Causas de Infertilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Morfofisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Advertisements

A Gravidez Precoce Joana Alves Nº15 9ºE Nádia Martins Nº19 9ºE.
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
BIOLOGIA Prof. Fábio Guerra Sexualidade e Reprodução Humana.
PÂNCREAS E GÔNADAS.
REPRODUÇÃO HUMANA Objetivos:
REPRODUÇÃO HUMANA CICLO HORMONAL OVULAÇÃO MENSTRUAÇÃO GRAVIDEZ PARTO.
CICLO MENSTRUAL HORMÔNIOS
INFERTILIDADE MASCULINA
Unidade 1 REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE
Sistema Reprodutor Feminino
Métodos contraceptivos
Sistema Reprodutor/Sistema Genital
Infertilidade Humana e Reprodução Medicamente Assistida
Transmissão da vida.
Reprodução.
Ciências Naturais 9º ano ________________________
"Manipulação da fertilidade"
Métodos contraceptivos
Anatomia do Sistema Reprodutor Gametogénese
Sistema Reprodutor.
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
Ciências Naturais 9ºAno
Reprodução e Sexualidade
Reprodução humana.
Biologia Fecundação “in vitro”.
Métodos anticoncepcionais
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
SISTEMA REPRODUTOR.
REPRODUÇÃO Definição: capacidade que um ser vivo apresenta de gerar outro ser SEXO: troca de material genético.
Concepção uma nova vida
Infertilidade feminina
Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral.
Unidade 1 – Reprodução Humana e Fertilidade
CONTROLAR O VOLUME E A COMPOSIÇÃO DO SANGUE
INFERTILIDADE CONJUGAL
CICLO MENSTRUAL Profª. Dera Bastos 1.
Transmissão da vida.
PATOLOGIAS DOS APARELHOS REPRODUTORES
Clinica Dale 20 anos.
A adolescência e a sexualidade
O sistema reprodutor Esquema e ideias-chave
Biologia 12 Unidade 1 – Reprodução Humana e Fertilidade 1 Magda Charrua 2011/2012 Biologia 12º ano.
O SISTEMA REPRODUTOR 8º ano Professor Léo.
Pílula do dia seguinte e interrupção voluntária da gravidez.
Ciências Naturais – 9.o ano
Desenvolvimento Embrionário E Gestação
 Formação de quistos que impedem a formação de oócitos maduros ou mesmo a ovulação. Devido aos níveis hormonais, estes crescem, ocupando o espaço.
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas
*Sistema Reprodutor* Função: garantir a perpetuação da espécie, ou seja, não deixar a espécie entrar em extinção. Temos 2 tipos: Sistema reprodutor feminino.
DIU Espermicidas “Pílula do dia seguinte” Aparelho pequeno e flexível em forma de T ou arco que se insere ao nível do útero tendo como função alterar.
dos órgãos reprodutores
Aparelho Reprodutor Feminino
Gônadas TESTÍCULOS OVÁRIOS
Ciclos sexuais femininos
Métodos Contracetivos Não Naturais Químicos
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Transcrição da apresentação:

Causas de Infertilidade Escola Secundária de Casquilhos Causas de Infertilidade ? Trabalho Realizado por: - Ana Sofia Reimão Nº2; Sara Isabel Santos Nº13; - Sofia Alexandra Morais Nº14. ? ?

INFERTILIDADE Incapacidade de conceber uma criança após um ano de actividade sexual regular e sem uso de contraceptivos. ESTERILIDADE, Pois esta, é uma condição irreversível que impede a concepção, o que leva a uma total incapacidade de gerar filhos biológicos.

SUBFERTILIDADE Este termo é aplicado a casais que conseguem conceber naturalmente, mas que, para tal, necessitam de um período de tempo mais longo do que usual.

♂ ♀ INCIDÊNCIAS 30% - Factores Femininos 30% - Factores masculinos 30% - Factores Femininos e masculinos 10% - Infertilidade sem causa aparente ♀ ♂

GRAU A infertilidade pode ser primária ou secundária: - Infertilidade Primária: O casal nunca conseguiu uma gravidez. - Infertilidade Secundária: O casal já teve uma gestação anterior.

