Histórias em quadrinhosHistórias em quadrinhosHistórias em quadrinhosHistórias em quadrinhos.

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Transcrição da apresentação:

Histórias em quadrinhosHistórias em quadrinhosHistórias em quadrinhosHistórias em quadrinhos

O Programa O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos (HQs) por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação.

Exemplos:

Conhecendo o programa Barra de Menu Espaço para criação dos quadrinhos. Barra de Figuras Barra de Cores Avançar / Voltar páginas da história Barra de Ferramentas

Barra de Menu: Barra de Ferramentas: Diminuir Inverter horizontalmente Recortar Colar Pincel Linha Retângulo Retângulo preenchido Enviar para trás Apagar Aumentar Inverter verticalmente Girar Copiar Texto Balde Elipse Elipse preenchida Enviar para frente Apagar seleção Selecionar

Barra de Figuras: Cenário colorido Personagem colorido Objeto colorido Objeto preto e branco Personagem preto e branco Cenário preto e branco Balão Onomatopéia Importar figura

Barra de Cores: Mais cores Avançar / Voltar Páginas da História:

Salvar História: este recurso é utilizado para salvar uma história em determinado local do seu computador. Clique em “História” – “Salvar História”. Localize o diretório em que deseja salvar o arquivo.

Trabalhando com o software Iniciar uma História: clique em “História”, na barra de menu, e, em seguida, “Nova história”. Abrir História: esta opção permite abrir uma história já iniciada e salva, dentro do próprio software. Para isto, clique, no menu suspenso, “História” e, depois, “Abrir História”.

Abrir Arquivo: esta opção permite abrir uma história já iniciada e salva, dentro de algum diretório do seu computador. Neste caso, clique em “História” –“Abrir Arquivo”. Localize o diretório em que o arquivo foi salvo.

Salvar História: este recurso é utilizado para salvar uma história em determinado local do seu computador. Clique em “História” – “Salvar História”. Localize o diretório em que deseja salvar o arquivo. Salvar como: a diferença entre este recurso e o anterior caracteriza-se por permitir salvar o mesmo arquivo em outro diretório, com o mesmo nome. Ou, ainda, salvar o mesmo arquivo no próprio diretório, porém com nome diferente.

Inserindo Figuras: o processo para inserir fundo, balões, personagens, objetos e onomatopéias no Hagáquê é bastante simples. Você pode utilizar a barra de figuras ou clicar em “Figuras”, na barra de menu, e selecionar a opção desejada. Em qualquer uma das opções, após selecionar o tipo de figura que deseja (balão, fundo, personagem, etc.), posicione o cursor na área de trabalho do software e clique. A seguinte janela se abrirá, conforme escolha da figura. Tipo de figura escolhida Avançar Voltar Insere novo objeto Exclui a figura selecionada do banco de imagens do programa.

Tipos de Figuras Possíveis de Importar: No HagáQuê, você pode adicionar ao banco de figuras ou importar figuras dos seguintes tipos: Bitmaps (.bmp) Ícones (.ico) GIFs (.gif) JPEGs (.jpg ou.jpeg) Windows Metafiles (.wmf) Enhaced Metafiles (.emf) Como Importar Figuras: para importar figuras, clique no ícone correspondente, na barra de figuras do Hagáquê. Ou, na barra de menu, clique em “Figuras” – “Importar Figuras”.

Em seguida, selecione o diretório onde a figura que deseja importar está localizada.

Você pode colocar qualquer som gravado no seu computador (no formato.wav) nas suas histórias. Para isto, você deve anexar um som em alguma figura de sua história usando o Importar som. Som do Computador: Para fazer isto, siga estes passos: 1. Selecione, na história que está sendo editada, a figura que deseja colocar a música ou outro som. 2. Agora, clique na opção Importar som do menu ou da barra Som.

3. Escolha um arquivo de som que esteja em alguma pasta de seu computador. 4. Clique no botão Ok e pronto! Agora, basta dar um clique duplo na figura para ouvir a música. Duplo Clique

Som de Voz: Para isto, você deverá ter em seu computador um microfone funcionando e com os volumes de reprodução e gravação em um nível adequado para que você possa ouvir o que você estará gravando e, mais tarde, o que foi gravado. Clique com botão direito do mouse sobre o ícone do auto-falante que fica perto do relógio do Windows para acessar as opções de controle de som. Som de Voz: Se tudo estiver correto, siga os passos abaixo: 1. Selecione, na história que está sendo editada, o personagem que deseja colocar uma voz:

2. Agora, clique na opção Gravar som do menu ou da barra Som. 3. Use o botão com o círculo para iniciar a gravação e o botão do quadrado para parar a gravação. Iniciar Parar Ouvir 4. Ouvir Ouvir IMPORTANTE: Procure falar próximo ao microfone para que a gravação do som fique melhor.

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