DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DE SAÚDE DO TERRITÓRIO JESUS DE NAZARETH

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Advertisements

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL TERRITÓRIO SÃO PEDRO V
Ações Estratégicas na Atenção Básica
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Políticas de Segurança Pública
Realidade dos Centros Urbanos
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Especialização em Estratégia saúde da Família Universidade Federal do Espírito Santo Centro de ciência da saúde Programa de pós graduação em saúde coletiva.
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO TERRITÓRIO DA USF CONSOLAÇÃO
Especialização em Estratégia Saúde da Família Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós graduação em Saúde Coletiva.
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL : TERRITÓRIO ILHA DO PRÍNCIPE
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Gerência de Núcleo de Promoção da Saúde Dia 6 de abril de 2009.
1.
Irecê Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SERRINHA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
11º Congresso Panamericano de Enfermeria
PROMOÇÃO DA SAÚDE.
Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Saúde Coordenação de Saúde AP 5.III Posto de Saúde Prof. Sávio Antunes PSF Antares.
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
O IPVS e a experiência da Fundação Seade
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
O desafio do trabalho em “rede”
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Atenção Básica em Saúde
“REPENSANDO A ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO BÁSICA” JAIRO ALTAIR GEORGETTI COSEMS - SP Praia Grande, 22 de Novembro de 2007.
3º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Coordenador(a): Drª Valéria S. Faganello Madureira Equipe: Drª Mariestela Stamm Drª Vilma Beltrame MSc Ivete T.R. Dal Bello MSc Ana Maria Cisotto Weihermann.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
Conselho Local de Saúde USF SANTA CLARA
PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO Administração Popular Secretaria Municipal da Saúde Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Território É mais que uma área geográfica é um espaço social em permanente construção com um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
Apresentação Diagnóstico Social
DIAGNÓSTICO DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO DO TERRITÓRIO LAGOA DA CONCEIÇÃO Ana Paula Gonçalves1, Elisa Kappel1, Mariana Girardi1, Mariana.
DIAGNÓSTICO DA FAZENDA RIO TAVARES Aline Cardozo¹, Amanda Corrêa Martins¹, Cleiton Oliveira¹, Dalvan Antônio de Campos¹, Iana Bárbara Ramalho Faria ¹,
Estratégia de Saúde da Família
APRESENTAÇÃO SEMANA DO BEBÊ 2010
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Luciana Tolstenko Nogueira
Centro de Referência de Assistência Social
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
Associação Brasileira
PSF como Porta de Entrada do SUS
Dra. Luciana Laureano Paiva – Curso de Fisioterapia UFRGS Dra. Cristianne Maria Famer Rocha – Curso de Saúde Coletiva UFRGS Abril, 2014.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 1: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
Fontes de Dados Demográficos São José dos Campos 7 de maio de 2007 Ricardo Ojima Conceitos fundamentais e formas de acesso.
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
Principais Desafios : Gravidez na Adolescência Acesso à Educação Infantil Selo em Minas Gerais.
Campo Grande - Cidade Morena. 12ª REUNIÃO DO 01 e 02 de Junho de 2016.
Transcrição da apresentação:

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DE SAÚDE DO TERRITÓRIO JESUS DE NAZARETH UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE SAÚDE GERÊNCIA DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM SAÚDE DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DE SAÚDE DO TERRITÓRIO JESUS DE NAZARETH Ana Paula Silva Campana Magalhães Elyzabeth Falk Zanello Luciana Correa Miranda Malini

JESUS DE NAZARETH Constituído por um único morro com 270.430m2, cujo acesso se dá através de escadarias e vielas. Fácil acesso a locais de concentração de atividade comercial, financeira, administrativa e educacional. A área do bairro é delimitada pela Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, às margens da baía de Vitória, cercado pelas comunidades de Bento Ferreira e Praia do Suá.

ASPECTOS HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS FONTE: Acervo da USF Jesus de Nazareth

Unidade de Saúde da Família Jesus de Nazareth FONTE: Acervo da USF Jesus de Nazareth

ASPECTOS DEMOGRÁFICOS PIRÂMIDE POPULACIONAL DO TERRITÓRIO DE JESUS DE NAZARETH, 2009 Fonte: SEMUS/CIS População da área de abrangência: 3.695. (1,15% da população do município)

ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS MORTALIDADE PELAS PRINCIPAIS CAUSAS NO TERRITÓRIO DE JESUS DE NAZARETH, 2009. Fonte: SEMUS/GVS/CVE - SIM Taxa de mortalidade geral: 2,16 por mil. Taxa de mortalidade infantil: 14,7 por mil.

ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS E CULTURAIS FONTE: Acervo da USF Jesus de Nazareth

SÓCIO-ECONÔMICOS E CULTURAIS CONTRASTES... SÓCIO-ECONÔMICOS E CULTURAIS FONTE: Acervo da USF Jesus de Nazareth

CONDIÇÕES AMBIENTAIS

REDES SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Unidade de Saúde da Família Jesus de Nazareth FONTE: Acervo da USF Jesus de Nazareth

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA USF JESUS DE NAZARETH Distribuição dos procedimentos, por grupo, registrados na US Jesus de Nazareth, 2009. Fonte: SEMUS/CI/PAS

ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE DE SAÚDE

GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

CONSIDERAÇÕES FINAIS Desafios: Melhorar a compreensão da Estratégia Saúde da Família; Estimular a participação nas ações de prevenção e promoção à saúde; Motivar a participação social da comunidade; Diminuir o número de faltas aos agendamentos; Aprimorar o fluxo de atendimento para marcação às especialidades e exames de alta complexidade.

Seja você mesmo a mudança que está querendo criar. Mahatma Ghandi