Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários MÓDULO - I AULA 3 – Segurança do Equipamento e dos dados INTRODUÇÃO AO EQUIPAMENTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Componentes de Um Computador
Advertisements

Energia Eólica - Andreia Ribeiro nº4 8ºC - Diana Cardoso nº7 8ºC
Prática de Acionamentos Eletrônicos – PAE_04
Solcar Jorge Novo EPAMG- Escola Profissional e Artística da Marinha Grande Marinha Grande - Leiria º ano do curso Profissional de Electrónica de.
ILUMINÂNCIA DE EMERGÊNCIA
Esquemas de ligação à terra
BANCO DE DADOS Transparências baseadas no capítulo 1 do livro de KORTH e SILBERCHATZ e 1 e 2 do livro de ELMASRI e NAVATHE. Juliana Amaral e Rodrigo Baroni.
Circuitos electrónicos e aplicações da electrónica
1. 2 Tecnologias de Informação e Risco O que esperamos das tecnologias de informação? Como atingir os objectivos das tecnologias de informação? Segurança.
Grupo a Adriano Andrade João Lopes Pedro Abrantes Sudoku, Um Assistente de Jogo.
PLANEJAR PARA EXECUTAR
As Tecnologias da Minha Escola.
Colunas Montantes.
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica
UPS Ana, Vanessa & Mafalda.
INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE FORÇA MOTRIZ
Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários
Segurança no Trabalho TGEI-IMEI Filipe Amaral 10ºH Nº14 Módulo 1.
Montagem de um PC Entrar.
A Enfermagem na Era da Informática
QUICK-TRIPTM System A Operação manual Zona Seletiva sistema de segurança para unidades de circuito AC-PROTM viagem disjuntor do circuito nos disjuntores.
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
Discos SCSI Fonte de alimentação Controlador SCSI Disco SAS
EXERCÍCIO GOLFINHO a 22 de JUNHO 2012.
Aula 3 – Usando o multímetro digital
Políticas de Backup FATEC – Americana
INSTALAÇÕES COLECTIVAS E ENTRADAS
Escola Prática de Formação e Tecnologia
Tarefa 1 - análise SWOT da situação real
Manual de Instalação do Windows 8
Dimensões biológicas e sociais dos processos mentais
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
Termo da Microsoft para designar um conjunto de serviços de directórios do Windows Server. Conceito utilizado a partir da versão do Windows Server 2000.
Sistema Operativo (S.O) em ambiente gráfico
Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS
Modelo OSI Trabalho realizado por: Disciplina: Redes de Comunicação
Dispositivos de Entrada/Saída
Aula – dia 16/07/2014 Assessoria e Suporte Treinamentos Outsourcing de TI.
Fundamentos de Informatica
Gerir informação.
Instalação e Manutenção de Computadores
Fonte de Alimentação Curso Técnico em Informática
Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Moleiros Professora Elsa Garcia e Professor Carlos Paulino Gabriela Calhoa / Ana Filipa.
Importação e Exportação Bachup’s e cópia de segurança.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários
SINALIZAÇÃO PARA CIRCUITOS ELÉTRICOS DISTINTOS COM OU SEM ALTERAÇÃO DE TENSÃO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO Nicola Franceli, Fábio de Assis Martins, Brasílio.
Manuseio de itens de Ensaio e Calibração NBR ISO/IEC 17025:
Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana. Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana.
Regulamento de Acesso às Redes e às Interligações Gestão de Energia em S.E.E.
Iluminação NBR Iluminação
12/04/2017 Aula 15 – Backup Profª. : Élida Tavares.
Montagem e Manutenção de Computador I
Escola Tecnológica e Profissional do Sicó
OPERADOR/A DE INFORMÁTICA Aula 1, 2, 3 e 4 Prof. Sónia Bernardino.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 06 Prof. Gabriel Silva.
Claudio Galdino Claudio Júnior Gilvanderson Bruno João Paulo Matos
Multímetros X Segurança Estamos utilizando os dispositivos adequados?
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
A Utilização Racional de Energia (URE) consiste num conjunto de acções e medidas, que têm como objectivo a melhor utilização da energia. A URE é cada.
Arquitetura de Computadores
Aplicativos Software - Backup.
MEMÓRIA (INFORMÁTICA)
Montagem Fonte de Alimentação. Transforma a corrente e distribui; Depois da corrente transformada, a fonte filtra, estabiliza e gera tensões próprias.
BACKUP.
PROTECÇÃO COLECTIVA E PROTECÇÃO INDIVIDUAL PREVENÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS.
Tenha paciência, estude com atenção as opções e solicite auxílio de um corretor para que todos os passos que apresentaremos a seguir sejam realizados para.
Condicionamento de Energia
Transcrição da apresentação:

Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários MÓDULO - I AULA 3 – Segurança do Equipamento e dos dados INTRODUÇÃO AO EQUIPAMENTO INFORMÁTICO

Objectivos da Aula 3 Dar a conhecer as condições mínimas adequadas para a instalação do equipamento informático. Dar a conhecer os dispositivos de protecção de dados e do equipamento em geral

Segurança Eléctrica Segurança Eléctrica consiste em aplicar os procedimentos e dispositivos responsáveis pela protecção do equipamento informático contra oscilações da corrente eléctrica. Opções para instalação do Equipamento Informático

Segurança Eléctrica (cont) 1.A primeira possibilidade pode danificar o equipamento informático devido a oscilação da corrente ou da tensão fornecida pela companhia responsável, por não possuir nenhum dispositivo de protecção contra esta ligação. 2.A segunda opção possibilita gravar documentos e qualquer trabalho que esteja a fazer no computador, em caso de corte de energia, mas não protege das oscilações de energia. 3.A terceira possibilidade é a mais aconselhável pois o estabilizador de corrente elimina os picos de corrente existentes, atribuindo nesses locais as respectivas correntes máximas.

Segurança Eléctrica (cont) UPS ( Uninterruptible Power Supply, fonte de alimentação ininterrupta ) A fonte de alimentação ininterrupta, também conhecida por UPS, é um equipamento responsável pela alimentação do equipamento informático quando haver uma interrupção no fornecimento da energia vinda da provedor de energia eléctrica. É importante abandonar-se a ideia de que todas as UPS protegem o sistema das oscilações de energia eléctrica pois isto não constitui a verdade. Para proteger as oscilações usam-se Estabilizadores de tensão/corrente ou UPS com este dispositivo integrado.

Segurança de Dados A informação existente no computador é susceptível de perder-se por vários factores, daí ser importante fazerem-se cópias de segurança para salvaguardar esta informação. Podem ser usados vários dispositivos, tais como: disco externo, Flash, CD/ DVD, etc. A cópia de segurança deverá ser transportada para ser guardada em lugar seguro.

Local de Instalação do Equipamento Condições ideais para instalação do equipamento informático: Clima e temperatura ideais - A sala deve estar devidamente arejada pois o equipamento não resiste a temperaturas elevadas e a humidade; Segurança física do equipamento para evitar roubos que podem significar a perda de informação; Instalação eléctrica adequada - É importante que a sala onde se vai instalar o equipamento tenha uma corrente eléctrica de qualidade, isto é, estabilizada e rectificada para evitar danos no equipamento.

CONCLUSÃO Esta aula deu-nos a conhecer todas as directrizes de segurança a seguir para que se tenha o equipamento informático instalado de forma segura.