O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Usando blogs para educar
Aprender ao Longo da Vida
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
Professor Izaias Cordeiro Néri
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Capacitação dos professores
O Uso Pedagógico do Blog
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
CURRICULO +.
Decisões.
Capacitação da ferramenta:
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Por que fazer ?.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Criação colaborativa de páginas web com o WetPaint Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (2º ano) Disciplina de ITICE
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Tiara Gonzaga Freitas Professoras – Elsa Guimarães Gilca Vilarinho Abril 2007.
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Formação de Tutores a Distância
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional WEBFÓLIO Discente: Daniela Scalia Rodrigues Rosalini Professoras: Gilca dos Santos.
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
UNIMINAS – UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Polyana Vieira Mota de Faria Professora:
BiTE – Funchal, 29 Nov José Lagarto. poder posso, mas não é a mesma coisa !!!
CURSO - LIVRO DIGITAL.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Edilaine Aparecida Dairell Davi Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Agosto.
- Trata-se de um porta-fólio; - Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola; - Um material acumulado pelo desenvolvimento.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Rosana Valéria de Oliveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Faciminas - Uniminas Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina Informática Aplicada a Educação II 4º Período Noturno Uberlândia, 2005.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Transcrição da apresentação:

O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online Profª. MSc. Azenaide A. S. Vieira Profª. Carla Varela

Azenaide (UEMS)/Carla (NTE) Alguns conceitos O que é PORTFÓLIO? (FARIAS, 2003, p. 28) Trata-se de um porta-fólio; Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola; Um material acumulado pelo desenvolvimento de um conjunto de ações de sucesso voltado ao melhor resultado de uma pesquisa ou de um trabalho; Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

O que é um PORTFÓLIO REFLEXIVO? É uma coletânea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica reflexiva. São coleções de informações importantes vindas de diversas fontes: livros, revistas, internet, jornais, entre outros, fundamentados em anotações escolares diárias; É uma estratégia, um diário de aprendizagem onde registramos constantemente nossas descobertas; Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

Azenaide (UEMS)/Carla (NTE) QUAL O OBJETIVO? objetiva fazer uma reflexão crítica sobre o processo, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos. Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

Por que usar o PORTFÓLIO REFLEXIVO na educação? Aprender a aprender; Levantar hipóteses; Buscar alternativas e soluções possíveis para resolver problemas; Levar o aluno ao universo da pesquisa; Propiciar o registro, análise e acompanhamento das ações cotidianas no diário de aprendizagem Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

CONTRIBUIÇÕES Traz uma abordagem CONSTRUTIVISTA de ensino (professor) e aprendizagem (aluno), com foco na APRENDIZAGEM VÍDEOS\Aprender a aprender.flv Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

Panorama histórico da WEB Antes de falar de WIKI Panorama histórico da WEB Coisa para técnicos; Coisa para grandes instituições; Coisas para poucos; Relação unidirecional entre autor e seu público Eu falo, você entende Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

Azenaide (UEMS)/Carla (NTE) O que é web 2.0? Não é uma tecnologia É um conceito É uma visão de mundo É criação bidirecional de conteúdo O público passa a ser co-autor O WIKI traz um conceito de web 2.0 Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

Azenaide (UEMS)/Carla (NTE) O que é WIKI? Do idioma havaiano: wiki wiki, muito rápido; Ferramenta de publicação coletiva na Internet; Colaboração + revisão + simplicidade Novo paradigma ao PORTFÓLIO REFLEXIVO Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

Azenaide (UEMS)/Carla (NTE) O maior WIKI do mundo www.wikipedia.org Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

Azenaide (UEMS)/Carla (NTE) BLOG OU WIKI? BLOGS são: Cronológicos Focam o momento Mais ágeis Pessoais e opinativos WIKIS são: Referenciais e cumulativos Focados em aperfeiçoamento contínuo Enciclopédicos e neutros Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

Azenaide (UEMS)/Carla (NTE) WIKI NA EDUCAÇÃO O professor medeia, os alunos escrevem; O saber é cumulativo; está sempre em construção; nunca se esgota; Pode ser passado de uma turma a outra; O trabalho é colaborativo é por definição coletivo; tem foco; tem divisão de tarefas e responsabilidades; Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

Azenaide (UEMS)/Carla (NTE) Papel social O wiki é feito para todos; Ultrapassa a sala de aula; Pode ser uma vitrine da escola; EM SUMA Wikis in Plain English.flv Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

Azenaide (UEMS)/Carla (NTE) WIKI EM SALA DE AULA http://literaturainglesaii.wikispaces. http://hiperhistoria.wikispaces.com/ Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)

AGORA VAMOS POR A MÃO NA MASSA! OU MELHOR, NO WIKI Azenaide (UEMS)/Carla (NTE)