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Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário

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Apresentação em tema: "Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário"— Transcrição da apresentação:

1 Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
Cursos EFA-NS Escola EBI de Arnoso Santa Maria

2 Cursos EFA NS – uma nova resposta
Estrutura Curricular O Referencial de Competências-chave A construção curricular A avaliação Organização do curso

3 A Estrutura Curricular

4 O REFERENCIAL DE COMPETÊNCIAS-CHAVE NS

5 O Refencial de Competências-Chave
REFERENCIAL – CURRÍCULOS ORGANIZADOS EM TORNO DE COMPETÊNCIAS ORIENTADO PARA AS EXIGÊNCIAS DAS PESSOAS, DA SOCIEDADE, DO TRABALHO O Refencial de Competências-Chave INSTRUMENTO FLEXÍVEL, ABERTO E DINÂMICO

6 Cidadania e Profissionalidade Cidadania e Profissionalidade
Adulto em Situações de Vida Cultura, Língua e Comunicação Sociedade, Tecnologia e Ciência Cidadania e Profissionalidade

7 Estrutura e organização
Cidadania e Profissionalidade UC1 50 h UC2 UC3 UC4 UC5 UC6 UC7 UC8 Cultura, Língua, Comunicação Sociedade, Tecnologia e Ciência Estrutura e organização

8 Ligação entre os elementos estruturantes do referencial
Cultura Língua e Comunicação UC NG Tema DR1 Competência Critério de Evidência Cultura Língua Comunicação Sociedade, Tecnologia e Ciência UC NG Tema DR1 Competência Critério de Evidência Sociedade Tecnologia Ciência Cidadania e Profissionalidade UC NG Tema DR1 Competência Critério de Evidência Ética Cognitiva Social

9 CONSTRUÇÃO CURRICULAR

10 DIFERENCIAÇÃO Autonomia INTEGRAÇÃO PERTINÊNCIA Reflexividade Coerência
Criação de ambientes propícios de reflexão e formação Cruzamento entre aprendizagens formais, não formais e informais Adequação aos contextos de vida dos formandos Abordagem integrada de saberes e aprendizagens Clarificação do conceito de competência INTEGRAÇÃO PERTINÊNCIA Reflexividade Coerência

11 Actividades Integradoras
Núcleo Gerador Temas Domínio Referência Actividades Integradoras

12 Sistema de créditos A certificação 88 Competências 44 Competências
2 áreas x 7UC x 4C = 56 1 áreas x 8UC x 4C = 32 88 Competências São precisos, pelo menos, 44 créditos, dos 88 possíveis, para que o adulto obtenha um certificado através deste sistema. Sistema de créditos A certificação CLC = 14C 44 Competências STC = 14C CP = 16C

13 Para a obtenção de um crédito, o adulto deverá evidenciar, de forma integrada, uma competência, a partir de critérios de evidência e dos três elementos de complexidade: I - Identificação e Precisão; II - Compreensão, Transformação e Transposição; III - Intervenção, Inovação e Autonomia.

14 Organização e desenvolvimento
Assiduidade Consta do contrato de formação; Não deve ser inferior a 90% da carga horária total definida para cada adulto; É também um elemento avaliativo do percurso. Organização e desenvolvimento

15 Modelo de formação A Área de PRA
O PRA é desenvolvido ao longo do percurso formativo de um Curso EFA-NS (para o caso dos percursos completos); É uma área transversal à Formação de Base É o documento de avaliação dos Cursos EFA-NS por excelência; Desenvolve-se com uma regularidade mensal, em sessões de 3 horas. Modelo de formação

16 Equipa pedagógica Constituição, funções e habilitações académicas
Mediador Figura central do Curso EFA-NS, Coordenação da equipa pedagógica, Área de PRA Formadores Elaboração do plano de formação com a equipa pedagógica, Desenvolvimento da formação na área para que está habilitado, Conceber os materiais pedagógicos e de avaliação mais adequados e necessários Formadores de diferentes grupos de docência em cada área de competência Equipa pedagógica

17 PORTEFÓLIO REFLEXIVO DE APRENDIZAGENS

18 que é caracterizado por:
O Portefólio Reflexivo de Aprendizagem (PRA) coerência, pessoalidade, significado, reflexão experiencial, documentação, selectividade, continuidade, contextualização no tempo e nas circunstâncias. que é caracterizado por:

19 Objectivos Desenvolver uma maior autonomia no trabalho do formando;
Levar o formando a comprometer-se e a assumir um papel mais activo no seu processo de aprendizagem; Exercitar a capacidade crítica e reflexiva do formando; Desenvolver e observar a capacidade de organização do formando; Compreender e conhecer melhor o formando na sua globalidade; Acompanhar a evolução do percurso do formando.

20 data e fontes/proveniência
Estrutura Estrutura data e fontes/proveniência

21 Intencionalidade

22 ... como instrumento de avaliação
Formativa Sumativa Avaliação Construção do portefólio: concertação com o mediador e os formadores, partilha de experiências, reflexões, problematizações, reformulações, relação entre as competências antes adquiridas e as novas competências, evolução Produto/resultado final do portefólio: reflexão final, apreciação global, confronto entre o Referencial de Competências-Chave, as competências adquiridas e os créditos obtidos, validação e certificação


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