As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º SEMINÁRIO DO I2 BRASIL – INSTITUTO PRÓ-INOVAÇÃO
Advertisements

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Seminário de Mobilização e Produtos de Defesa Câmara dos Deputados Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional Brasília, 26 de Outubro de 2005.
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
3º Seminário Nacional de Educação a Distância – ABED
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
V CINFORM Encontro Nacional de Ciência da Informação
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INDUSTRIAL Manuel Lousada Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior CONFERÊNCIA NACIONAL PREPARATÓRIA.
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
Propriedade Intelectual
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DE FÁRMACOS NO BRASIL
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
Plano Nacional de Cultura
Inovar para sustentar o crescimento
Finalidade e Objetivos: Destina-se a apoiar o desenvolvimento de pesquisas inovadoras sobre problemas importantes em ciência e tecnologia, a serem executadas.
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 Programação Orçamentária 2004 Brasília, 15 de abril de 2004 MINISTRO GUIDO MANTEGA.
PLANOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DAS MACRORREGIÕES SOBRE ÁREA DE INFLUÊNCIA DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES NA AMAZÔNIA Comissão da Amazônia,
Ministério da Cultura.
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Talentos para Inovação
Panorama da Saúde no Brasil
Ministério da Ciência e Tecnologia
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Premissas Dados das Microrregiões.
Benefícios da participação em CGV
Rede SENAI de Construção Civil
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
Oportunidades e desafios no setor farmacêutico
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
INI - NANO VIII REUNIÃO ORDINÁRIA CONSELHO DELIBERATIVO INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO: NANOTECNOLOGIA Diretoria de Inovação 12/09/2006.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
República Federativa do República Federativa do BRASIL BRASIL ‘ FÓRUM DE COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA DE CARNES MDIC/SDP/DEORN.
Parques tecnológicos no Brasil – Estudo, Análise e Proposições ADM 015 Empreendedorismo IV PROFª. MS. ANDRÉA MINEIRO Amanda Oliveira – Ana Alice.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
Elevar a competitividade do setor industrial, desenvolvendo competências por meio da Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos, comprometidos.
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Programa Nacional.
FNE INOVA Ç ÃO Orienta ç ões para o financiamento.
MARANHÃO MARANHÃO. Proposta para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Regional NORDESTE.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC A Política Industrial para o Setor Automotivo Brasília – 23 de novembro de 2011.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
Proposições para o Desenvolvimento da Ciência para a Saúde Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC)
Clique aqui para iniciar!aqui ESC interrompe a apresentação Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão Social Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão.
Alessandro G. Teixeira Presidente Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial: Inovar para competir.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
1 BRASIL AGENDA PARA O SAIR DA CRISE APRESENTAÇÃO Brasília, 2016 Este documento foi desenvolvido tendo como referência a publicação Regulação.
Transcrição da apresentação:

As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência e Tecnologia e o papel esperado pelo Senai Roberto Jaguaribe Secretário de Tecnologia Industrial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 46 o Reunião Nacional de Diretores do SENAI 4 de maio de 2004 Belém, Pará

As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência e Tecnologia e o papel esperado pelo Senai Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência e Tecnologia e o papel esperado pelo Senai Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior DIRETRIZES Aumento da eficiência produtiva Redução da vulnerabilidade externa Estímulo ao investimento e à produtividade Desenvolvimento da base produtiva do futuro

As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência e Tecnologia e o papel esperado pelo Senai LINHAS DE AÇÃO Medidas de modernização industrial Inserção externa Inovação e desenvolvimento tecnológico Incentivo ao investimento Fortalecimento de pequenas e médias empresas Opções estratégicas dos setores tradicionais Valorização dos setores tradicionais Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Semicondutores Software Fármacos e Medicamentos Bens de capital Nanotecnologia Biotecnologia Biomassa Op ç ões Estrat é gicas Portadores de Futuro

As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência e Tecnologia e o papel esperado pelo Senai SÍNTESE Inovação de produto, processo e gestão Integração das ações governamentais e interação com o setor privado e a comunidade cientifica e tecnológica das empresas brasileiras Aumento da eficiência produtiva e da competitividade das empresas brasileiras Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência e Tecnologia e o papel esperado pelo Senai SÍNTESE Capacitação tecnológica do País em áreas de futuro Criação de um ambiente propício ao investimento público e privado Ações coordenadas com os Estados, regiões metropolitanas e governos locais Geração de emprego e renda sustentáveis Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

SENAI Identificar as possíveis intervenções do SENAI em auxílio as políticas públicas As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência e Tecnologia e o papel esperado pelo Senai Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

SENAI - Dimensão Referência em Tecnologia Maior complexo de educação profissional da América Latina 37 milhões de matrículas 60 anos de história programas 765 unidades operacionais As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência e Tecnologia e o papel esperado pelo Senai

SENAI – Tecnologia Industrial Assessoria técnica e tecnológica Pesquisa aplicada Inspeção Design Serviço Laboratorial Informação Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência e Tecnologia e o papel esperado pelo Senai SENAI Àreas de Atuação diretamente relacionadas com a Política Industrial: Automação Industrial Eletro-Eletrônica Informática Metal-Mecânica Química Telecomunicações Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência e Tecnologia e o papel esperado pelo Senai SENAI – Programas de Tecnologia Industrial Programa SENAI da Qualidade Ambiental Programa SENAI de Inovação do Design Programa SENAI da Metrologia e Avaliação da Competitividade Programa Alimentos Seguros Aumento da Competitividade da Média Indústria do Nordeste Alavancagem do Mercoeste Rede de Tecnologias de Gás Natural – ReGás

As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência e Tecnologia e o papel esperado pelo Senai SENAI – Estudos de interesse realizados com a CNI e outros parceiros ABC da Propriedade Industrial - Patentes, Desenho Industrial e Marcas A Importância do Design para sua Empresa A Indústria e a Questão Tecnológica Estudo de Demanda do Setor Privado por Investimentos em Tecnologia Estudo Design para Competitividade: Recomendações para a Política Industrial no Brasil Pesquisa O Estágio Atual da Gestão do Design na Indústria Brasileira Texto para Discussão - Inovação Tecnológica e o Papel do Governo