Objetivo Geral Promover a qualidade de vida, bem-estar e autonomia da gestante através de ações multidisciplinares. Troca de experiências e informações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promoção de saúde na comunidade surda – A importância de uma alimentação balanceada para um estilo de vida saudável Aline Domingues Barreto1, Bárbara Pereira.
Advertisements

Assistência a Saúde da Mulher
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
Mulheres e Aids: Desafios para os Serviços de Saúde São Paulo, 27 de Julho de 2001 Apoio: Ministério da Saúde - Coordenação Nacional de DST e Aids.
Psicoterapia das Artes Criativas e Gestação
A Estrutura do Pequeno Grupo na Igreja
Estado de Santa Catarina
Puerpério e cuidados com o bebê
ALEITAMENTO MATERNO 1º TEN BM MENDONÇA.
Fisioterapia no Pré Natal , Parto e Puerpério
Neonatologia Aleitamento Materno
Exame clínico, diagnóstico e
Oral Vip Bebê Clínica.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANTÔNIO CARLOS
A CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA NO ALEITAMENTO MATERNO – EDUCAÇÃO EM SAÚDE Milena do Carmo Araújo 2011.
Amamentação / Alimentação
ACONSELHAMENTO EM DST, HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS
Hospital Guilherme Álvaro Santos
8, 15 e 22 de Outubro de 2011.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Serviços de Saúde
INICIATIVA “HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA”
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
Diagnóstico Precoce da Paralisia Cerebral
Baixa Produção de Leite
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Programa Gestante A gestação compreende um período especial na vida da mulher, uma vez que seu organismo passa por várias modificações a fim de permitir.
ROTARY CLUBE CAMPO LIMPO PAULISTA E CASA DA AMIZADE
Projeto Aleitamento Materno na Escola Educando para a Vida
À espera do bebê Grupo de Adolescentes Gestantes Curitiba, 22 de março de 2010.
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
INDICADORES DO ALEITAMENTO MATERNO EM DUAS COMUNIDADES DO MUNICÍPIO DA PALHOÇA, SC. Nutrição e Saúde Materno Infantil ¹Camila Ribeiro Borges, ²André Luiz.
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
SEAC - ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL À DISTÂNCIA CURSO ASB – AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL PROFESSOR: FÁBIO CRISTIANO ALUNA: ROSELI AP. BRISIDA DISCIPLINA:
Auxiliar em Saúde Bucal - EAD
PROGRAMA FILHOS DE TRÊS BARRAS DO PARANÁ
As políticas de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente
Núcleo de Saúde da Mulher Gerência de Ações Programáticas
Seção 5: Práticas de parto e aleitamento materno
SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS
Promovendo o Aleitamento Materno Durante e Após a Gravidez
A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Educação Sexual A sexualidade sempre foi um tema de difícil discussão, sobretudo para adolescentes. A curiosidade, a descoberta das diferenças no próprio.
CD - CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO: CUIDANDO E PROMOVENDO A SAÚDE DA CRIANÇA Daniele da Silva Macêdo 1 Pâmela Katherine Nelson Campero 1 Cecília Olívia.
PREVENÇÃO NA SAÚDE DA MULHER
Profª Mônica I. Wingert Turma 301
PRIMEIRA SEMANA SAÚDE INTEGRAL
Parto Cesária.
Programa de atenção a saúde do Adolescente
Organograma SRH SRH DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL - DAPE DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS - DIDEP ASSESSORIA.
Maria Lenin Ortega Alvarez MAIS MÉDICOS 2015
Passo 1: Incentivar a participação do parceiro ou futuro pai nas consultas de pré-natal e atividades educativas, onde poderá tirar dúvidas e se preparar.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
COMO TORNAR SEU HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA Instituto de Saúde CIP/SES-SP 1 2.
HIGIENE ORAL DO BEBÊ Dra. Andréia Stankiewicz – CROSP F: (18) /
FSP 2015 Sandra Regina de Souza Denise Niy Simone Grilo Diniz Sandra Regina de Souza Denise Niy Simone Grilo Diniz.
A HORA DOURADA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Natália Miranda Monteiro Enfermeira Residente de Enfermagem Obstétrica da UFAM.
Rua Heitor Penteado, Sumarezinho - São Paulo/SP - CEP – Fs e
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

Objetivo Geral Promover a qualidade de vida, bem-estar e autonomia da gestante através de ações multidisciplinares. Troca de experiências e informações entre os participantes e os profissionais de saúde.

Metodologia As ações do projeto serão divididas em 10 módulos, com freqüência semanal, que terão a duração de uma hora e trinta minutos, sendo os trinta minutos iniciais dedicados a fisioterapia com atividades físicas monitoradas específicas para o parto, e o restante com os temas estabelecidos no cronograma (palestras, dinâmicas, filmes, debates, e discussões); Realizar, ao final de cada módulo, a avaliação de satisfação do usuário quanto às atividades oferecidas, as críticas e sugestões.

Módulo de fisioterapia Proporcionar conscientização e condicionamento da musculatura do assoalho pélvico, prevenindo prolapsos e incontinência urinária. Orientar posturas adequadas para as AVDs; Ensinar a gestante a reconhecer a fadiga como um sinal importante de superatividade; Ensinar posições que podem ser usadas para o trabalho de parto; Treinar técnicas de relaxamento; Facilitar a recuperação pós-parto.

Módulo 2 – Nutrição gestacional A alimentação balanceada e equilibrada durante a gravidez, tem por finalidade manter o organismo da mãe saudável, de formar e desenvolver o bebê, armazenar nutrientes para a fase de amamentação e nos primeiros meses de vida do bebê. Módulo 1 – Acolhida Acolhida Apresentação Avaliação fisioterápica Avaliação nutricional

Módulo 3 - Alterações gravídicas Objetivo do módulo: orientar a gestante quanto as modificações tanto físicas como psíquicas, que começam na primeira semana de gestação e continuam durante todo o período gestacional. Módulo 4 – Aspectos psicológicos da gestante Despertar para as mudanças e conflitos biopsicosociais, e levar a reflexão de estratégias que possam ajudar a superar os conflitos da melhor forma possível.

Módulo 6- aleitamento materno/nutrição na lactação Orientar quanto as vantagens do Aleitamento Materno; Preparo dos mamilos no pré-natal A pega e as posições corretas para a amamentação; Ordenha e armazenamento do leite; Módulo 5 - Minimizando riscos Planejamento Familiar: Principais riscos na gestação: DST/HIV

Módulo 7- Tipos de parto Objetivos: Orientar quanto aos tipos de parto existentes, com ênfase ao trabalho de parto normal e seus estágios Módulo 8 - Saúde bucal Objetivo: Oferecer orientações para as gestantes, que possibilitem a prevenção de problemas bucais durante a gravidez e para o bebê.

Módulo 9 - Cuidados com o bebê Módulo 10 - Fonoaudiologia para bebê Objetivos: Realizar prática dos cuidados necessários com o recém-nascido, como banho, troca de fraldas. Estreitar vínculo mãe bebê Prática de Shantalla Módulo 10 - Fonoaudiologia para bebê Objetivos: Informar e orientar as futuras mães sobre o desenvolvimento normal da fala e linguagem na infância.

Encontrão pós parto Objetivo: Confraternização entre gestantes e seus bebês. Realização de prática na cozinha experimental da Pastoral da Criança de receitas úteis as mães. Abordar o tema alimentação complementar após o 6º mês do bebê. Esclarecer dúvidas que possam ter surgido no pós parto.

CRONOGRAMA DOS MÓDULOS PROGRAMA Módulo 1 • Apresentação e acolhida. (Avaliação Nutricional e Física). Módulo 2 • Aspectos Psicológicos. Módulo 3 • Nutrição no período gestacional e Lactação. Módulo 4 • Alterações Gravídicas. Módulo 5 • Minimizando riscos. • Planejamento Familiar. Módulo 6 • Aleitamento Materno. • Aspectos psicológicos na amamentação. Módulo 7 • Orientação sobre os tipos de Parto. • Vídeo do Hospital. Módulo 8 • Saúde Bucal. Módulo 9 • Cuidados com o Bebê. Módulo 10 • Fonoaudiologia para o Bebê e na Infância. Módulo 11 • Prevenção de doenças mentais na gestação. Módulo 12 • Pastoral da Criança.