1. Identificação do Produto Global Nós

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
(r) "ziguezaguear contra o vento, o que permite navegar por zonas onde o vento não é favorável" Exige saber que é possível Exige competências, prática,
Advertisements

Organização da Inspecção do trabalho em França
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Visão Global do Projecto
Acção 2 / Prioridade 03-Adaptabilidade Medida – Fomentar a capacidade de adaptação das empresas e trabalhadores às transformações económicas estruturais.
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
EMPREGABILIDADE na agricultura – novas actividades na agricultura e formas de produção com vista à qualidade.
1.Identificação DenominaçãoEm Construção SuportePackage Pedagógico – Manual Metodológico e Jogo interactivo em formato cd-rom e web DestinatáriosToxicodependentes.
Projecto Itineris Comunicação escola/família/comunidade - Perfil do professor tutor Sesimbra, Janeiro de 2007.
Projecto Co – Financiado por: METALÚRGIA E METALOMECÂNICA PROFISSÕES ALICIANTES E COM FUTURO.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Elementos básicos sobre o Processo RVCC
Projecto Educativo de Escola
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Avaliação de desempenho dos docentes
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Workshop Concepção de Produtos EQUAL Lisboa, 23 de Março de 2006 Horácio Covita.
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
SDC Sistema de Desenvolvimento de Competências
O PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES Madrid, 14 de Outubro de 2005.
- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de

Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
1. 2 Objectivo Geral Promover a pedagogia, a formação e a certificação dos Formadores de formação a distância.
Departamento do Ensino Secundário
Prof2000 Formação contínua de professores à distância
Me Integra Projecto Mercados e Estratégias de Inserção de Jovens Licenciados
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Lei de bases da actividade física e desportiva
Mariana Dias Coordenadora da equipa do Centro de Investigação em Educação (ESELx) ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO.
Programa Prof2000 Ovar, 26 de Outubro 2001 Formação contínua de professores à distância.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
A Dessegregação Profissional no Combate à Pobreza.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
Rede para a empregabilidade Vale da Amoreira
CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO (EFA-NS)
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Projecto de Estágio Mestrado em Educação de natureza profissionalizante Área de Especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação Sara Amaral.
Formação contínua de professores à distância
Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000 Formação contínua de professores à distância.
Ciclo de Conferências FENPROF 2015 Inclusão: O grande Desafio do Futuro Viseu 16 de maio Joaquim Colôa Imagem de Paula Rego.
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
«NOVAS OPORTUNIDADES»
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Medidas Ativas de Emprego
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Psicologia da Educação
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA RECONHECIMENTO VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Transcrição da apresentação:

1. Identificação do Produto Global Nós a) Denominação SIARE – Sistema Integrado de Apoio à Reinserção e Empregabilidade b) Suporte Guia para a Instalação do SIARE; Formas de Contratualização do SIARE; Mecanismo de Gestão do SIARE c) Destinatários Entidades/Organizações/Associações com intervenção no domínio de apoio à reinserção Profissional e Social dos Cidadãos.

2 – Como Funciona? a)Funcionamento Genérico Distribuição no território de um conjunto de dispositivos de apoio à reinserção profissional e social. Contudo, se integrados num sistema, também assumem um valor significativo considerados autonomamente. b) Metodologias Aplicação do sistema num quadro de parceria e/ou contratualização dos produtos específicos do SIARE c) Técnicos A instalação e funcionamento do SIARE exige uma equipa multidisciplinar de agentes com formação em áreas como a psicologia, educação, economia, sociologia entre outras. d) Instrumentos Guias de acção descritivos do funcionamento dos vários dispositivos que compõem o SIARE; Documentos de contratualização Padrão de combinação de diferentes dispositivos

3 – Domínios de Impacto nos Processos de Apoio à Reinserção Profissional e Social?  Formação  Orientação  Criação de Actividades  Aprendizagem ao Longo da Vida  Emprego  RVCC

4 – Critérios Equal de Qualidade? SIARE – Sistema Integrado de Apoio à Reinserção e Empregabilidade 1 2 3 4 Inovação X Empowerment Adequabilidade Utilidade Acessibilidade Igualdade Transferibilidade

1 – Identificação dos Produtos específicos NOS a) Denominação Quiosque da Vida Activa b) Suporte Manual de Procedimentos c) Destinatários Entidades com intervenções em acções de apoio à reinserção profissional e social que exercem funções de acolhimento e orientação. Entidades que pretendam integrar a sua actividade numa rede mais alargada de cooperação.

