DIVERSIDADE DOS GRANDES BIOMAS DA TERRA: TUNDRA, TAIGA, FLORESTA TEMPERADA, GELEIRAS, DESERTOS E SAVANAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Grandes Biomas Terrestres
Advertisements

Espaços climáticos e influências na hidrografia na vida das pessoas
Climas do Continente Americano
Os seres vivos no planeta
VEGETAÇÃO.
Turismo & Meio Ambiente
Zona Climática.
O Planeta Terras.
Vegetação Geografia.
FITOGEOGRAFIA.
PAISAGENS CLIMATOBOTÂNICAS
Débora de Oliveira e Julio Cesar Somenzi
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS DOS PRINCIPAIS BIOMAS
Os ambientes continentais
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
PAISAGENS NATURAIS DO PLANETA
CLIMA E AS FORMAÇÕES VEGETAIS
Ásia: diversidade física e impactos ambientais
ECOSSISTEMA TERRESTRE
Factores Climáticos Adaptações às Condições do Meio
Formações Herbáceas Alunas: Carolina Sofia da Silva Larissa Barbieri da Silva Letícia Felile Sabrina Richartz 1M1.
Europa Clima e Vegetação
Tema 4 Clima e Vegetação do Continente americano Livro páginas 74 a 79.
CAPÍTULO II – CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS
Ecossistemas Luciano Garcia.
Domínios Naturais I e II
Intervenções Ambientais – Prof. Adriano
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
4º Ano Professora Alessandra Stock
Os Biomas O que são os biomas?
Biomas ..
Os principais climas e formações vegetais
Biosfera.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
Professor Luiz Felipe Geografia
Revisão para prova de Geografia
EPINOCICLO TERRA.
Professora Carol/Geografia
ÁFRICA A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da.
Ecossistemas Terrestres
Climas e Formações Vegetais no Mundo
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
Originalmente as Matas de Araucárias se estendiam entre os Estados do Rio Grande do Sul e Paraná, com incidências em áreas esparsas de São Paulo e Minas.
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS NO MUNDO
ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Domínios Naturais I e II - Estrutura Geológica; - Relevo; - Clima; - Vegetação - Elementos Naturais. Obs.: Possuem características próprias mas nunca estão.
O domínio da prairie: Compreende a região das planícies centrais. - Se transformou num imenso espaço de cultivo de cereais onde os campos plantados substituíram.
O continente Europeu: Físico
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
Tipos de Vegetação e ocorrência na América.
Ásia – Climas Profº Valdinei.
Regiões ou zonas climáticas do planeta
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 09.
As grandes paisagens vegetais da Terra
Vegetações Porto Alegre 2015.
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS
Grandes formações vegetais.
CONTINENTE ASIÁTICO..
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
Espaços climáticos e influências na hidrografia na vida das pessoas
Ecossistemas Mundiais e Brasileiros
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
TIPOS CLIMÁTICOS DO MUNDO
Colégio Podium apresenta. GRANDES BIOMAS TERRESTRES.
GEOGRAFIA CERRADO Grupo: Gabriel Antonio Pellegrini Dias, Milena Pieri Nathalia Zanoni, Veridiana Maraschin, Arnold Hostins, Amanda Thiel TURMA: AA11 Prof°:
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Bioma: “Uma comunidade de plantas e animais , com formas de vida e condições ambientais semelhantes.” (Clements, 1916)
Os principais climas.
Clima no Brasil Professor Jeferson.
Transcrição da apresentação:

DIVERSIDADE DOS GRANDES BIOMAS DA TERRA: TUNDRA, TAIGA, FLORESTA TEMPERADA, GELEIRAS, DESERTOS E SAVANAS

OS PARALELOS DO GLOBO TERRESTRE HIBERNAÇÃO Para alguns especialistas, hibernar significa entrar em um estado de sono profundo e com a diminuição da temperatura corporal. Os animais que hibernam, utilizam as reservas de gordura que acumularam no corpo para manterem suas atividades vitais em funcionamento. OS PARALELOS DO GLOBO TERRESTRE Os paralelos são os círculos imaginários que circundam a Terra, no qual se destacam cinco: equador, trópico de Capricórnio, trópico de Câncer, círculo polar Antártico e círculo polar Ártico. Essas observações serão úteis para compreender a distribuição dos diversos biomas pelo globo.

-TUNDRA Bioma típico de regiões muito frias, com temperaturas abaixo de zero o ano todo e pouca ocorrência de chuva, onde predominam plantas rasteiras, resistentes à neve que cai o ano todo (daí a importância com o aquecimento global). Encontramos esse bioma no hemisfério norte, próximo ao Círculo Polar Ártico.

-TAIGA O clima desse bioma não é tão rigoroso quanto às regiões de tundra por se localizarem um pouco mais distantes da região polar. Os invernos são tão frios quanto na tundra, mas os verões são um pouco mais longos e quentes e as chuvas um pouco mais intensas. Encontramos esse bioma no hemisfério norte, e no hemisfério sul, na América do Sul (Cordilheiras dos Andes, devido a sua altitude, que pode chegar a 4.000 metros).

-GELEIRAS No verão, a temperatura desse bioma varia entre -5ºC e 4ºC e, no inverno, fica em torno dos -30ºC. A flora é escassa, mas sua fauna é rica em peixes, aves e mamíferos. Levando em conta sua fisionomia e a disponibilidade de água em estado líquido, as geleiras apresentam algumas características semelhantes aos desertos: não há vegetação e água (por estarem congeladas).

-FLORESTA TEMPERADA Sua principal característica é a presença de árvores que perdem as folhas no outono, motivo pelo qual são chamadas de caducifólias (do latim caducus, que cai). Apresentam árvores de folhas verdes na primavera e no verão e quando chega o outono, as folhas mudam de coloração para tons amarelos, vermelhos e marrons e caem ao término dessa estação. A temperatura média do mês mais quente não ultrapassa 20ºC, e a do mês mais frio poucas vezes atingem valores abaixo de zero. O crescimento de suas árvores é restrito à primavera e ao verão. No inverno e outono, elas param de crescer. Com isso formam anéis de crescimento em seu tronco, que indica, em média, a idade da árvore.

Esse bioma predomina no hemisfério norte, mas também aparecem em uma pequena região da Austrália. Praticamente não há mais floresta temperada que não tenha sido destruída ou modificada devido a ocupação humana nos últimos milênios (motivo pelo qual os portugueses se encantaram quando descobriram o Brasil).

-DESERTO Região com pouquíssima precipitação (pouca chuva), solo composto de areia e pequenos arbustos e gramíneas (quando há) onde a água existente possa se acumular. A temperatura pode atingir até 55ºC. Os mais conhecidos são o Deserto do Saara (na África) e o de Gobi (na Ásia).

-SAVANA Podemos comparar as savanas com o cerrado brasileiro. Apresenta solo fértil e fauna abundante. As copas das árvores não formam uma cobertura contínua e sua planície é vasta e aberta com capim baixo e em abundância. A savana mais conhecida é a do Serenqueti (na África).