Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Portal do Professor SEED/MEC

ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
NOVA ANDRADINA.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Tutorial de utilização do
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Você é um professor digital?
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Licenciatura em Pedagogia a Distância
O Uso Pedagógico do Blog
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: SUZANA AMORIM
Planejamento PNAIC 2014.
O papel do conteudista.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Um guia simples para o aluno Etebrax elaborar suas atividades.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
TV ESCOLA.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE INCLUSÃO DIGITAL O QUE É UM BLOG? Um site de estrutura simples que permite a criação de páginas pessoais na internet, que podem.
Conteúdos e Cronograma do curso
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, VOCÊ VAI INTERAGIR COM SEUS COLEGAS E COM A EQUIPE DO CURSO E VIVER A ESTIMULANTE EXPERIÊNCIA.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC Prática Pedagógica e Mídias Digitais

Síntese da Unidade 2: Dificuldades encontradas no trabalho a distância. Leitura obrigatória: Entrevista com Stewart Mader: Wiki na educação e Produção do conhecimento em EaD: Um elo entre professor – curso – aluno. Apresentação dos Pôsters. Apresentação da Unidade 3

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÍDIAS DIGITAIS UNIDADE 3

Objetivos da Unidade: Apresentar possibilidades de exploração de mídias digitais como suporte a atividades pedagógicas; Apresentar algumas novas possibilidades pedagógicas que trazem as mídias digitais; Apresentar os repositórios de mídia da Internet, em particular, os do MEC; Apresentar o portal do professor como ambiente onde podem encontrar sugestões de uso de mídias, debates sobre formas de uso bem como colocar disponível para terceiros as experiências que vierem a desenvolver; Estimular o uso de recursos de autoria em mídias digitais (programas, equipamentos e linguagens).

TEMAS A SEREM TRABALHADOS: Introdução ao tema Prática pedagógica e mídias digitais (ativ 3.1) Conhecer e explorar ambientes que disponibilizam materiais digitais em diversos meios. (ativ 3.2 e ativ 3.3) Criando um projeto para uso de objetos em mídias digitais. (ativ 3.4 e ativ 3.5) Avaliação do que foi produzido ao longo das duas semanas.(Análise) Autoria de objetos hipermídia / Execução e análise da atividade planejada. (ativ 3.6)

ATIVIDADE 3.1 Vídeo: “Saltos no Tempo” ; Portal do Professor – (espaço aula); Porta Curtas – ( curta na escola); Material disponível: (Linux Educacional / Rived); Anotar os links interessantes que encontrarem; Publicar na Biblioteca – “Conhecendo alguns repositórios de material digital”

ATIVIDADE 3.2 – NAVEGANDO POR VÍDEOS E OUTRAS MÍDIAS Acesse o Portal do professor /Recursos Educacionais; Explore o que há na escola : Domínio Público – Vídeos da TV Escola e Rived; Crie um documento nomeando como: “Produtos e Objetos do Portal do professor” onde conste os conteúdos analisados com: título – endereço da página e comentário pessoal e faça um registro dos vídeos úteis para você ou alguém de sua escola; Publique na Biblioteca – “Navegando por vídeos e outras mídias”

ATIVIDADE 3.3 –Trocando sobre o que conheceu Atividade coletiva – apresentação aos colegas dos objetos que descobriram; Classifique esses objetos usando o padrão do Portal do Professor (nível de ensino – fundamental / médio ou profissional; modalidade – ensino regular; EJA) Faça em um editor de texto / basta copiar de cada um dos documentos individuais e colar em um coletivo; Publique na Biblioteca – “Avaliações de produtos multimídia”.

ATIVIDADE OPCIONAL Visita sites: porta curtas; youtube ou google vídeos; cineduc;etc. Anote os nomes com os endereços dos vídeos que gostar e agregue algum comentário seu; Registre o que gostou e o que não gostou; Contribua com seus pareceres na web, pelos sites visitados; Rádio Lê – UFMG – caminho p/ fazer uma rádio em LINUX; Leitura complementar: O MITO DA TELINHA – OU O PARADOXO DO FASCÍNIO DA EDUCAÇÃO MEDIADA PELO COMPUTADOR;

ATIVIDADE 3.4 – APRESENTAÇÃO HIPERTEXTUAL COM ESBOÇO DA ATIVIDADE UTILIZANDO UM DOS PRODUTOS QUE ENCONTROU Criar uma apresentação (Impress / PowerPoint): “Proposta de atividade, esboço inicial” Na atividade deve reunir recursos em mais de um meio de comunicação; Siga a risca as orientações para o desenvolvimento da atividade; Assista os vídeos “Negros no Porão” e “Pau Brasil” – CD do curso, podem trazer boas idéias; Marque um encontro com os colegas para apresentar sua idéia e colocá-la em discussão; Publica na Biblioteca – “Proposta de atividade, esboço inicial”.

ATIVIDADE 3.5 – Planejando uma atividade usando mídias digitais Trabalho em grupos (duplas ou trios); Rever as apresentações que fizeram na atividade anterior – incorporar sugestões mediante as discussões apresentadas no grupo. Eleger uma atividade para ser planejada e desenvolvida com os alunos – pode ser uma totalmente NOVA; Descrevam a atividade o tanto quanto possível; Observe os pontos ao planejar a atividade, os mesmos devem constar respondidos no planejamento – vide orientações. Publique o planejamento na Biblioteca – “Planejando uma atividade usando mídias digitais” Contribua no “Fórum: Sugestões no planejamento da atividade 3.5”em análise aos planejamentos publicados pelos colegas na Biblioteca – Material do aluno.

ATIVIDADE 3.6 – Execução da atividade planejada Realizar primeiramente com o grupo de professores que a planejou em sala de aula – um prof. conduz e os outros observam e fazem as anotações cabíveis, conforme orientação; Após realize a atividade com os alunos, tenha em mãos uma folha de papel com os nomes dos alunos (organizados em suas duplas ou trios) com espaço ao lado para anotações e se possível tire fotos para ajudar na análise posterior; Esteja atento aos pontos a serem observados no transcorrer da atividade, conforme consta nas orientações; Reunião entre o grupo para analisar o que foi anotado, como também alguns pontos que podem ser analisados e avaliados além dos que foram anotados em sala. (consta nas orientações); Publique o registro da atividade na Biblioteca – “Execução da atividade planejada” Publique a atividade no Portal do Professor, seguindo as características exigidas para sua publicação (consta nas orientações);