TUBERCULOSE O que é? Processo de disseminação da tuberculose

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação de AIDS para CIPISTAS
Advertisements

TABAGISMO E DOENÇAS RESPIRATÓRIAS.
SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof.: Gilmar.
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
O que é a SIDA ? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.
Vírus.
Epidemiologia, quadro clínico e diagnóstico da tuberculose.
Autótrofas, Heterótrofas. Anaeróbicas e aeróbicas.
GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
Protozoário flagelado
SISTEMA RESPIRATÓRIO
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
E.E Camilo Bonfim Rubéola
HERPES.
SAÚDE E SOCORRISMO HEPATITE D
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
DENGUE Prof Edilson Soares
Vírus Márcia Regina Garcia.
TUBERCULOSE.
Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07.
Doença de Chagas Tripanossomíase Americana.
DOENÇAS VIRAIS.
ALUNOS: ANDRÉ FELIPE MAGALHÃES GABRIELA SILVA DETRANO RODRIGUES
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
Doenças Bacterianas Carol 1º ano EM.
Ser Seropositivo e ter SIDA: Quais as Diferenças?
Claudio Bortoleto Monique Fontes
Doenças do Sistema Respiratório
Hepatite B Saúde Infantil.
Vamos Falar sobre… SIDA.
Trabalho de Biologia Leishmaniose Colégio Cenecista Catanduvas
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
Vacinação contra gripe
Uso do ar comprimido com segurança jacira. com
Doenças de pele.
Tuberculose.
Informações sobre Hanseníase.
Acelulares; Bem menores que as bactérias; São vistos apenas ao microscópio eletrônico; Formados por uma capsula de proteína envolvendo o material genético.
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS
8º AB (2º Bimestre) SISTEMA RESPIRATÓRIO
Flávia Larissa Leonora Silmara João Plínio
Mycobacterium tuberculosis TUBERCULOSE
“GRIPE” A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade. Classicamente,
Tuberculose.
O QUE É TUBERCULOSE? A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch. Ela é transmitida de uma pessoa para outra pelo ar, quando o doente fala,
Ações de Enfermagem em Saúde Pública
VIVÊNCIA PROFISSIONAL
Doenças Causadas por Bactérias
Tuberculose.
DOENÇAS TRNSMISSIVEIS.
MICROBIOLOGIA E HIGIENE NO REFEITÓRIO
SERVIÇO MÉDICO O que é a gripe suína? FONTE DE PESQUISA Folha Online
INFECÇÃO HOSPITALAR.
Infeções sexualmente transmissíveis
Vacinação.
Ações de controle da tuberculose
Grandes epidemias: um passado presente
Projeto “Driblando a Tuberculose”. Em 1993 OMS declarou Tuberculose Emergência Mundial.
Tuberculose no Brasil.
Micobactérias Laboratório Clínico 4o ano Biomedicina.
GRIPE A (H1N1) Conheça a doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!!
Prevenção contra doenças e gravidez indesejada
MORMO.
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
“New Tactics Against Tuberculosis” by Clifton E. Barry III and Maija S. Cheung André Santos – Miguel Mendes – Pedro Jogo – Sara Pestana.
Transcrição da apresentação:

TUBERCULOSE O que é? Processo de disseminação da tuberculose Doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial o pulmão. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis. Processo de disseminação da tuberculose Apesar de também atingir vários órgãos do corpo, a doença só é transmitida por quem estiver infectado com o bacilo no pulmão. A disseminação acontece pelo ar. O espirro de uma pessoa infectada joga no ar cerca de dois milhões de bacilos. Pela tosse, cerca de 3,5 mil partículas são liberadas. Os bacilos da tuberculose jogados no ar permanacem em suspensão durante horas. Quem respira em um ambiente por onde passou um tuberculoso pode se infectar.

A Tuberculose Pulmonar Processo inflamatório: O indivíduo que entra em contato pela primeira vez com o bacilo de Koch não tem, ainda, resistência natural. Mas adquire. Se o organismo não estiver debilitado, consegue matar o microorganismo antes que este se instale como doença. É, também, estabelecida a proteção contra futuras infecções pelo bacilo. Tuberculose Primária: Após um período de 15 dias, os bacilos passam a se multiplicar facilmente no pulmão, pois ainda não há proteção natural do organismo contra a doença. Se o sistema de defesa não conseguir encurralar o bacilo, instala-se a tuberculose primária, caracterizada por pequenas lesões (nódulos) no pulmão. Caverna Tuberculosa: Com o tempo e sem o tratamento, o avanço da doença começa a provocar sintomas mais graves. De pequenas lesões, os bacilos cavam as chamadas cavernas tuberculosas, no pulmão, que costumam inflamar com freqüência e sangrar. A tosse, nesse caso, não é seca, mas com pus e sangue. É a chamada hemoptise.

Por que no Pulmão? Sintomas: Como o bacilo de Koch se reproduz e desenvolve rapidamente em áreas do corpo com muito oxigênio, o pulmão é o principal órgão atingido pela tuberculose Sintomas: Tosse crônica (o grande marcador da doença é a tosse durante mais de 21 dias); Febre; Suor noturno (que chega a molhar o lençol); Dor no tórax; Perda de peso lenta e progressiva; Quem tem tuberculose não sente fome, fica anoréxico (sem apetite) e com adinamia (sem disposição para nada).

Tuberculose Resistente: Tratamento: A prevenção usual é a vacina BCG, aplicada nos primeiros 30 dias de vida e capaz de proteger contra as formas mais graves da doença. Se houver a contaminação, o tratamento consiste basicamente na combinação de três medicamentos: rifampicina, isoniazida e pirazinamida. O tratamento dura em torno de seis meses. Se o tuberculoso tomar as medicações corretamente, as chances de cura chegam a 95%. É fundamental não interromper o tratamento, mesmo que os sintomas desapareçam. Tuberculose Resistente: Atualmente, consiste na principal preocupação mundial em relação à doença. O abandono do tratamento faz com que os bacilos tornem-se resistentes aos medicamentos e estes deixam de surtir efeito. A tuberculose resistente pode desencadear uma nova onda da doença virtualmente incurável em todo o mundo. 1/3 da população mundial está infectado com o bacilo da tuberculose; 45 milhões de brasileiros estão infectados; 5% a 10% dos infectados contraem a doença; 30 milhões de pessoas no mundo podem morrer da doença nos próximos dez anos; 6 mil brasileiros morrem de tuberculose por ano. Números da Doença: