A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RANKING DOS CARGOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RANKING DOS CARGOS."— Transcrição da apresentação:

1 RANKING DOS CARGOS

2 ETAPAS PARA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE REMUNERAÇÃO
Construir Perfil de Competências Elaborar a Estrutura de Cargos / Carreira Realizar Pesquisa Salarial Estabelecer o Ranking dos Cargos Estruturar Tabelas Salariais Preparar gestores e Avaliar os Ocupantes Simular Impactos Financeiros Definir as Políticas de Remuneração UNISINOS PROF. FÁBIO PIZZATO – – (51) REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS

3 CONCEITO DE RANKING DOS CARGOS Ranking dos cargos é o processo pela qual é estabelecido o valor relativo a cada cargo, com vistas a construir uma hierarquia entre eles. Os cargos são analisados e comparados de forma a colocá-los em ordem de importância.

4 RANQUEAMENTO DOS CARGOS ?
POR QUE FAZER O RANQUEAMENTO DOS CARGOS ? Além de ordenar os cargos em ordem de importância, irá permitir o estabelecimento da estrutura salarial que, por sua vez, determinará consistentemente os salários a serem pagos. Neutraliza o efeito de decisões arbitrárias para a determinação dos salários.

5 - Escalonamento Pontos Ainda aplicáveis Trabalhosos Não garantem por
METODOLOGIAS TRADICIONAIS Ainda aplicáveis Trabalhosos Não garantem por si só o resultado - Escalonamento Pontos

6 METODOLOGIAS TRADICIONAIS ESCALONAMENTO Consiste em hierarquizar os cargos por ordem crescente de importância, partindo do que compreende tarefas mais simples, de menor teor de dificuldade e responsabilidades, até os que se constituem de atividades mais complexas. O método apresenta duas formas de escalonar os cargos: - Escalonamento simples - Escalonamento por comparação

7 METODOLOGIAS TRADICIONAIS ESCALONAMENTO

8 METODOLOGIAS TRADICIONAIS PONTOS É um método analítico, caracterizado pela atribuição de valores numéricos, aos fatores (requisitos e especificações) integrantes dos cargos, para ponderar, em seguida, as diferenças de conteúdo entre os cargos que compõem o Plano. Após obter-se o somatório das diversas medições, ter-se-á uma expressão numérica global, quantitativa, e que convertida em valor monetário, indicará o salário com que deverá ser remunerado o ocupante do cargo.

9 PONTOS METODOLOGIAS TRADICIONAIS INSTRUÇÃO (15%)
DEFINIÇÃO: Este fator avalia o grau de escolaridade regular e os cursos de formação profissional exigida ao ocupante do cargo para o eficiente desempenho de suas funções. GRAU: DESCRIÇÃO PONTOS Curso de 2 grau incompleto Curso de 2 grau incompleto ou completo com cursos de formação profissional a nível de qualificação Curso de 2 grau completo com cursos de formação profissional a nível de aperfeiçoamento Curso de 2 grau completo ou superior incompleto com cursos de for- mação profissional a nível de qualificação de chefias Curso superior completo com cursos de formação profissional a nível de aperfeiçoamento de chefias

10 RANKING PELO MERCADO A metodologia de ranqueamento pelo mercado utiliza como base as informações de mercado, obtidas através da pesquisa salarial. Num segundo momento, efetua-se o equilíbrio interno, onde é analisado a importância relativa de cada cargo para a empresa. Parâmetro isento, uma vez que reflete a prática de mercado. Menor envolvimento gerencial. Mantém a importância relativa dos cargos na empresa.

11 RANKING – “resultado”

12 RANKING PELO MERCADO – “como fazer”
CLASSE CARGO PESQUISA SALARIAL VALOR REFERÊNCIA PARA A EMPRESA 1 A 2.880 B 2.850 C 2.720 2.750 J 2.690 M 2.685 2 D 2.420 E 2.328 2.300 H 2.245 K 2.195 3 F 2.000 I 1.945 1.920 L 1.843 4 G 1.685 N 1.598 1.600 O 1.523

13 RANKING PELO MERCADO – “exemplo”

14 O comitê de cargos é composto por participantes da empresa
AVALIAÇÃO DOS CARGOS O comitê de cargos é composto por participantes da empresa como um todo, tendo como objetivos principais : - garantir a correta hierarquização dos cargos - manter critérios uniformes nas avaliações - garantir aceitação posterior das avaliações, pela participação de indivíduos de diversas áreas da empresa.


Carregar ppt "RANKING DOS CARGOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google