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Administração De Salários.

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Apresentação em tema: "Administração De Salários."— Transcrição da apresentação:

1 Administração De Salários

2 Compensação (Remuneração) Benefícios Sociais
Higiene e Segurança do Trabalho Relações Sindicais Fonte: Idalberto Chiavenato, Recursos Humanos

3 Compensação Fonte: Idalberto Chiavenato, Recursos Humanos

4 Compensação Salário Nominal Salário Real Funcionários Horistas
Funcionários Mensalistas

5 Segundo Chiavenato: Eqüitativas e justas: Conjunto de normas e
procedimentos que visam estabelecer e/ou manter estruturas de salários eqüitativas e justas na organização. Eqüitativas e justas: Aos salários em relação aos demais cargos da organização, visando o equilíbrio interno desses salários; Aos salários em relação aos mesmos Cargos de outras empresas que atuam no mercado, visando o equilíbrio externo dos salários.

6 O composto Salarial Fatores Internos: Fatores internos e externos que
Condicionam os salários determinando seus valores Fatores Internos: Tipologia de cargos; Política Salarial da empresa; Capacidade Financeira; Competitividade da empresa Fatores Externos: Legislação trabalhista; Concorrência no mercado; Poder dos Sindicatos; Conjuntura econômica

7 Métodos de avaliação de cargos
Comparação Básica: Cargo como um todo Cargo versus cargo Cargo versus escala Comparação não eqüitativa: Cargo como um todo Escalonamento Categorias predeterminadas Comparação quantitativa: Partes do cargo Comparação Avaliação por pontos

8 Método de escalonamento
O que faz Quando faz Como faz Onde faz Por que faz Tarefas ou atribuições executadas Periodicidade Diariamente Mensalmente Anualmente Esporadicamente Conteúdo do cargo Pessoas supervisionadas Máquinas ou equip. utilizados Materiais utilizados Dados ou informações utilizados Local e postura Ambiente de trabalho De pé ou sentado Tarefas ou atribuições executadas

9 Cargos não qualificados Cargos especializados
Métodos das categorias Predeterminadas Categoria dos cargos Cargos não qualificados Cargos especializados Cargos qualificados

10 Método da comparação de fatores
Fatores de Avaliação Recepcionista (R$) Limpador (R$) Requisitos Mentais 60,00 10,00 Habilidades requeridas 100,00 30,00 Requisitos físicos 40,00 50,00 Responsabilidade 80,00 20,00 Condições de trabalho Total 300,00 150,00

11 Métodos de avaliação por pontos

12 A pesquisa pode ser feita:
Pesquisa Salarial A pesquisa pode ser feita: Questionários; Visitas a empresas; Reuniões com especialistas em salários; Telefonemas e s entre especialistas em salários; Aquisição de pesquisa feitas por empresas especializadas.

13 Política Salarial Conjunto de princípios e diretrizes que refletem a orientação e a filosofia da organização no que tange aos assuntos de remuneração de seus colaboradores. Uma política salarial deve ter como conteúdo: 1. Estrutura de cargos e salários; 2. Salários de admissão 3. Previsão de reajuste salarial

14 Política Salarial 3. Previsão de reajuste salarial Reajustes coletivos
Reajustes Individuais: a)Reajustes por promoção b)Por enquadramento c)Por mérito

15 Remuneração Variável A Remuneração fixa e tradicional foi vantagem no passado, mas não assegura o futuro, pois não motiva pessoas a um desempenho melhor, principalmente quando na empresa os salários são iguais e os desempenhos desiguais; A remuneração variável é a parcela da remuneração total creditada periodicamente a favor do funcionário, dependendo dos resultados alcançados pela empresa. Exemplos: Citibank, Monsanto e Tigre conexões

16 Remuneração por Habilidades
Visa pagar salários com base naquilo que os colaboradores demonstrem saber e não com base em seus cargos ocupados; Podem ser agrupados em dois tipos: Conhecimento e Multi- habilidades. Conhecimento: vincula a remuneração com profundidade do conhecimento relacionado a um cargo ou função. Multi-habilidades: vincula a remuneração com o número de diferentes cargos que um funcionário tem capacidade de desempenhar .

17 Remuneração por Competências
Competências significam características das pessoas que são necessárias para a obtenção e sustentação de uma vantagem competitiva; Referem-se ao trabalho gerencial e profissional; Constituem atributos básicos das pessoas que agregam valor à organização; São inerentes às pessoas e não ao trabalho em si.


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