2 – Como Funciona? a)Funcionamento Genérico Espaço físico de acolhimento, informação e aconselhamento nas matérias do emprego, formação e criação. Espaço virtual que funcionará na Web e colocados em locais centrais da vida social local. Pólos itinerantes que visam dar respostas especificas em situações de despedimentos colectivos, acções de formação, eventos informativos. b) Metodologias Livre Serviço Assistido Itinerância c) Técnicos A dinamização do Quiosque da Vida Activa exige a presença de um (a) técnico (a) familiarizado com as questões do acolhimento, orientação profissional e escolar e empregabilidade. d) Instrumentos Netquiosques

3 – Domínios de Impacto nos Processos de Apoio à Reinserção Profissional e Social?  Orientação  Criação de Actividades  Aprendizagem ao Longo da Vida  Emprego

4 – Critérios Equal de Qualidade? Quiosque da Vida Activa 1 2 3 4 Inovação X Empowerment Adequabilidade Utilidade Acessibilidade Igualdade Transferibilidade

Oficina para a Inserção Manual de Procedimentos 1 - Identificação a) Denominação Oficina para a Inserção b) Suporte Manual de Procedimentos Guia Prático para a Acção Narrativa de Práticas c) Destinatários Estruturas Sindicais/Organismos e Empresas interessadas na reconversão dos seus trabalhadores; Instituições de apoio a desempregados/Entidades Formadoras

Funcionamento Genérico 2 – Como Funciona? Funcionamento Genérico Espaço de auto-aprendizagem em regime de utilização aberta potenciadores da autonomia dos participantes nos seus programas de reinserção b) Metodologias Oficina de Projectos Open Space c) Técnicos Equipa Multidisciplinar d) Instrumentos Em concepção

3 – Domínios de Impacto nos Processos de Apoio à Reinserção Profissional e Social?  Formação  Criação de Actividades  Emprego  Aprendizagem ao Longo da Vida  RVCC

2 – Critérios Equal de Qualidade? Oficina de Inserção 1 2 3 4 Inovação X Empowerment Adequabilidade Utilidade Acessibilidade Igualdade Transferibilidade

Manual de Procedimentos 1 - Identificação a) Denominação Oficina TREVO b) Suporte Manual de Procedimentos Guia Pratico para a acção Narrativa de Práticas c) Destinatários Misericórdias; Associações/Organizações/Instituições que assumam como público de intervenção mulheres fragilizadas, em risco de exclusão social e desemprego.

2 – Como Funciona? Oficina de Projectos a)Funcionamento Genérico Espaço de auto-aprendizagem destinado a mulheres particularmente desfavorecidas em regime de utilização aberta potenciadores da autonomia das participantes nos seus programas de reinserção social e profissional b) Metodologias Oficina de Projectos Ateliês Abertos de Auto-Aprendizagem c) Técnicos Equipa Multidisciplinar d) Instrumentos

3 – Domínios de Impacto nos Processos de Apoio à Reinserção Profissional e Social?  Formação  Criação de Actividades  Emprego  Aprendizagem ao Longo da Vida  RVCC

4 – Critérios Equal de Qualidade? OFICINA TREVO 1 2 3 4 Inovação X Empowerment Adequabilidade Utilidade Acessibilidade Igualdade Transferibilidade

Manual de Procedimentos 1 - Identificação a) Denominação Gestão de Percursos b) Suporte Manual de Procedimentos Plataforma informático de Registo c) Destinatários Entidades, Organizações e associações que desejem favorecer a autonomia dos seus participantes nos seus programas de reinserção

Em experimentação a)Funcionamento Genérico 2 – Como Funciona? a)Funcionamento Genérico Registo pelo (a) participante do seu percurso. Processo de mediação e aconselhamento nas escolhas profissionais. Instrumento de registo autonomamente gerido pelo (a) participante b) Metodologias Em experimentação c) Técnicos Mediador (a) de Gestão de Percursos d) Instrumentos Plataforma/Sistema de Registo

3 – Domínios de Impacto nos Processos de Apoio à Reinserção Profissional e Social?  Formação  Criação de Actividades  Emprego  Aprendizagem ao Longo da Vida  RVCC

4 – Critérios Equal de Qualidade? Gestão de Percursos 1 2 3 4 Inovação X Empowerment Adequabilidade Utilidade Acessibilidade Igualdade Transferibilidade

Dupla Certificação a) Denominação b) Suporte Guia Prático para a acção 1 - Identificação a) Denominação Dupla Certificação b) Suporte Guia Prático para a acção c) Destinatários CRVCC’s e centros de Adquiridos Profissionais

a)Funcionamento Genérico 2 – Como Funciona? a)Funcionamento Genérico Integração no mesmo processo de certificação as valências escolar e profissional b) Metodologias c) Técnicos d) Instrumentos Dispositivo de apoio á reinserção em fase de concepção

3 – Domínios de Impacto nos Processos de Apoio à Reinserção Profissional e Social?  Formação  Emprego  Aprendizagem ao Longo da Vida  RVCC

4 – Critérios Equal de Qualidade? Dupla Certificação 1 2 3 4 Inovação X Empowerment Adequabilidade Utilidade Acessibilidade Igualdade Transferibilidade