QUESTÃO AMBIENTAL NO SÉCULO XXI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biosfera e ação humana :atmosfera
Advertisements

O Homem como agente de mudanças ambientais
SLC0597 – Estrutura da Matéria Marcelo Pereira
Aquecimento global Aula n.º5 (90 minutos).
Capítulo 5 Da página 96 a 100 Professora: Maria christina Maio 2010
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Reações químicas.
Por : Paola A. Correa de Paula Julho/04
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> EFEITO ESTUFA É necessário que comecemos a pensar globalmente e agir localmente! Data: 20/03/2010.
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
POLUIÇÃO DO AR.
POLUIÇÃO.
ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente.
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
POLUIÇÃO Prof Edilson Soares
Enfraquecimento da camada do ozono
Alterações climáticas
A camada de ozônio é uma “capa” formada pela concentração do gás Ozônio (O3) na atmosfera terrestre.
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
Palestrante: José Eustáquio Viola
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
AQUECIMENTO GLOBAL POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE:
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Gestão da Qualidade do Ar
QUÍMICA AMBIENTAL Efeito Estufa Chuva Ácida Camada de Ozônio.
O planeta terra está esquentando
As grandes questões ambientais atuais
Dinâmica da Atmosfera.
EFEITO ESTUFA OU CAMADA DE OZÔNIO
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Profª. Andréia 9º Ano Química.
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
Problemas Ambientais Urbanos
PROBLEMAS AMBIENTAIS Turma CIESC Imaculada Conceição REVISTA VIRTUAL SAIR.
A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Os fenômenos climáticos e a interferência humana
POLUIÇÃO SUBSTÂNCIA CERTA + LUGAR ERRADO.
Poluição Prof. Renata Lima.
Constituição do planeta Terra:
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Problemas Ambientais.
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Grandes Problemas ambientais
Química Ambiental Cap.18 Alison H. El Khouri Bessa – 15895
O aquecimento global O aquecimento global é fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, por fatores.
Aquecimento Global.
RISCOS MISTOS ESQUEMATIZAÇÃO
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Dinâmica Climática.
Química ambiental – Problemas ambientais
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – 8º Ano CN
Questão Ambiental Conferências mundiais do meio ambiente:
POLUIÇÃO DO AR AQUECIMENTO GLOBAL.
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
A poluição atmosférica
Fatores de influência climática
Poluição atmosférica.
Alunos: Eduardo F. Sovrani, Gian Carlos Mencatto, Gian Carlos Mencatto, João Vinicius Ferreira, João Vinicius Ferreira, Mario Schepainski Junior. Mario.
O ar A Poluição do ar Os efeitos camada de ozônio Efeito estufa
Ecologia Lívia Piazentin Pola. Poluição  Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar.
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
EFEITO ESTUFA.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

QUESTÃO AMBIENTAL NO SÉCULO XXI Problemas e Soluções

AQUECIMENTO GLOBAL Conceito: É o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra. (Fonte: Significados.com.br) É uma consequência do aumento exagerado do Efeito Estufa (fenômeno natural que se caracteriza pela retenção de parte do calor da radiação solar nas moléculas de gases presentes na atmosfera).

http://www.rudzerhost.com/ambiente/estufa.htm

PRINCIPAIS CAUSAS: Emissão de gases estufa, como o Metano e, principalmente o Dióxido de Carbono. Queimadas na agricultura e incêndios descontrolados nas matas. Usinas termoelétricas. Indústria petroquímica e automobilística. Desmatamento.

BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO O que é a camada de ozônio e sua importância Camada de ozônio é uma área da estratosfera (altas camadas da atmosfera, de 25 a 35 km de altitude) que possui uma elevada concentração de ozônio. Esta camada funciona como uma espécie de "escudo protetor" para o planeta Terra, pois absorve cerca de 98% da radiação ultravioleta de alta frequência emitida pelo Sol. Sem esta camada a vida humana em nosso planeta seria praticamente impossível de existir.  O buraco na camada de ozônio Em 1983, pesquisadores fizeram uma descoberta que gerou muita preocupação: havia um buraco na camada de ozônio na área da estratosfera sobre o território da Antártica. Este buraco era de grandes proporções, pois tinha cerca de 10 milhões de quilômetros quadrados. Na década de 1980 outros buracos de menor proporção foram encontrados em vários pontos da estratosfera. Com o passar do tempo, estes buracos foram crescendo (principalmente o que fica sobre a Antártica), sendo que em setembro de 1992 chegou a totalizar 24,9 milhões de quilômetros quadrados. 

