E.E.BrazSinigáglia Batayporã / MS 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portefólio eb1 da Ruvina- Turma II
Advertisements

PRIMEIROS SOCORROS WILLIAN VIEIRA DE SOUZA TEC. ENFERMAGEM.
Primeiros Socorros Conceito:
Segurança Vidrarias Prof. Dr. Fernando Cruz Barbieri
Tipos de acidentes e procedimentos
Professor Marco Antonio Vieira Módulo II aula IV.
COBRAS VENENOSAS E NÃO VENENOSAS Prof. Evandro Marques
E.E Braz Sinigáglia Batayporã / MS 2009.
PRIMEIROS SOCORROS CONHECIMENTOS BÁSICOS.
PROF RENATA DE SOUZA ZANATELLI
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
HEMORRAGIAS Hemorragia interna
QUEIMADURAS.
PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
Procedimentos de Urgência em Acidentes Oculares
Noções de Primeiros Socorros
INSOLAÇÃO E INTERMAÇÃO
Ministério de Mulheres
RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR
Alexandra Medeiros Karla Roseanny Leiliane Larissa lily Cristiane
Segurança no Laboratório
CHOQUE Choque é a situação de falência do sistema cardiocirculatório em manter a distribuição de sangue oxigenado para os tecidos. Tratar-se de uma condição.
Afogamento.
JÚLIA DE CARVALHO LOPES PET MEDICINA – UFBA
ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS
ABORDAGEM INICIAL
Primeiros socorros Queimaduras domésticas
Liga Pernambucana de Emergências Projeto de Extensão
QUEIMADURAS ACIDENTE PROVOCADO POR AGENTES QUÍMICOS, FÍSICOS E POR ELETRICIDADE LESANDO A PELE EM EXTENSÃO E PROFUNDIDADE.
Desmaios os síncopes.
PRIMEIROS SOCORROS.
Afogamento.
Entorses, Luxações e Fraturas
QUEIMADURAS Aulas P.S. 3° col. Turismo.
QUEIMADURA.
Primeiro ano Maio / 2009 Carol pRIMEIROS SOCORROS.
Sabias que... Na escola ou em casa, por vezes, sofremos pequenos acidentes que provocam ferimentos que necessitam de ser tratados com urgência? Pois é...
SÉRIE DE SAÚDE.
Prof. Erika Meirelles de Castro
Feridas e Escoriações Princípios de Actuação
CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS.
Sinais vitais nos primeiros socorros
Trauma no Esporte Ac. Márcio Custódio Borges.
ACIDENTES DOMESTICOS COMO EVITA-LOS.
TRÂNSITO O trânsito é um local de grande incidência de lesões por acidente sendo praticamente todas elas evitáveis com medidas mais cuidadosas e com lesões.
Cuidados com os medicamentos:
Os primeiros socorros são apenas a primeira ajuda a ser dada ao ferido
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
Carvão Um remédio da natureza.
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
Acidentes Oculares Domésticos
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Disciplina: Primeiros socorros Queimaduras e choque elétrico
LATAPH Trauma no esporte Ac. Leonardo Teixeira de Melo
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
AGENTES LESIVOS DE NATUREZA TERMICA FRIO CALOR.
CHOQUE ELÉTRICO resista ao impulso de correr até seu colega
Primeiros socorros Esta apresentação demonstra as novas capacidades do PowerPoint, sendo melhor visualizada na Apresentação.
Cuidados a ter com a nossa pele
QUEIMADURAS FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO
CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sondagem: Inserir uma imagem para fazer os conhecimentos prévios dos alunos. (questionamentos). Problematização: Quais são os riscos.
PRIMEIROS SOCORROS Como agir em situações de emergência
EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência
Transcrição da apresentação:

E.E.BrazSinigáglia Batayporã / MS 2009

PROJETO PRIMEIROS SOCORROS ESTUDANTE: MAIARA FARIAS PROFESSORAS: CIDA NASCIMENTO e MARIA DE LOURDES. DISCIPLINA: CIÊNCIAS ANO: 5°B PERIODO:MATUTINO :

FRATURAS O primeiro socorro consiste apenas em impedir o deslocamento das partes fraturadas, evitando maiores danos. - Fechadas - Expostas - NÃO FAÇA: NÃO DESLOQUE OU ARRASTE A VÍTIMA ATÉ QUE A REGIÃO SUSPEITA DE FRATURA TENHA SIDO IMOBILIZADA, A MENOS QUE HAJA EMINENTE PERIGO. (EXPLOSÕES OU TRÂNSITO).

