2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Epidemiologia e Saneamento
Advertisements

Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.
A Água Foi este líquido incolor, inodoro sem sabor, que permitiu o aparecimento da vida no nosso planeta. Sem a água nenhuma espécie animal ou vegetal.
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
CAPÍTULO 1 A importância do Sistema Público de Abastecimento de Água;
VOCÊ E O LIXO?.
CAPÍTULO 03 - O MEIO AQUÁTICO
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
USO DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Saneamento da Habitação
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Saneamento Ambiental em Áreas de Recreação
Introdução e Conceitos Fundamentais
A Vigilância Sanitária e o Comércio de Água de Consumo Humano
Disciplina: Sistema de Água
Gestão das Informações Ambientais
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
Aspectos gerais A doença diarreica aguda ainda é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e.
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
Conferência das Cidades Mato Grosso
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Visando a obtenção de alimentos seguros Boas Práticas de Higiene no manuseio de Alimentos O Vigilante Sanitário
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
Consumo e Gestão de Água
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
ABASTECIMENTO URBANO DE ÁGUA –
Distribuição de água no planeta
Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna
A Unidade de Alimentação e Nutrição U.A.N. Prof.: Ricardo Laino
Doença Diarréica.
CLASSIFICAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
Reuso De Água para Fins Não Potáveis
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
Sistemas de Abastecimento de Água:
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
POLUIÇÃO BIOLÓGICA (A água de má qualidade pode ser fatal)
Engenheiro civil Plinio Tomaz
alguns aspectos gerais
Aula 6 – Sistema de Tratamento de Esgoto
Quantidade de água disponível
HIDRÁULICA e SANEAMENTO
Escola 2,3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior
Distribuição da água na Natureza
Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário
Metas – Gestão Índice de Eficiência no Prazo de Atendimento – IEPA
Esgotos Planeta Água: poluição
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
Área Urbana e Área Rural.
Estações de Tratamento de Água
Alunos:Elcibele crisley e João Vitor Jardim Curso:3º saneamento-manhã
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Saneamento Básico Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
Disciplina: Educação Ambiental
TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO
A quantidade de matéria de um objeto é a
PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE Iúna
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
Ciências Naturais Domínio 5.° ano A água, o ar, as rochas e o solo
Adequação a Legislação – Gerenciamento de Resíduos – Prevenção a Poluição.
Reunião CTSAN 10 e 11 de março DE DEZEMBRO DE 2015 Sistemas de Abastecimento de Água – Rural – SAA-R Contribuições para propor alterações da Portaria.
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Maio/2015.
Saneamento rural - Estratégias e gestão Fortaleza, Ceará ECOPSIS, Maio 2016 VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL III ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE.
Transcrição da apresentação:

2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA

2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA A água representa 70% da massa do corpo humano. Uma pessoa pode suportar até 50 dias sem comer, mas apenas 4 dias sem beber água. Sintomas de desidratação: Perda de 1% a 5% de água Sede, pulso acelerado, fraqueza Perda de 6% a 10% de água Dor de cabeça, fala confusa, visão turva Perda de 11% a 12% de água Delírio, língua inchada, morte

2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA A densidade da água na fase líquida é maior que na fase sólida. gelo

PROPRIEDADES DA ÁGUA

PROPRIEDADES DA ÁGUA A água é um solvente universal. É o destino final de todo poluente que tenha sido lançado, não apenas diretamente na água, mas também no ar e no solo.

2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Um Sistema de Abastecimento de Água caracteriza-se pela retirada da água da natureza, adequação de sua qualidade e transporte até os aglomerados humanos. O fornecimento à população deve ser em quantidade compatível com suas necessidades não oferecendo risco a saúde.

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Capítulo II SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E A SAÚDE PÚBLICA Saúde Pública : A Saúde Pública tem como colaboradores principais: A medicina preventiva (imunização, educação sanitária, etc) e social (a recreação, o trabalho, a alimentação, habitação, a moradia, o vestuário, etc); O saneamento.

Importância do sistema de abastecimento de água  Os aspectos sanitário e social melhoria da saúde e das condições de vida de uma comunidade; diminuição da mortalidade em geral, principalmente da infantil; aumento da esperança de vida da população; diminuição da incidência de doenças relacionadas a água; implantação de hábitos de higiene na população;

Importância do sistema de abastecimento de água  Os aspectos sanitário e social facilidade na implantação e melhoria da limpeza pública; facilidade na implantação e melhoria dos sistemas de esgotos sanitários; possibilidade de proporcionar conforto e bem-estar; melhoria das condições de segurança sanitária.

Importância do sistema de abastecimento de água Os aspectos econômicos aumento da vida produtiva dos indivíduos economicamente ativos; diminuição dos gastos particulares e públicos com consultas e internações hospitalares; facilidade para instalações de indústrias, onde a água é utilizada como matéria-prima ou meio e operação; incentivo à indústria turística em localidades com potencialidades para seu desenvolvimento.

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Um sistema de abastecimento de água pode ser concebido para atender a pequenos povoados ou a grandes cidades, variando nas características e no porte de suas instalações.

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA – Partes constituintes Os sistemas de públicos de abastecimento de água são compostos de: MANANCIAL/Captação; Estação elevatória; Adução; Tratamento; Reservatórios; Rede de distribuição; Ligações prediais.

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Tratamento e disposição do lodo Tratamento e disposição de efluente e lodo de ETE Rede coletora de esgotos

SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA O Sistema de Abastecimento de Água representa o "conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água potável de uma comunidade para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros usos".

SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA A Portaria MS no 2914/2011 classifica as instalações para abastecimento de água em duas categorias: Sistema de abastecimento de água : instalação composta por conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, desde a zona de captação até as ligações prediais, destinada à produção e ao fornecimento coletivo de água potável por meio de rede de distribuição.

SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA A Portaria MS no 2914/2011 classifica as instalações para abastecimento de água em duas categorias: Solução alternativa coletiva para consumo humano: Toda modalidade de abastecimento coletivo destinada a fornecer água potável, com captação subterranea ou superficial, com ou sem canalização e sem rede de distribuição (fonte, poço comunitário, distribuição por veículo transportador)

SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Soluções individuais: Não são as mais indicadas Difícil controle. SOLUÇÃO Sistema Público

SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO (Portaria MS no 2914/2011 ): Conjunto de atividades, exercidas regularmente pelo responsável pelo sistema ou por solução alternativa coletiva de abastecimento de água, destinadas a verificar se a água fornecida à população é potável, de forma a assegurar a manutenção desta condição.

VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO: SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO: Conjunto de ações adotadas regularmente pela autoridade de saúde pública para verificar o atendimento a Portaria MS 2914/2011, considerado os aspectos sócioambientais e a realidade local, para avaliar se a água consumida pela população apresenta risco a saúde humana.