Consciência Negra Trabalho de História. Contribuição Cultural O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crítica ao continente africano
Advertisements

AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
Povos Indígenas no Brasil: História, Cultura, Dominação,
HISTÓRIA Professor Balduino.
Com este trabalho vais ficar a conhecer alguns povos que habitaram a Península Ibérica há muitos, muitos nos atrás. Clica no guerreiro para avançar.
Trabalho de geografia Nome:Vitoria E Alessandra
OS INDIO EM Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas.
FABRICIO KAYNAN 7°C TRABALHO DE HISTORIA
como viviam os indios em
Dia Da Consciência Negra Dia 20 De Novembro
Trabalho de Portugues.
Sociedade do açúcar A lavoura canavieira. O reinado do açúcar.
Qual foi a contribuição da África?
Profº:Emerson Corsine
Maria Patricio Gonçalves Nº18 5ºA
Máscaras Africanas.
ARTE AFRICANA.
A REGIONALIZAÇÃO POR CRITÉRIOS SOCIOECONÔMICO 8º ANO
História do Brasil Clique para adicionar texto.
Literatura Informativa
Quantas tribos africanas
Diversidade Cultural.
Cultura Brasileira PROF. JOHNCY DE PÁDUA.
Diáspora Africana e escravidão na América Portuguesa
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA
Trabalho realizado por:
A origem da Cultura Brasileira.
Brasil Colonial.
Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P
Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P
América.
Semana Cultural do Servidor
Cultura Afro - Brasileira
Professora Carol/Geografia
Matrizes Culturais do Brasil Profº Diego Lima Novaes
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
Cultura Afro - Brasileira
AFRODESCENDENTES.
A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
África: Aspectos Naturais.
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Transformações do pensamento sociológico ocidental
Professora Vanessa Martins 8º Anos A e B
Tema: Dia da Consciência Negra
Comercio de Escravos.
PÁGINAS 279 E )SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO.
História cultural dos povos africanos
ORIGEM HUMANA.
Herança Cultural Afro Brasileira
Tema 2:Diversidades étnica,linguística e cultural
Escravidão Brasil Colônia.
E.M. NEIL FIORAVANTI - CAIC ALUNO: JOÃO GABRIEL CABRAL BELINI ANO: 7º B – 2014 DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: IRENE VIANA.
Grandes reinos e impérios
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
História dos Portugueses no Mundo
Rituais Continuação....
Culinária do Brasil.
Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.
DIVERSIDADE CULTURAL ESCOLA : E.M.E.F ANGELO CHIELE
Africanos no Brasil HISTÓRIA 7º ano.
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluno: André. Em cada Cultura, há uma enorme riqueza histórica, que deve ser preservada e valorizada. O “outro” deve ser.
O Brasil colonial A escravidão colonial.
A escravatura.
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
A Arte Naif e o patrimônio cultural Um pouco sobre Ponta Negra Bolsistas: Marcelly e Monique.
QUILOMBOS e QUILOMBOLA
A Europa e o descobrimento da América História da América Latina Professor Renato Carneiro.
Transcrição da apresentação:

Consciência Negra Trabalho de História

Contribuição Cultural O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade. Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Religião O índio e o negro,obrigados à aceitar a religião dos senhores,continuavam a crer nos seu Deuses e,os cultuavam,na clandestinidade.Descobertos,eram castigados severamente,muitos morreram,acusados de mandingas contra a Casa Grande. O índio e o negro,obrigados à aceitar a religião dos senhores,continuavam a crer nos seu Deuses e,os cultuavam,na clandestinidade.Descobertos,eram castigados severamente,muitos morreram,acusados de mandingas contra a Casa Grande.

Lendas A Batalha contra a Morte; Quem perde o corpo é a língua ;O homem-leão e o gado; A menina e o barril; O demônio que engolia vidas;Kigbo e os espíritos do mato; O homem que carrega a morte nas costas; A Viúva Velha; lendas européias como: Vikings, Celtas, Russas, Japonesas. A Batalha contra a Morte; Quem perde o corpo é a língua ;O homem-leão e o gado; A menina e o barril; O demônio que engolia vidas;Kigbo e os espíritos do mato; O homem que carrega a morte nas costas; A Viúva Velha; lendas européias como: Vikings, Celtas, Russas, Japonesas.

Utensílios A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva. Visitando os museus da Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga africana no mundo. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva. Visitando os museus da Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga africana no mundo.ourobronzemarfimmágicasmáscarasmísticorituaisfunerais barrometaismadeiraselvamuseus Europa Ocidentalourobronzemarfimmágicasmáscarasmísticorituaisfunerais barrometaismadeiraselvamuseus Europa Ocidental

Hábitos Culinários Como se sabe, o continente africano é habitado por uma vasta gama de etnias e, portanto, de culturas, as quais, de norte a sul, são marcadas por suas especificidades. A diversidade cultural existente na África reflete-se também nos hábitos alimentares dos africanos e na preparação dos alimentos, ou seja, na culinária africana. Como se sabe, o continente africano é habitado por uma vasta gama de etnias e, portanto, de culturas, as quais, de norte a sul, são marcadas por suas especificidades. A diversidade cultural existente na África reflete-se também nos hábitos alimentares dos africanos e na preparação dos alimentos, ou seja, na culinária africana. Tradicionalmente, esta combina as frutas disponíveis nas localidades, grãos, vegetais, leite e carne. Porém, em algumas regiões do continente, o alimento tradicional predominante deriva do leite, como a coalhada e o soro. Alguns alimentos como o milho, a mandioca e a abóbora, originários da América, foram introduzidos na África pelos europeus, ao longo do século XVI. Lembramos também que as influências das culinárias árabe, asiática e européia se fizeram sentir ao longo da história do continente. Tradicionalmente, esta combina as frutas disponíveis nas localidades, grãos, vegetais, leite e carne. Porém, em algumas regiões do continente, o alimento tradicional predominante deriva do leite, como a coalhada e o soro. Alguns alimentos como o milho, a mandioca e a abóbora, originários da América, foram introduzidos na África pelos europeus, ao longo do século XVI. Lembramos também que as influências das culinárias árabe, asiática e européia se fizeram sentir ao longo da história do continente.

Nomes: Victor e Eduardo. Nomes: Victor e Eduardo. Série: 7 Ano B. Série: 7 Ano B. Nrs°: 07 e 24. Nrs°: 07 e 24.