Fonte: http://comeniuscando.blogspot.com.br/

Evolução do Buraco na Camada de Ozônio Fonte: http://comeniuscando.blogspot.com.br/

Causas do buraco na camada de ozônio A principal causa é a reação química dos CFCs (clorofluorcarbonos) com o ozônio. Estes CFCs estão presentes, principalmente, em aerossóis, ar-condicionado, gás de geladeira, espumas plásticas e solventes. Os CFCs entram em processo de decomposição na estratosfera, através da atuação dos raios ultravioletas, quebrando as ligações do ozônio e destruindo suas moléculas.

Consequências: A existência de buracos na camada de ozônio é preocupante, pois a radiação não é absorvida chega ao solo, podendo provocar câncer de pele nas pessoas, pois os raios ultravioletas alteram o DNA das células.

INVERSÃO TÉRMICA Fenômeno provocado pela permanência do ar frio misturado aos gases poluentes próximo à superfície durante a manhã, ou seja, a inversão térmica ocorre quando há uma mudança abrupta de temperatura devido à inversão das camadas de ar frias e quentes.

SMOG – Névoa cinzenta resultante do acúmulo de gases poluentes junto ao ar frio durante o processo de inversão térmica. Fonte: http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/03/1-smog.html

Fonte: http://geoconceicao. blogspot. com

CAUSAS Emissão de gases poluentes, sobretudo pela indústria e pelos escapamentos do automóveis baixa temperatura e dias mais secos Acúmulo de prédios, o que impede a circulação das correntes de ventos

CONSEQUÊNCIAS Aumento da incidência de doenças respiratórias Potencialização das doenças já existentes. Paisagem com smog.

CHUVA ÁCIDA É a chuva carregada de elementos ácidos. Fonte: http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/03/1-chuva-acuda.html

CAUSAS Mistura de gases poluentes no vapor de água ascensão do vapor misturado aos poluentes até áreas mais frias da atmosfera, fato que gera uma reação química que resulta em ácidos nítrico e nitroso.

CONSEQUÊNCIAS Corrosão de estruturas metálicas Acidificação de água represada Comprometimento de lavouras Destruição de áreas verde Degradação do patrimônio histórico e fachada de estruturas prediais

ILHA DE CALOR Fenômeno provocado quando um lugar apresenta temperatura mais elevada em relação a lugares próximos Fonte: http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/03/1-origem-das-ilhas-de-calor-os-grandes.html

CAUSAS Excesso de concreto, vidros espelhados, asfalto e metais, enfim, tudo o que retém calor. CONSEQUÊNCIAS Perde-se qualidade de vida em função da exposição ao calor Aumento nos gastos com refrigeração e hidratação

DESMATAMENTO O desmatamento corresponde a retirada de cobertura vegetal original.

CAUSAS Indústria moveleira Indústria de papel Agricultura Pecuária Expansão urbana

CONSEQUÊNCIAS perdas de biodiversidade degradação do solo aumento da incidência do processo de desertificação Erosões mudanças climáticas e na hidrografia.

É um depósito de lixo a céu aberto DESTINAÇÕES DO LIXO LIXÃO É um depósito de lixo a céu aberto

INCINERAÇÃO É queima do lixo sólido.

ATERRO SANITÁRIO Aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Com capitação e tratamento do chorume, o aterro sanitário é a principal destinação, quanto à proteção do lençol freático.

Fonte: http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res13.html

RECICLAGEM A reciclagem é um processo em que determinados tipos de materiais, cotidianamente reconhecidos como lixo, são reutilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Foto: Wanderson Marques

COMPOSTAGEM A compostagem é o processo de transformação de lixo orgânico em produtos utilizáveis na agricultura, como adubo orgânico. Além disso também proporciona a obtenção de gás metano (combustível).