DCE DE ENS. RELIGIOSO Prof. Burim JORNADA 2009. 1. Dimensão Histórica Período Jesuítico: No Brasil Colônia,visava a Evangelização dos Povos indígenas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE TEMPO SAGRADO E TEMPO PROFANO?
Advertisements

Técnica-pedagógica Carolina do Rocio Nizer Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual. ENSINO RELIGIOSO GOVERNO DO PARANÁ
A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2ª AULA
DAMATTA (p ): (espiritualidade brasileira) Se na casa e na rua utilizamos o idioma … das coisas práticas deste mundo… no nosso modo de conceber.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
NRE CURRÍCULO EM AÇÃO NRE ITINERANTE.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE – PTD
Hinduísmo.
* Justificativa A proposta da presente oficina, justifica-se quando reconhecemos o "Lugar Sagrado" em suas manifestações, como sendo um local de profunda.
APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE
VIDA E MORTE AULA SIMULADA VIDA E MORTE ENSINO RELIGIOSO 2009.
Barbara Raquel do Prado Gimenez Corrêa
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
O Ensino Religioso nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Hinduísmo Escola: EB2/3 do Couto Mineiro do Pejão
INFLUÊNCIAS RELIGIOSAS
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA
SÍMBOLOS QUE REPRESENTAM TRADIÇÕES RELIGIOSAS
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Índia.
ENSINO RELIGIOSO ''Prática de Ensino voltada para a superação do preconceito religioso e para o exercício do diálogo, como parcela de contribuição na intervenção.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
ENSINO RELIGIOSO: Desafios e Perspectivas
Desafios Programa I 7º Ano EMRC Uma Marca Na Tua Vida.
INSTITUIÇÕES SOCIAIS IGREJA FILOSOFIA - Professor Fernando Petry.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA: Ensino Religioso
A religião no mundo atual (modernidade)
Disciplina: Ensino Religioso
PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DO CADERNO PEDAGÓGICO.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Núcleo - Cascavel Colégio Estadual Nova União Céu Azul - Paraná Nome do Docente Terezinha Maria Brusamarello Disciplina - Ensino Religioso Turma – 7º.
Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Mitos de criação – textos orais
Ensino Religioso Diversidade Cultural Símbolos Emerli Schlögl.
NRE/Foz do Iguaçu Colégio Estadual Castelo Branco Professora: Cleci Zat Conteúdo Estruturante: Paisagem Religiosa Conteúdo Básico: Lugares Sagrados Conteúdo.
Altares Religiosos Símbolos religiosos.
II Jornada de Ensino Religioso Vestes Religiosas Kátia Andréia Vieira de Melo Escola Municipal Bairro Novo do CAIC – Guilherme Lacerda Braga Sobrinho.
As diferentes expressões de crença- Liberdade religiosa Marilene Yukico Shimazaki NRE Maringá Colégio Estadual do Jardim Panorama- Sarandi Colégio Estadual.
Lucinéia Percigili Escola Municipal Eny Caldeira NRE/BV.
Sociologia & Filosofia
Islamismo, Judaísmo e Cristianismo
Religiões Abraâmicas.
As Religiões Abraâmicas
UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO
RELIGIÕES ORIENTAIS.
Prof. Everton da Silva Correa
ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
GRUPO PESQUISA EDUCAÇÃO E RELIGIÃO pesquisa no Ensino Religioso Parte 01.
Hinduísmo.
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
Lançamento Alteridade, culturas & tradições: atividades do Ensino Religioso para o Ensino Fundamental De: Rodrigues, Edile Maria Fracaro; Schlögl, Emerli;
Curso de Especialização. 1ª. UNIDADE 2ª. UNIDADE3ª. UNIDADE.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EDUCAÇÃO INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
LINGUAGEM DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA
C olégio do A mor de D eus Educação Moral e Religiosa Católica UL 2 a universalidade do FENÓMENO RELIGIOSO.
A grupamento de E scolas de A brigada EMRC Educação Moral e Religiosa Católica A UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

DCE DE ENS. RELIGIOSO Prof. Burim JORNADA 2009

1. Dimensão Histórica Período Jesuítico: No Brasil Colônia,visava a Evangelização dos Povos indígenas.

1.1 Dimensão Histórica Período Republicano: 1889 Ideal Positivista Separação da Igreja do Estado. 1. Laicidade X Confessionalidade

1.2 Dimensão Histórica Era Vargas: 1934 –Estado novo. 1. Caráter Obrigatório e Caráter Facultativo 2. Confessional

1.3 Dimensão Histórica Período Ditatorial: Supressão do caráter confessional /perspectiva aconfessional de ensino

1.4 Dimensão Histórica Redemocratização: LDB – Lei – art Caráter Obrigatório e Caráter Facultativo 2. Aconfessional

2.Fundamentos -Teóricos Metodológicos. pg 47. Definição de Sagrado: Sacratus – Ato ato de sagrar – campo religioso 1. Modo do homem ser no Mundo

2.1 Fundamentos Teóricos-Metodológicos Definição de Sagrado: 2. Manifestação de algo sobrenatural (religião)

2.2 Fundamentos Teóricos-Metodológicos Considerações do Sagrado: 1. Tratamento Religioso objeto de fé (religião)

2.3Fundamentos Teóricos- Metodológicos Considerações do Sagrado: 2. Tratamento Escolar objeto de estudo (No E. R)

3.Conteúdo Estruturantes Ver Pg Paisagem Religiosa 2. Universo Simbólico Religioso 3. Texto Sagrado

4. Conteúdo Básicos - 5ª 1. Org. Religiosas pg Lugares Sagrados 3. Símbolos Religiosos 4. Textos orais ou escritos 5. Simbolos Religiosos

4.1 Organizações Religiosas Organizações/Líderes 1. Igreja Universal do Reino de Deus/ Pastor 2. Igreja Ortodoxa Ucraniana/ Padre 3. Islamismo/Xeique ou Califa 4. Budismo/ Monge

4.2 Lugares Sagrados Sinagoga de Curitiba

4.3 Lugares Sagrados Mesquita de Curitiba

4.4 Símbolos Religiosos Om Yin-Yang Roda da Lei

4.5 Textos orais ou escritos 1. Bíblia 2. (Al) Corão 3. Vedas (hinduismo) 4. (Tradição Oral Indígena) 5. Simbolos Religiosos***

4.6 Conteúdos Básicos - 6ª Série.P Temporalidade Sagrada 2. Festas Religiosas 3. Ritos 4. Vida e Morte

4.7 Festas Religiosas - Conteúdos para trabalhar. 1. Ramadã (islâmica) 2. Pessach (Judaismo) 3. Festival de Krishna 4. Natal (Cristianismo) 5. Iemanjá (afro-brasileira 6. Kuarup – (Indigena)

4.8 Ritos – pg (Ritos Indígenas - colheita) 2. Batismo, via-sacra (Cristianismo) 3. Esbat (rituais wicca da Lua) 4. Candomblé

4.9 Temporalidade Religiosa 1. Kumb Mela (hinduismo) 2. Losar (passagem do ano tibetano) - Budismo 3. A Criação do mundo 5. Natal. Etc.

5. Vida e Morte 1. Reencarnação 2. Ressurreição 3. Ancestralidade 4. Niilismo – Descrença absoluta – nada existe de absoluto

6. Encaminhamento Metodológico 1. Problematização – encaminhamento baseado na aula dialogada c/ o aluno – pg 65.

6.1 Exemplo É SAGRADO PORQUE EU RESPEITO, OU EU RESPEITO PORQUE É SAGRADO? IslamismoAfricanas IndígenasHinduísmo JudaísmoBudismo CristianismoTaoísmo

7. Encaminhamento Metodológico 1. Abordagem Teórica do Conteúdo – Respeito ao educando na sua crença

7.1 Exemplo Na religião Hindu existem milhares de deuses (Politeísmo).

7.1.1 Exemplo Os mais conhecidos são Brahma, Vishnu e Shiva, que são representações diferentes de um único Ser.

7.2 Exemplo Os adeptos dessa religião acreditam que o Ser habita dentro de cada uma das pessoas e que estas devem procurar por toda vida o caminho para descobri-lo.

8. Encaminhamento Metodológico 3. Contextualização

8.1 Exemplo A religião existe como um sistema de significados, ritos, normas e papéis que pretende oferecer um caminho de salvação [...]

8.2 Exemplo para seus adeptos. A religião, para alguns, é vista como algo eminentemente social e, ao mesmo tempo, [...]

8.3 Exemplo com função social, ou seja, como uma forma de organizar o mundo e estabelecer as regras e funções de convivência.

9. Avaliação 1. Função: diagnosticar a apropriação do conhecimento por parte dos alunos

9.1 Avaliação – pg Função: diagnosticar os resultados das práticas pedagógicas propostas pelo professor

9.2 Exemplo Formem grupo de cinco pessoas e pesquisem: 1. Qual é o significado do Rio Ganges para os Hinduístas?

9.3 Exemplo 2. Por que a vaca é considerada um animal sagrado para os hinduístas?

9.4 Avaliação O processo avaliativo deve constar no Livro Registro de Classe