Projeto conceitual Mostra ao cliente exatamente o que o sistema fará

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Transcrição da apresentação:

Projeto conceitual Mostra ao cliente exatamente o que o sistema fará Respostas de algumas questões: De onde virão os dados? O que acontecerá com os dados no sistema? Qual será a aparência do sistema para os usuários? Que opções serão oferecidas para os usuários? Qual é a seqüência de eventos? Como será a aparência dos relatórios e das telas? Características de um bom projeto conceitual Ser escrito na linguagem do cliente e não conter jargão técnico Descrever as funções do sistema Ser independente da implementação Estar vinculado aos documentos de requisitos Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 5

Projeto técnico Mostra aos programadores o que o sistema fará Inclui: descrição dos principais componentes de hardware e de suas funções hierarquia e funções dos componentes da estrutura de dados de software estrutura de dados e fluxo de dados Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 5

Cinco modos para criar projetos Decomposição modular Decomposição orientada a dados Decomposição orientada a eventos Projeto ‘outside-in’ Projeto orientado a objetos Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 5

Três níveis de projeto Arquitetura: associa as capacidades do sistema com os componentes Projeto de código: envolve algoritmos e estrutura de dados para cada componente Projeto executável: projeto do código em um nível de detalhes ainda inferior, incluindo alocação de memória, formatos de dados, padrões de bits etc. Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 5

Estilos de projeto Pipes and filters Projeto orientado a objetos Chamada implícita Estilo de projeto em camadas Repositórios Interpretadores Controle de processos Cliente-servidor Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 5

Exemplo de chamada implícita Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 5

Exemplo de abstração DO WHILE I is between 1 and (length of L)-1: Set LOW to index of smallest value in L(I), ..., L(length of L) Interchange L(I) and L(LOW) END DO Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 5

Questões na criação do projeto Modularidade e níveis de abstração Projeto colaborativo Projetando a interface com o usuário metáforas, modelo mental, regras de navegação, aspecto e impressão questões culturais preferências do usuário Concorrência Padrões de projeto e reutilização Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 5

Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 5

Características de um bom projeto Independência dos componentes acoplamento coesão Identificação e tratamento da exceção Prevenção de defeitos e tolerância a defeitos ativo passivo Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 5

Técnicas de aprimoramento de projeto Redução da complexidade Projeto por contrato Projeto com construção de protótipo Análise da árvore de defeitos Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 5

Avaliação e validação do projeto Validação matemática Medindo a qualidade do projeto Comparando projetos uma especificação, muitos projetos tabelas de comparação Revisões de projetos Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 5

Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 5

Revisão de projetos Revisão do projeto preliminar reunião com clientes e usuários a fim de validar o projeto conceitual Revisão crítica do projeto apresentar a visão geral do projeto técnico aos desenvolvedores Revisão do projeto do programa Programadores apresentam seus planos sobre seus projetos antes da implementação Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 5

Questões para qualquer revisão de projetos O projeto é uma solução para o problema? O projeto é modular, bem-estruturado e fácil de entender? Alguma coisa pode ser feita para melhorar a estrutura e a facilidade de compreensão do projeto? O projeto pode ser migrado para outras plataformas? O projeto pode ser reutilizado? O projeto é fácil de modificar ou expandir? O projeto permite que os testes sejam realizados com facilidade? O projeto maximiza o desempenho quando apropriado? O projeto reutiliza componentes a partir de outros projetos quando apropriado? Os algoritmos são adequados ou podem ser aprimorados? Se o sistema tiver de ser desenvolvido em fases, as interfaces para as fases são boas o suficiente para que haja uma fácil transição entre as mesmas? O projeto está bem documentado, incluindo as opções de projeto e suas justificativas? O projeto faz referência cruzada dos componentes e dados com os requisitos? O projeto utiliza técnicas apropriadas para o tratamento de defeitos e para evitar a ocorrência de falhas? Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 5

Documentando o projeto justificativas do projeto formatos dos menus e de outras formas de display nas telas interface para uso de pessoas: teclas de função, descrições de tela sensível ao toque, layout de teclados, uso de mouse ou joystick formatos dos relatórios ‘entrada’ de informações: onde os dados se originam, como são formatados e em que mídia são armazenados ‘saída’: para onde os dados são enviados, como são formatados e em que mídia são armazenados características funcionais gerais restrições de desempenho procedimentos de arquivamento abordagem de tratamento de defeitos Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 5

Exemplo de sistema de informação Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 5