, etc.), não é exclusivo da geografia. (Embora também seja algo por ela estudado). A Geografia Política, dessa forma, também se ocupa da Geopolítica, embora seja uma ciência (ou melhor, uma modalidade da ciência geográfica) que estuda vários outros temas ou problemas. Exemplificando, podemos lembrar que a geografia também leva em conta a questão ambiental, embora esta não seja uma temática exclusivamente geográfica (outras ciências -- tais como a biologia, a geologia, a antropologia, a história, etc. -- também abordam essa questão).

Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões Enfim, a palavra Geopolítica não é uma simples contração de Geografia Política, como pensam alguns, mas sim algo que diz respeito às disputas de poder no espaço mundial e que, como a noção de PODER já o diz (poder implica em dominação, via Estado ou não, em relações de assimetria enfim, que podem ser culturais, econômicas, repressivas e/ou militares, etc.), não é exclusivo da geografia. (Embora também seja algo por ela estudado). A Geografia Política, dessa forma, também se ocupa da Geopolítica, embora seja uma ciência (ou melhor, uma modalidade da ciência geográfica) que estuda vários outros temas ou problemas. Exemplificando, podemos lembrar que a geografia também leva em conta a questão ambiental, embora esta não seja uma temática exclusivamente geográfica (outras ciências -- tais como a biologia, a geologia, a antropologia, a história, etc. -- também abordam essa questão).

=>1<= Em síntese: “A Geopolítica seria dinâmica (como um filme) e a Geografia Política estática (como uma fotografia)”. Esta foi a interpretação de inúmeros geopolíticos anteriores à Segunda Guerra Mundial, dentre os quais, podemos mencionar Kjellén, Haushofer e vários outros colaboradores da Revista de Geopolítica, além do general Golbery do Couto e Silva e inúmeros outros militares no Brasil. Segundo eles, a Geopolítica seria uma “nova ciência” (ou técnica, ou arte) que se ocuparia da política ao nível geográfico, mas com uma abordagem diferente da geografia: ela seria “mais dinâmica” e voltada principalmente para a ação.

=>2<= =>3<= Em síntese: “A geopolítica seria ideológica (um instrumento do nazi-fascismo ou dos Estados totalitários) e a geografia política seria uma ciência”. =>3<= “A Geopolítica seria a verdadeira (ou fundamental) geografia”. Esta foi a interpretação que Yves Lacoste inaugurou com o seu famoso livro- panfleto A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra, de 1976, e que serviu como ideário para a revista Hérodote - revue de géographie et de géopolitique. Nessa visão, a geografia de verdade (a "essencial" ou fundamental) não teria surgido no século XIX com Humboldt e Ritter, mas sim na antiguidade, junto com o advento dos primeiro mapas. Esta foi a interpretação de alguns poucos geógrafos nos anos 1930 e 40 (por exemplo: A. Hettner e Leo Waibel) e da quase totalidade deles (e também de inúmeros outros cientistas sociais) no pós-guerra. Um nome bastante representativo desta visão foi Pierre George, talvez o geógrafo francês mais conhecido dos anos 50 aos 70, que afirmava que a geopolítica seria uma “pseudo-ciência”, uma caricatura da geografia política. Esta visão foi praticamente uma reação àquela anterior, que predominou anteriormente, no período pré-Segunda Guerra Mundial. Como toda forte reação, ela caminhou para o lado extremo do pêndulo, desclassificando completamente a geopolítica (da qual "nada se aproveita", nos dizeres de inúmeros autores dos anos 50 e 60) e até mesmo se recusando a explicá-la de forma mais rigorosa. .

=>4<= Em síntese: “A geopolítica (hoje) seria uma área ou campo de estudos interdisciplinar”. Esta interpretação começa a predominar a partir do final dos anos 1980, sendo quase um consenso nos dias atuais. Não se trata tanto do que foi a Geopolítica e sim do que ela representa atualmente. E mesmo se analisarmos quem fez Geopolítica, os “grandes nomes” que teriam contribuído para desenvolver esse saber, vamos concluir que eles nunca provieram de uma única área do conhecimento: houve juristas (por exemplo, Kjellén), geógrafos (Mackinder), militares (Mahan, Haushofer) e vários outros oriundos da história, da ciência política, da economia, etc.