CONHECENDO GRANDES BANCOS DE DADOS PÚBLICOS BRASILEIROS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Advertisements

Sistema de Estatísticas Econômicas
Pesquisa de Emprego e Desemprego
Bancos de Dados Públicos Mauro Oziris Bortolozo Filho Trabalho 5.
Profª. Selma Maria da Silva
A profissão de contador
Engenharia da Informação
ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO
ESTRUTURA DE RH NAS EMPRESAS
PROJETO DE PESQUISA Observatório Econômico de Diadema
PROJETO DE INTERFACE Projeto de Interfaces entre componentes do software Projeto de Interfaces entre software e outros produtores e consumidores de informação.
dos serviços/processos
PROGRAMA DE ESTABILIDADE SOCIAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Anuário Estatístico da RAIS
Introdução às Bases de Dados RAIS e CAGED
Base de Dados CAGED Estatístico
Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho
Base de Dados RAISMIGRA
Informações para o Sistema Público de Emprego e Renda
Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
RETRATO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA BAHIA EM 2009
Quem somos O que fazemos Slide 1
Visão do Setor Privado Brasília – DF Nov/ entidades estados e DF Mercado imobiliário Saneamento Obras rodoviárias Segmentos da construção SINDICATOS,
FRANQUIA.
EMPREGO FORMAL NA BAHIA PRINCIPAIS RESULTADOS DA RAIS 2010 Dipeq/Copes.
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 EMPREGO FORMAL NA BAHIA PRINCIPAIS RESULTADOS DA RAIS 2009.
Fórum Nacional da Previdência Social
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 5 Conhecendo Grandes Bancos de Dados Públicos.
TRABALHO 5 FABIO BONAMIN.
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Organização dos cadastros
Retirada de patrocínio – Banco IBI e IBI Promotora de Vendas
EMPREGO FORMAL NA BAHIA PRINCIPAIS RESULTADOS DA RAIS 2012
Carla Pintas Marques Enfermeira - Mestre em Saude Coletiva
Diretoria de Pesquisas Coordenação de Agropecuária- COAGRO CONFEST – 2006 Atualização de cadastro de produtores agropecuários com fontes externas ao IBGE.
BOLETIM CEPERJ Mercado de Trabalho Formal ,Emprego e Renda
DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO E O ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL – Algumas observações teóricas e conjunturais Denise Lobato Gentil – Instituto de.
Informa ç ões sobre Mercado de Trabalho em Sa ú de: conceitos e bases de dados Sabado Nicolau Girardi Rio de Janeiro, 8 a 13 de agosto de 2011 Capacita.
TRANSFERÊNCIA DE CONTA SALÁRIO PARA O SICREDI
Administração de Recursos Humanos II
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR NA BAHIA: UMA ANÁLISE SETORIAL E OCUPACIONAL
Administração De Salários.
Características do Emprego Formal – RAIS 2006 Principais Resultados
INTRODUÇÃO: CONTAS A PAGAR E A RECEBER
MERCADO DE TRABALHO OFERTA DE TRABALHO: PROCESSO DEMOGRÁFICO
Universidade Estadual do Piauí SUBSISTEMAS DE MATERIAIS
TRABALHO 5: G RANDES B ANCOS DE D ADOS P ÚBLICOS Camilla Takegami Adania 19/05/2012 UNICAMP- F ACULDADE DE E NGENHARIA Q UÍMICA E SPECIALIZAÇÃO EM G ESTÃO.
FINALIDADE A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação.
A Casa Espírita e suas obrigações legais, fiscais e contábeis
PROGRAMA DE CADASTRAMENTO DE VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA JUNTO AO SINE- SISTEMA NACIONAL DE EMPREGOS.
Desemprego: Brasil: Pessoa empregada: Pessoa desempregada:
Sistema de Informação e Tecnologia Trabalho 07 – Conhecendo grandes bancos de dados públicos brasileiros Gestão Estratégica de Produção Marcel Fernando.
RELAÇÕES TRABALHISTAS Denise Poiani Delboni
GOVERNO DILMA
Como acessar seu corporativo
Setor de Tecnologia da Informação – Perfil da Categoria FENADADOS 20 de agosto de 2010.
Considerações sobre o primeiro emprego na Rais e sobre o perfil do beneficiário do seguro-desemprego Fevereiro/2015.
ROTATIVIDADE e SEGURO- DESEMPREGO São Paulo, fevereiro de 2015.
Desemprego: Emprego: Função, cargo ou ocupação remunerada exercida por uma pessoa. Desemprego: Situação de ociosidade involuntária de pessoas que compõem.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Exercício de análise dos impactos das novas regras do Programa Seguro Desemprego segundo a MP 665 março de Versão preliminar sem revisão Não divulgar.
1 /16 Informações para o Sistema Público de Emprego e Renda - ISPER - 15/04/2013 Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho.
1 /18 Base de Dados CAGED Estatístico 15/04/2013 Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho.
1 /18 Base de Dados Informações de Declarações Fora do Prazo - CAGED 17/08/2012 Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho.
1 /14 Base de Dados RAIS Estabelecimento Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho 15/04/2013.
1 /15 PERFIL DO MUNICÍPIO 15/04/2013 Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho.
1 Conjuntura Econômica e Campanha Nacional dos Bancários º Congresso do Banco da Amazônia Belém-PA, 02 de julho de 2016.
Observatório Social do Trabalho
Observatório Social do Trabalho
Transcrição da apresentação:

CONHECENDO GRANDES BANCOS DE DADOS PÚBLICOS BRASILEIROS

1. ESCOLHA DO BD Foi escolhido o banco de dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

2. BANCO DE DADOS ESPECÍFICO Foi ecolhido o BD da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, que é um registro administrativo, de periodicidade anual, criada com a finalidade de suprir as necessidades de controle, de estatísticas e de informações às entidades governamentais da área social.

2. COMPARAÇÃO RAIS x CAGED ITEMRAISCAGED LevantamentoAnualMensal tipo de vínculoqualquer tipo: estatutários, celetistas, temporários, avulsos; apenas os celetistas abrangênciatodos os empregados do ano base em 31/12 e movimentação dos admitidos e desligados mês a mês apenas a movimentação de admitidos e desligados obrigatoriedadetodos os estabelecimentos, mesmo aqueles que não apresentaram movimentação apenas os estabelecimentos que apresentaram movimentação útil para estudosestruturais do mercado de trabalho formal de análise de conjuntura do mercado de trabalho formal

3. ENTIDADES E ATRIBUTOS ENTIDADE: Estabelecimento – unidades de cada empresa separadas espacialmente ou seja, com endereços distintos. ATRIBUTOS: Quantidade de empregados (em 31/12); atividade econômica; natureza jurídica; tamanho do estabelecimento; nível geográfico.

3. ENTIDADES E ATRIBUTOS ENTIDADE: Empregados – entende-se por vínculo empregatício as relações de emprego estabelecidas sempre que ocorre trabalho remunerado. ATRIBUTOS: Faixa etária; grau de instrução, gênero; ocupação; remuneração média; tipo de vínculo (celetista, estatutário, temporário e avulso); nacionalidade; tempo de serviço; tipo de admissão; causa do desligamento.

4. PRINCIPAL DESAFIO O maior desafio é exatamente a coleta dos dados. Muitas empresas preferem pagar a multa a entregar a RAIS no prazo e outras não a apresentam de forma fidedigna

5. JUSTIFICATIVAS Suplemento às necessidades de controle da atividade trabalhista no país; Provimentos de dados para a elaboração de estatísticas do trabalho; Disponibilização de informações do mercado de trabalho às entidades governamentais. Útil para estudos de estrutura do mercado de trabalho formal.

6. ANÁLISES Este BD apresenta alguns problemas técnicos como: - Só pode ser acessado no navegador Microsoft Internet Explorer, (o mais inseguro, instável e lento de todos). Não funciona no Mozzila Firefox, Google Chrome, Safari…; - Interface nada intuitiva, péssima usabilidade; - É necessária a seleção da base de dados do ano para a obtenção dos dados, não sendo possibilitada a obtenção de séries temporais de uma só vez.

6. ANÁLISES Dentro do que se propõe, o projeto do BD é efetivo (como o CAGED – Cadastro geral de Empregados e Desempregados) nos dados sobre emprego formal, porém sobre o mercado informal, tão representativo em termos de informação social, não dispõe de nenhum dado.

7. SUGESTÕES Estabelecer a obtenção de séries temporais, como por exemplo o IBGE. (ver exemplos como série temporal do grande setor de comércio e administração de imóveis, valores imobiliários e serviços técnicos, ); Melhorar interface com o usuário; Disponibilizar acesso com outros navegadores; Apresentar dados sobre o mercado informal de trabalho, por meio de fontes alternativas.