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CRIATIVIDADE Prof. Marcelo Gitirana Links: http://www.slideshare.net/Siqueira/criatividade-e-inovaao

Fatores da Criatividade Expertise Motivação Habilidades criativas Expertise: Conhecimentos e habilidades. Motivação: Paixão pelo trabalho e prazer na solução de problemas. Habilidades criativas: Flexibilidade, fluência, imaginação, domínio de princípio e técnicas. Conhecimentos e habilidades em um determinado campo.

Conhecimento Matéria-prima da criatividade! Se valer dos conhecimentos existentes e buscar novos conhecimento é um caminho para se obter idéias criativas. E por que não, se valer da criatividade alheia? Buscá-las em patentes!

TRIZ Prof. Marcelo Gitirana Links: http://www.slideshare.net/Siqueira/criatividade-e-inovaao

Soluções Criativas Soluções de compromisso: Soluções criativas: Buscam um meio-termo entre os requisitos conflitantes. Soluções criativas: Atende aos dois parâmetros conflitantes, sem extremismo nem compromisso. Problema: parâmetros contraditórios. Durante a decolagem e aterrissagem de um avião, suas asas precisam ser grandes para lhe garantir estabilidade. Porém, durante o vôo, asas grandes aumentam o atrito com o ar e diminuem a velocidade do avião. A solução de compromisso, asas de tamanho médio, não é revolucionária. É preciso que o avião tenha asas grandes durante a decolagem e aterrissagem e asas pequenas durante o vôo! A contradição se resolve adicionando asas que são expandidas na decolagem e aterragem e recolhidas durante o vôo (Princípio: Separar os requerimentos no tempo). Para fechar determinado medicamento dentro de uma ampola de vidro deve-se aplicar calor de forma a fundir o vidro. Porém, o mesmo calor pode prejudicar a composição química do medicamento. A contradição se resolve aplicando o calor unicamente no extremo superior e colocando a parte inferior da ampola- onde fica o medicamento- imersa num líquido refrigerante como a água. (Princípio: Separar os requerimentos no espaço).

TRIZ Teoria para a Solução Inventiva de Problemas. Embasamento lógico: Genrikh S. Altshuller (ant. URSS – anos 40). Embasamento lógico: Existência de ‘padrões’ entre as patentes de produtos inovadores. Repetição princípios inventivos de solução. -Trabalhava na Marinha da URSS e era, ele próprio, um inventor. -Focalizou não o estudo do processo de solução de problemas ou das personalidades criativas, mas, dos produtos do processo criativo: as patentes. -Procurou definir e analisar os processos envolvidos na obtenção das soluções inventivas contidas nas patentes. -A difusão da TRIZ no Ocidente somente se iniciou em 1990. - Problemas inventivos são um tipo especial de problemas - aqueles que contém contradições.

Princípio Altshuller analisou milhares de patentes na busca por padrões. Trabalhando com profissionais da indústria e academia. 40 ‘princípios inventivos de solução’ para a resolução de conflitos em problemas de projeto. Tais conflitos poderiam ser representados por contradições entre ‘parâmetros de engenharia’ (39, no total) Para cada par de parâmetros de engenharia conflitantes, são sugeridos até 4 ‘princípios inventivos de solução’. -Altshuler examinou mais de 200.000 patentes. -Hoje já temos mais de 2 milhões de patentes analisadas. DESCOBERTAS DE ALTSHULLER Problemas, bem como suas soluções, tendem a repetir-se em diversas áreas e situações tecnológicas Soluções criativas envolvem a resolução de contradições Soluções criativas envolvem o uso de recursos Produtos e processos evoluem A evolução tecnológica segue certos padrões Efeitos geométricos, físicos, químicos e biológicos podem levar à solução de problemas

Processo de Solução do Problema Base de Princípios Inventivos Problema Genérico (contradição) Solução Genérica Princípio Inventivo Idéia Criativa!!! Abstração Particularização Problema Específico Solução Específica Tentativas e Erros