INFERTILIDADE MASCULINA CAUSA: Ausência de espermatozóides (azoospermia) ou quantidade reduzida de espermatozóides (oligospermia). O número médio de espermatozóides por ml de esperma é 120 000 000. Uma contagem de espermatozóides inferior a 20 000 000 por ml causa infertilidade.

DEVIDO A: Disfunções Hormonais Secreção reduzida das hormonas hipofisárias LH e FSH ou de testosterona.

DEVIDO A: Temperatura elevada durante a espermatogénese Criptorquidismo – Os testículos não descem para dentro da bolsa escrotal e permanecem no abdómen. O epitélio tubular degenera e os testículos são incapazes de formar espermatozóides.  

DEVIDO A: Temperatura elevada durante a espermatogénese Veia Varicosa (dilatação de uma veia do cordão espermático que provem do Testículo) no escroto. Produz calor e impede a maturação dos espermatozóides.

DEVIDO A: Doenças e infecções Certas doenças causam a destruição do epitélio dos túbulos seminíferos. Ex. Papeira e algumas doenças de transmissão sexual. Gonorreia Herpes Genital Papeira

DEVIDO A: Drogas e Radiações   Cocaína, marijuana, arsénico, tabaco, chumbo, quimioterapia, alguns antibióticos e esteróides.

DEVIDO A: Causas genéticas   Delecção (perda de um segmento de um cromossoma) do cromossoma y que removem genes cujos produtos controlam a espermatogénese, ou mutações nos genes.

Um Exemplo… A Síndrome de klinefelter Homem com um cromossoma X extra

INFERTILIDADE MASCULINA CAUSA: Imobilidade dos Espermatozóides

DEVIDO A: Anormalidade morfológica   Os espermatozóides apresentam características morfológicas anormais que impedem a sua mobilidade. Álcool

DEVIDO A: Presença de leucócitos no esperma Os leucócitos - Produzem compostos tóxicos que se ligam à membrana citoplasmática dos espermatozóides; - Destroem enzimas essenciais às reacções de produção de ATP, e o espermatozóide deixa de ter “força” para se mover.

INFERTILIDADE MASCULINA CAUSA: Anomalias nos espermatozóides (teratospermia) Normal Anormais

DEVIDO A: - Pode ser provocada por raios X, reacções alérgicas e alguns agentes anti-espermáticos. - Alteração física dos espermatozóides. Que dificultam a fecundação, tornando-a quase impossível.

INFERTILIDADE MASCULINA CAUSA: Impotência/ disfunção eréctil

DEVIDO A: - Incapacidade para conseguir erecção. - Alterações do fluxo sanguíneo. - Perturbações dos impulsos nervosos. - Determinadas substâncias. - Desequilíbrios hormonais.

INFERTILIDADE FEMININA CAUSA: Falta de ovulação

DEVIDO A: Disfunções Hormonais   - Secreção insuficiente das hormonas (FSH, LH que vai segregar estrogénios e progesterona); - Excesso de produção de prolactina; - Utilização de medicamento à base de esteroídes, como a cortisona.

DEVIDO A: Ovários anormais que não permitem a ovulação.

DEVIDO A: Endometriose Tecido endomentrial cresce na cavidade pélvica em torno do útero, trompas e ovários. Causa fibrose na cavidade pélvica, que encerra os ovários, não permitindo a libertação de oócito.

INFERTILIDADE FEMININA CAUSA: Bloqueio das trompas de Falópio

DEVIDO A: Infecções Como doenças sexualmente transmissíveis ou inflamações provocadas pelo DIU.

DEVIDO A: Malformação congénita. Endometriose.

INFERTILIDADE FEMININA CAUSA: Secreções da vagina ou do colo do útero prejudiciais para os espermatozóides

DEVIDO A: Secreções vaginais agressivas. Secreções muito ácidas e alcalinas matam os espermatozóides. Secreção de muco anormal pelo colo do útero. Um tampão de muco viscoso impede a fecundação

INFERTILIDADE FEMININA CAUSA: Interrupção da nidação

DEVIDO A: Tumores uterinos, como fibromiomas Endometriose

DEVIDO A: Degeneração prematura do corpo amarelo. Faz baixar a secreção de progesterona e o endométrio é eliminado.

INFERTILIDADE FEMININA CAUSA: Idade

DEVIDO A: Aumento da probabilidade de formação de oócitos com um número anormal de cromossomas. A incidência de erros ao longo da meiose aumenta com a idade. Os embriões são abortados espontaneamente numa fase muito precoce e o aborto não é identificado como tal, mas confunde-se com a menstruação.

INFERTILIDADE FEMININA CAUSA: Álcool

DEVIDO A: Altera os níveis de estrogénio e progesterona e causa a menstruação sem ovulação. Durante a gravidez, uma média de duas ou mais bebidas por dia pode causar problemas no feto.

INFERTILIDADE FEMININA CAUSA: Cafeína

DEVIDO A: Afecta a capacidade de conseguir engravidar e de prosseguir com a gravidez. Isto porque, o corpo não processa tão bem a cafeína durante a fase lútea. Existe um maior risco de aborto espontâneo, bem como uma diminuição no crescimento fetal associado ao consumo desta substância.

INFERTILIDADE FEMININA CAUSA: Tabaco

DEVIDO A: Entra na menopausa até 3 anos antes do normal; - Leva à perda de estrogénios associada a hemorragias; - Ciclo fértil mais curto; - Gravidez Ectópica e o aborto espontâneo são consequências do tabaco, (as trompas e a mobilidade nas trompas são afectadas pelo fumo);  

INFERTILIDADE FEMININA CAUSA: Peso

DEVIDO A: Peso a mais - problemas com ovulação e anomalias menstruais. Peso a menos - Irregularidades na ovulação e menstruação. Estudos revelam que o aumento de peso restaura a menstruação e ovulação.

INFERTILIDADE FEMININA CAUSA: Ovários poliquísticos

DEVIDO A: - Níveis elevados de LH; - Testosterona elevada; - Ovários aumentados, multiquísticos; - 10 folículos por ovário; - Menstruação irregular: - Hemorragia vaginal irregular e abundante; - Acne; - Obesidade.

Muitos destes problemas, aqui falados podem ser resolvidos através de técnicas de reprodução medicamente assistida (p.e.), sendo assim possível o nascimento do tão esperado filho. O importante é não desistir!

JOGO- Descobre a Palavra 1. Incapacidade de conceber uma criança após um ano de actividade sexual regular e sem uso de contraceptivos. _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 2. Uma condição irreversível que impede a concepção, o que leva a uma total incapacidade de gerar filhos biológicos. _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 3. Termo aplicado a casais que conseguem conceber naturalmente, mas que, para tal, necessitam de um período de tempo mais longo do que usual. _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

6. Temperatura elevada durante a espermatogénese. Deve – se a: 4. Secreção reduzida das hormonas hipofisárias LH e FSH ou de testosterona, é uma _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 5. Os testículos não descem para dentro da bolsa escrotal e permanecem no abdómen. _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 6. Temperatura elevada durante a espermatogénese. Deve – se a: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 7. Incapacidade de conseguir erecção _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

SOLUÇÕES 1. Infertilidade 2. Esterilidade 3. Sub-fertilidade 4. Disfunção Hormonal 5. Criptorquidismo 6. Veia varicosa 7. Disfunção eréctil

JOGO- Verdadeiro ou falso 1. A utilização de medicamentos à base de cortisona pode provocar disfunções hormonais. 2. Endometriose é o nome dado às secreções da vagina e do colo do útero prejudiciais para os espermatozóides. 3. As trompas de falópio podem bloquear devido a doenças sexualmente transmissíveis ou a inflamações provocadas pelo DIU. 4. A idade não tem qualquer influência na fertilidade feminina. F V F

F 5. O álcool altera os níveis de estrogénio e testosterona e causa a menstruação sem ovulação. 6. O consumo de cafeína estimula a capacidade de conseguir engravidar estimulando também o crescimento do feto. 7. Devido ao consumo de tabaco o Ciclo fértil fica mais curto e entra-se na menopausa até 3 anos antes do normal. 8. Quanto mais peso se tiver mais serão as probabilidade de se engravidar. 9. Ovários poliquísticos podem estar associados entre outros a acne, obesidade e menstruação irregular. F V F V

FIM