Metodologia Ágil SCRUM

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Transcrição da apresentação:

Metodologia Ágil SCRUM Thales Eduardo Gomes Moreira

O que é SCRUM? Scrum é um processo iterativo e incremental para desenvolvimento de qualquer produto ou gerenciamento de trabalho. Valores do Scrum: Transparência; Integridade; Ser empírico; Auto-organização; Entrega de valor. Thales Eduardo Gomes Moreira

Eventos SCRUM Eventos prescritos são usados no Scrum para criar uma rotina e minimizar a necessidade de reuniões não definidas. O Scrum usa eventos time-boxed, onde todo evento tem um duração máxima. Além da Sprint, que é um container para outros eventos, cada evento no Scrum é uma oportunidade de inspecionar e adaptar alguma coisa. Thales Eduardo Gomes Moreira

O que é time-box? É um prazo ou tempo (dias/horas) bem definido e imutável, ou seja, a quantidade de horas não poderá aumentar. Assim, evita-se atraso no prazo de entrega e facilita o planejamento. Thales Eduardo Gomes Moreira

O que é uma Sprint? É uma iteração que deve ser realizada entre 2 a 4 semanas, na qual a equipe do projeto deverá produzir um entregável de valor para o cliente. A entrega de valor é a meta da Sprint que deve estar bem definida e combinada com o cliente, antes do começo da execução da Sprint. Thales Eduardo Gomes Moreira

Time-box aplicado na Sprint O conceito de time-box é aplicado as cerimônias (reuniões) do Scrum. Todas as reuniões são time-boxed: Reunião de Planejamento Reunião Diária Reunião de Revisão da Sprint Reunião de Retrospectiva da Sprint Thales Eduardo Gomes Moreira

Alma do SCRUM Thales Eduardo Gomes Moreira

Papéis SCRUM Product Owner (PO) é responsável por: Definir a visão do produto; Elaborar e manter o Product Backlog; Definir a prioridade; Representa o cliente; Aceitar ou rejeitar os entregáveis; Thales Eduardo Gomes Moreira

Papéis SCRUM SCRUM Master é responsável por: Ser um líder; Remover impedimentos; Proteger a equipe; Ajudar o PO (com o Product Backlog); Ser o facilitador da equipe; Garantir as práticas SCRUM; Thales Eduardo Gomes Moreira

Papéis SCRUM Equipe SCRUM é responsável por: Fazer estimativa; Definir as tarefas; Desenvolver o produto; Garantir a qualidade do produto; Apresentar o produto ao cliente; Thales Eduardo Gomes Moreira

Artefato: Product Backlog O Product Backlog é um lista contendo todas as funcionalidades desejadas para um produto. Product Owner é responsável por elaborar e manter o Product Backlog atualizado, bem como priorizar seus itens. Thales Eduardo Gomes Moreira

Artefato: Product Backlog Exemplo de Product Backlog: Sistema de Reserva On-Line: Prioridade Categoria Descrição do item 10 Cadastro Cliente Precisamos registrar os dados dos clientes 9 Reserva Os clientes poderão fazer reservas de apartamento 8 Os clientes poderão cancelar a reserva 7 Pagamento O meio de pagamento deverá ser cartão de crédito 6 Cadastro Apartamento Os apartamentos deverão ser cadastrados 5 Os apartamentos serão classificados por categoria 4 Os clientes poderão fazer consulta de reservas 3 Os clientes poderão fazer alterações na data de reserva Thales Eduardo Gomes Moreira

Estória do Usuário (User Story) O que é uma User Story? É uma pequena descrição, que detalha um item do Product Backlog. Para que serve? Uma estória ajuda no entendimento e também é utilizada como lembrete para as atividades de planejamento. Como escrever uma boa estória? Conversar sobre a estória com os desenvolvedores e os clientes, de modo a detalhar o item e esclarecer todas as dúvidas sobre o que deve ser feito. Thales Eduardo Gomes Moreira

Outros artefatos Estimativa e Planning Poker Sprint Backlog Burndown Task Board (Kanban) Thales Eduardo Gomes Moreira

Kanban Kanban Thales Eduardo Gomes Moreira

Referência Moreira, M.A. (1999). Aprendizagem significativa. Brasília: Editora da UnB. Rildo F. Santos (2012). Scrum Experience: Tutorial Scrum, versão 16 Ken Schwaber e Jeff Sutherland (2011). Guia do Scrum. Thales Eduardo Gomes Moreira