Parâmetros de Engenharia 1 Peso do objeto em movimento 2 Peso do objeto parado 3 Comprimento do objeto em movimento 4 Comprimento do objeto parado 5 Área do objeto em movimento 6 Área do objeto parado 7 Volume do objeto em movimento 8 Volume do objeto parado 9 Velocidade 10 Força 11 Tensão ou pressão 12 Forma 13 Estabilidade da composição 14 Resistência 15 Duração da ação do objeto em movimento 16 Duração da ação do objeto parado 17 Temperatura 18 Brilho 19 Energia gasta pelo objeto em movimento 20 Energia gasta pelo objeto parado 21 Potência 22 Perda de energia 23 Perda de substância 24 Perda de informação 25 Perda de tempo 26 Quantidade de substância 27 Confiabilidade 28 Precisão de medição 29 Precisão de fabricação 30 Fatores externos indesejados atuando no objeto 31 Fatores indesejados causados pelo objeto 32 Manufaturabilidade 33 Conveniência de uso 34 Mantenabilidade 35 Adaptabilidade 36 Complexidade do objeto 37 Complexidade de controle 38 Nível de automação 39 Capacidade ou produtividade  

Princípios Inventivos 1 Segmentação ou fragmentação 2 Remoção ou extração 3 Qualidade localizada 4 Assimetria 5 Consolidação 6 Universalização 7 Aninhamento 8 Contrapeso 9 Compensação prévia 10 Ação prévia 11 Amortecimento prévio 12 Equipotencialidade 13 Inversão 14 Recurvação 15 Dinamização 16 Ação parcial ou excessiva 17 Transição para nova dimensão 18 Vibração mecânica 19 Ação periódica 20 Continuidade da ação útil 21 Aceleração 22 Transformação de prejuízo em lucro 23 Retroalimentação 24 Mediação 25 Auto-serviço 26 Cópia 27 Uso e descarte 28 Substituição de meios mecânicos 29 Construção pneumática ou hidráulica 30 Uso de filmes finos e membranas flexíveis 31 Uso de materiais porosos 32 Mudança de cor 33 Homogeneização 34 Descarte e regeneração 35 Mudança de parâmetros e propriedades 36 Mudança de fase 37 Expansão térmica 38 Uso de oxidantes fortes 39 Uso de atmosferas inertes 40 Uso de materiais compostos

Matriz de Contradições Contradição Parâmetros a afetados negativamente ... Energia gasta pelo objeto em movimento Energia gasta pelo objeto parado Potência Peso do objeto em movimento 35, 12, 34, 21 12, 36, 18, 31 Peso do objeto parado 18, 19, 28, 1 15, 19, 18, 22 Comprimento do objeto em movimento 8, 35, 24 1, 35 Parâmetros a melhorar Princípios inventivos sugeridos 15 – Dinamização 14 – Recurvação 28 – Substituição de meios mecânicos 26 – Construção pneumática ou hidráulica

Exemplo A fim de reduzir o gasto com matéria-prima (aço) na fabricação de uma lata, pretende-se reduzir a sua espessura. Contradição: Diminuir espessura (Comprimento do objeto parado - 4). Manter resistência (resistência -14).

Matriz de Contradições Contradição Parâmetros a afetados negativamente ... Estabilidade da composição (13) Resistência (14) Duração da ação do objeto em movimento (15) Comprimento do objeto em movimento (3) 1, 8, 15, 34 8, 35, 29, 34 19 Comprimento do objeto parado (4) 39, 37, 35 15, 14, 28, 26 Área do objeto em movimento (5) 11, 2, 13, 39 3, 15, 40, 14 6, 3 Parâmetros a melhorar Princípios inventivos sugeridos 15 – Dinamização 14 – Recurvação 28 – Substituição de meios mecânicos 26 – Construção pneumática ou hidráulica

Recurvação

Construção Pneumática

A TRIZ e o Brainstorming Brainstorming (Osborn – anos 30 – Ocidente): Abordagem intuitiva; Quantidade gera qualidade; 1 mais 1 é mais que dois (sinergia); Atraso no julgamento; Divergência seguida de convergência. TRIZ (Altshuller –anos 40 – antiga URSS): Abordagem sistemática; Reaproveitamento de idéias criativas; 39 Parâmetros de Engenharia e 40 Princípios Inventivos; Abstração seguida de particularização