QUANDO O CORPO ENTRA EM CONTATO COM: QUEIMADURAS Toda e qualquer lesao decorrente da acao do calor sobre o organismo e uma queimadura. QUANDO O CORPO ENTRA EM CONTATO COM: - Chama, brasa ou fogo - Vapores quentes - Liquidos ferventes - Solidos super aquecidos ou incandescentes - Substancias quimicas - Emanacoes radioativas - Radiacoes infra-vermelhas e ultra violetas - Eletricidade. Uma pessoa com 25% do corpo queimado esta sujeita a "Choque de queimadura" e pode morrer se nao receber imediatamente os primeiros socorros. QUEIMADURAS

PEQUENA QUEIMADURA - a que atinge menos de 10% do corpo 1º GRAU - ex: raios solares 2º GRAU - formacao de bolhas na area atingida 3º GRAU - atinge tecidos mais profundos IMPORTANTE: O RISCO DE VIDA - (GRAVIDADE) ESTA NA EXTENSAO DA SUPERFICIE ATINGIDA DEVIDO AO ESTADO DE CHOQUE E CONTAMINACAO DA AREA (INFECCAO BACTERIANA). Procedimentos: Visa prevenir o estado de choque e contaminacao. NÃO FACA: NAO FURE AS BOLHAS, EVITE TOCAR A AREA QUEIMADA QUEIMADURAS QUÍMICAS (Acidos - soda caustica, outros produtos quimicos)‏ - Pequenas - Lavar o local com agua corrente. - Extensas - Retirar toda a roupa atingida e lavar abundantemente com agua a regiÃo.

- Lavar os olhos com soro fisiologico. NÃO FAÇA: NAO APLIQUE UNGUENTOS, GRAXAS, BICARBONATO DE SODIO OU OUTRAS SUBSTANCIAS EM QUEIMADURAS. NAO RETIRE CORPOS ESTRANHOS OU GRAXAS DAS LESOES. NAO FURE AS BOLHAS EXISTENTES. NAO TOQUE COM AS MAOS A AREA AFETADA. UM CASO MUITO ESPECIAL: QUEIMADURA NOS OLHOS - Lavar os olhos com soro fisiologico. - Vendar os olhos com gaze umedecida. - Levar ao medico com urgencia.

Picada de cobras Procedimentos:conhece cobras, leve, se possivel, a cobra Ate 30 minutos as medidas sao eficazes, se voce nao causadora do acidente (viva ou morta) para identificacao. O soro anti-ofidico polivalente pode ser usado com vantagens, quando a cobra for cascavel, jararaca, urutu, jararacucu, cotiara.

Diferencas entre venenosos e nao venenosos: VENENOSOS - Fosseta lacrimal, cabeca triangular, olhos pequenos, cauda afinando abruptamente, escamas com desenhos irregulares, 02 presas no maxilar superior. NAO VENENOSOS - Cabeca arredondada, olhos grandes, cauda longa e afinando gradativamente, dentes pequenos e mais ou menos iguais, nao tem fosseta lacrimal.

entoxicacão grave causada por produtos nocivos ao organismo (drogas, gases, ervas venenosas, produtos quimicos, comidas diferentes, etc.) Ligue para C.C.I. (CENTRO DE CONTROLE DE INTOXICACOES) Fone: 275-5311. SINAIS E SINTOMAS - Halito caracteristico, observar cor

- De o Antidoto Universal: 02 PARTES DE TORRADAS QUEIMADAS A - VENENOS INGERIDOS - Provoque o vomito. - De o Antidoto Universal: 02 PARTES DE TORRADAS QUEIMADAS 01 PARTE DE LEITE DE MAGNESIA 01 PARTE DE CHA FORTE

-Mantenha a vitima agasalhada. Procedimentos: -Mantenha a vitima agasalhada. -Respiracao de Socorro (metodo Sylvester). -Leve ao medico ou Hospital o recipiente com restos do veneno ou o rotulo. Ao ligar para o C.C.I. tenha todos os dados da ocorrencia: hora da ingestao, idade da vitima, como ela se encontra no momento e se possivel o nome do produto ingerido nao se esquecer de caneta e um papel para anotar possiveis condutas imediatas a serem feitas.

ENVENENAMENTO ATRAVÉS DA PELE CONTAMINAÇÃO DOS OLHOS VENENOS ASPIRADOS - Palidez de pele, cianose de labios, falta de ar, perda dos sentidos. Procedimentos: - Areje o ambiente. - Aplique respiracao pelo metodo de Sylvester. - Remova imediatamente para um Hospital. ENVENENAMENTO ATRAVÉS DA PELE - Lavar abundantemente por 15 minutos em agua corrente. CONTAMINAÇÃO DOS OLHOS - Lave com agua ou soro fisiologico mantendo as palpebras abertas ate chegar ao Hospital.

NÃO TENTE RETIRAR FARPAS, VIDROS OU PARTICULAS DE METAL DO FERIMENTO. LEVES OU SUPERFICIAIS Procedimentos: Faca limpeza do local com soro fisiologico ou agua corrente, curativo com mercurio cromo ou iodo e cubra o ferimento com gaze ou pano limpo, encaminhando a vitima ao pronto Socorro ou UBS. NÃO TENTE RETIRAR FARPAS, VIDROS OU PARTICULAS DE METAL DO FERIMENTO. Ferimentos

Desmaio Conceito: É a diminuição da circulação e oxigenação cerebral. Causas: Ambientes com muitas pessoas, sem uma adequada ventilação Emoções fortes Fome Insolação Inadequado recebimento de circulação e oxigênio no cérebro Dor intensa Outras causas Sinais e Sintomas: Palidez (pele descorada) Pulso rápido e fraco Sudorese (suor) Perda dos sentidos

Afogamento Afogamento é a asfixia gerada por aspiração de líquido de qualquer natureza que venha a inundar o aparelho respiratório. Haverá suspensão da troca ideal de oxigênio e gás carbônico pelo organismo. -------------------------------------------------------------------------------- SINAIS E SINTOMAS Em um quadro geral pode haver hipotermia (baixa temperatura corporal), náuseas, vômito, distensão abdominal, tremores , cefaléia (dor de cabeça), mal estar, cansaço, dores musculares. Em casos especiais pode haver apnéia (parada respiratória), ou ainda, uma parada cárdio-respiratória

PREVENÇÃO Para bebês- Estes nunca devem ser deixados sozinhos no banho ou próximo a qualquer superfície líquida. Para crianças- Além dos cuidados anteriores deve-se estimulá-las a assumir responsabilidade por sua própria segurança. Elas devem aprender a nadar e a boiar e devem compreender que não devem entrar em águas perigosas. Saltos de trampolim são extremamente perigosos. Para adultos- Estes devem ter noções sobre as suas limitações principalmente quando suas funções normais estiverem comprometidas devido ao manuseio de drogas, sejam elas medicamentos ou bebidas. Evitar nadar sozinho em áreas não supervisionadas ou em áreas onde as condições do meio líquido sejam desconhecidas. Qualquer nadador deve estar apto a nadar diagonalmente a uma corrente que o pegou e não contra a mesma , se não conseguir escapar deve chamar por socorro. "NUNCA SE DEVE FINGIR ESTAR PRECISANDO DE SOCORRO"

Referências Bibliográficas da internet: Disponível em.<http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/cprv/socorros.asp#Lesoes >. Acesso 11/2009 Disponível em.<http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/cprv/socorros.asp#Queimaduras >. Acesso 11/2009 Disponível em.< http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/cprv/socorros.asp >. Acesso 11/2009 Disponível em.<http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/cprv/socorros.asp#Envenenamento >. Acesso 11/2009 Disponível em.<http://www.drgate.com.br/almanaque/1socorros/desmaio.htm >. Acesso 11/2009 Disponível em.< http://www.bombeirosemergencia.com.br/afogamento.htm >. Acesso 11/2009 Todas as informações e imagens contidas neste trabalho foram retiradas da internet.