Polímeros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Materiais poliméricos - Noções
Advertisements

Do petróleo ao plástico
POLIÉSTER.
P MEROS L.
POLÍMEROS DEFINIÇÃO; Polímeros são macromoléculas em que existe uma unidade que se repete, chamada monômero. O nome vem do grego: poli = muitos + meros.
MATERIAIS.
HISTÓRIA DOS PLÁSTICOS
MATÉRIAS PRIMAS Produtos Naturais Hulha ou Carvão Mineral Petróleo
Polímeros.
Reciclagem de Plasticos
, NOME:MISAELA ,ARIANE,JAINE,TAINA PROF:JANE 6ºc.
Elementos Básicos de Operações
Embora o primeiro polímero sintético só tenha sido obtido em 1907, hoje os plásticos já estão onipresentes em nosso cotidiano. Muitos dos utensílios domésticos,
BORRACHAS NBR E SBR JANINE DE LIMA TALITA CASTRO.
REAÇÕES QUÍMICAS ORGÂNICAS 1
Introdução a Química Orgânica
Como se Faz um Polímero ? A reação química que conduz à formação de polímeros chama-se polimerização. As reações de polimerização foram divididas, a princípio,
A indústria química brasileira
AULA: 04 Materiais Plásticos Prof: Elias Junior
Química Orgânica 2013 – prof Marcelove
PLÁSTICOS Grupo: Jéssica Beneti Jéssica Gonçalves
Química Orgânica prof. Eduardo
Nome: Matheus Ano: 9º Disciplina: Ciências Professora: Jane Magali
Aula 15 Processos de transformação de plástico
POLÍMEROS Náilon Foi impulsionado pela idéia de conseguir um composto que reproduzisse as qualidades da seda, que Carothers,químico norte-americano,diretor.
POLÍMEROS CONCEITO Macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através de ligações covalentes. Moléculas são eletricamente neutras com.
Química e qualidade de vida
Professora Carol/Geografia
Polímeros Polímeros são macromoléculas formadas pela união de grande número de moléculas menores iguais ou diferentes.
Bráulida Fernandes nº5 Jéssica Gomes nº10 Lisandra Maia nº14
Polímeros.
POLIESTIRENO.
Os plásticos.
Prof. Mario P. Scatena POLÍMEROS NATURAIS E SINTÉTICOS
Propagação(transmissão) do calor
Professor: Wanderson A7
POLÍMEROS Polímeros são macromoléculas em que existe uma unidade que se repete, chamada monômero. O nome vem do grego: poli = muitos + meros = partes,
BIOMOLÉCULAS E POLÍMEROS
COMPORTAMENTO OPTICO DOS POLÍMEROS
Polímeros Até agora, estudamos apenas moléculas orgânicas relativamente pequenas, tanto no tamanho quanto na massa molar. Alguns tipos dessas pequenas.
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
POLÍMEROS.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS GERAIS O PVC E SEUS ADITIVOS E CARGAS
MATERIAIS POLIMÉRICOS
PUC Goiás ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc
Polímeros Aula 15.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
LOM3058 Prof. Fábio Herbst Florenzano
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
Introdução a Química Orgânica
Polímeros Módulo I - introdução
POLÍMEROS Química Orgânica
Materiais Poliméricos
Introdução aos Materiais Poliméricos
Professor Maurílio Martins
PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
Polímeros Priscila Sousa.
O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero.
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias
Para ter acesso a esse material acesse:
POLÍMEROS..
Química e Física dos Materiais II Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica.
POLÍMEROS O que são polímeros?
Formadora:Adelina Santos Historia do Plástico.
Para ter acesso a esse material acesse:
POLÍMEROS.
ELETROMECÂNICA POLÍMEROS.
Polímeros MATERIAIS I PROF. ENG. O CLAUDIO SCHAEFFER EVERTON NEZI PEREIRA JEAN OLIVEIRA JULIANA MARTINS WESLEY TAFAREL DE SOUZA.
Transcrição da apresentação:

Polímeros

Polímeros são compostos orgânicos e reações de difícil execução em laboratório, tanto que, até a primeira metade do século XIX acreditava-se na chamada Teoria da Força Vital enunciada por Berzelius. Até o século XIX somente era possível utilizar polímeros produzidos naturalmente, pois não havia tecnologia disponível para promover reações entre os compostos de carbono. Isso caracteriza a 1ª fase da história dos polímeros.

Polímero

Na 2ª fase Friedrich Wöhler, discípulo de Berzelius, derruba a teoria da Força Vital. Com essa derrubada as pesquisas sobre química orgânica se multiplicam. Em 1883 Charles Goodyear descobre a vulcanização da borracha natural. Por volta de 1860 já havia a moldagem industrial de plásticos naturais reforçados com fibras, como a goma-laca e a gutta- percha. Em 1910 começa a funcionar a primeira fábrica de rayon nos EUA e em 1924 surgem as fibras de acetato de celulose.

Borracha Natural

Na 3ª Fase, Henri Victor Regnault polimeriza o cloreto de vinila com auxílio da luz do sol, EINHORN & BISCHOFF descobrem o policarbonato. Esse material só voltou a ser desenvolvido em 1950 e finalmente em [1970], BAEKELAND sintetiza resinas de fenol-formaldeído. É o primeiro plástico totalmente sintético que surge em escala comercial.

Poli – cloreto de vinila

Plásticos O período entre 1920 e 1950 foi decisivo para o surgimento dos polímeros modernos. Durante a década de 1960 surgem os plásticos de engenharia. Na década de 1980 observa-se um certo amadurecimento da Tecnologia dos Polímeros: o ritmo dos desenvolvimentos diminui, enquanto se procura aumentar a escala comercial dos avanços conseguidos. Finalmente na década de 1990 os catalisadores de metaloceno, reciclagem em grande escala de garrafas de PE e PET, biopolímeros, uso em larga escala dos elastômeros termoplásticos e plásticos de engenharia. A preocupação com a reciclagem torna-se quase uma obsessão, pois dela depende a viabilização comercial dos polímeros.

Garrafa PET

REAÇÕES POLIMERIZAÇÃO A polimerização é uma reação em que as moléculas menores (monómeros) se combinam quimicamente (por valências principais) para formar moléculas longas, mais ou menos ramificadas com a mesma composição centesimal. Estes podem formar-se por reação em cadeia ou por meio de reações de poli adição ou poli condensação. A polimerização pode ser reversível ou não e pode ser espontânea ou provocada (por calor ou reagentes). Exemplo: O etileno é um gás que pode polimerizar-se por reação em cadeia, a temperatura e pressão elevadas e em presença de pequenas quantidades de oxigênio gasoso resultando uma substância sólida, o polietileno. A polimerização do etileno e outros monómeros pode efetuar-se à pressão normal e baixa temperatura mediante catalisadores. Assim, é possível obter polímeros com cadeias moleculares de estrutura muito uniforme.

FÓRMULA DE POLIMERIZAÇÃO

Características Uma das principais e mais importantes características dos polímeros são as mecânicas. Segundo ela os polímeros podem ser divididos em termoplásticos, termoendurecíveis (termofixos) e elastômeros (borrachas).

Termoplásticos Termoplásticos é um dos tipos de plásticos mais encontrados no mercado. Pode ser fundido diversas vezes, alguns podem até dissolver-se em vários solventes. Logo, sua reciclagem é possível, característica bastante desejável atualmente.

Termoplástico

Polímeros Termoplásticos PCPolicarboto Aplicações: Cd´s, garrafas, recipientes para filtros, componentes de interiores de aviões, coberturas translúcidas, divisórias, vitrines, etc.

PU – Poliuretano Aplicações: Esquadrias, chapas, revestimentos, molduras, filmes, estofamento de automóveis, em móveis, isolamento térmico em roupas impermeáveis, isolamento em refrigeradores industriais e domésticos, polias e correias.

PVC- Policloreto de vinila ou cloreto de polivinila Aplicações: Telhas translúcidas, portas sanfonadas, divisórias, persianas, perfis, tubos e conexões para água, esgoto e ventilação, esquadrias, molduras para teto e parede.

PS - Poliestireno Aplicações: Grades de ar condicionado, gaiútas de barcos (imitação de vidro), peças de máquinas e de automóveis, fabricação de gavetas de geladeira, brinquedos, isolante térmico, matéria prima do isopor.

PP-Polipropileno Aplicações: brinquedos, recipientes para alimentos, remédios, produtos químicos, carcaças para eletrodomésticos, fibras, sacarias (ráfia), filmes orientados, tubos para cargas de canetas esferográficas, carpetes, seringas de injeção, material hospitalar esterilizável, autopeças (pára-choques, pedais, carcaças de baterias, lanternas, ventoinhas, ventiladores, peças diversas no habitáculo), peças para máquinas de lavar.

Polietileno Tereftalato (PET) Aplicações: Embalagens para bebidas, refrigerantes, água mineral, alimentos, produtos de limpeza, condimentos; reciclado, presta- se a inúmeras finalidades: tecidos, fios, sacarias, vassouras.

Plexiglas . é conhecido como vidro plástico.

Alunas: Juliana ; Janini Nº: 20, 22 Alessandra; Simone Nº: 02, 13

E.E. Senador Filinto Müller Série: 3º ano E.M Disciplina: Química Profª: Cirlene Amate