ARQUIVOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturação de Linguagens (Pascal e C++)
Advertisements

TRATAMENTO DE ARQUIVOS EM C
Python: Entrada e Saída
Linguagem de Programação I
Prof.: Sergio Pacheco Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco 1.
Ficheiros Sequenciais e aleatórios
Prof. Luis Otavio Alvares
Arquivos Prof: Erivelto Tschoeke, Msc. –
Linguagem de Programação 1
Prof.: Sergio Pacheco Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco 1.
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
{Exemplo de um programa PASCAL} uses CRT; var
Algoritmos e Estruturas de Dados II
Arquivos. 2 Namespace System.IO Toda as classes relacionadas com dispositivos de entrada e saída encontram-se em System.IO Incluir no início do programa:
Robson Godoi / Sandra Siebra
Tratamento de Ficheiros
Revisão da Linguagem C.
Algoritmos e Programação Thyago Maia Tavares de Farias Aula 25.
O Portal do Estudante de Computação
O Portal do Estudante de Computação
Capítulo 10 Strings & File I/O. Strings Strings são um conjunto de Caracteres ASCII. No Controle de Instrumentação pode-se converter valores numéricos.
Paradigmas de programação
João Lucas de Oliveira Torres
Ponteiros em Pascal Variáveis ponteiros são aquelas que guardam o endereço de outra, possibilitando o acesso a seu conteúdo. Declaração em Pascal:  var.
Variáveis, Tipos de Dados e Constantes
O Portal do Estudante de Computação
Sub-programas. Mecanismo de composição de programas Sub-programa está para peça de LEGO assim como um programa está para a construção.
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA II
Ordenação e Pesquisa de Dados Marco Antonio Montebello Júnior
Introdução a Programação COM 100
Manipulação de Arquivos em C
Streams –input e output
DAVID ANDERSON CARDOSO DANTAS
Entradas e Saídas Comando PRINT Direciona um dado não formatado para a saída padrão (exemplo: tela) PRINT,,,... Comando READ Lê um dado não formatado da.
Aula Prática 12 Operações com Arquivos Monitoria
Computação Eletrônica
C APÍTULO II Armazenando e recuperando dados. A RMAZENANDO E RECUPERANDO DADOS Agenda Salvar dados Abrir um arquivo Criar e gravar Fechar Ler Bloquear.
Aula 13 - Armazenamento de Dados em Arquivos
23/08/2004 Centro de Informática - UFPE Projeto 2 de PLP Equipe: Daniel Leitão (dal) Dante Torres (dgt) Pablo Sampaio (pas) Linguagem Imperativa 2 com.
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Curso Técnico de Informática Disciplina: Estrutura de Dados Professor: Cheli dos S. Mendes da Costa Arquivo.
Capítulo III Modularização Procedimentos e Funções Universidade Federal de São Carlos Departamento de Computação Aluna: Luanna Lopes Lobato
Linguagem Pascal Prof. Sérgio Rodrigues.
Linguagem PASCAL1 Módulo 3 Estrutura de Dados.. Linguagem PASCAL2 Arrays (“Variáveis compostas homogêneas”) n Arrays unidimensionais: identificador: array.
Linguagem de programação I A Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Capítulo V – Comandos de Entrada e Saída 5.1 – Equipamentos de entrada e saída 5.2 – Saída no vídeo-texto 5.3 – Entrada pelo teclado 5.4 – Entrada e saída.
Aula 11 – 24/05/2014 Arquivos textos. Manipulação de arquivos texto O armazenamento de dados em arquivos é muito utilizado em aplicações pois os dados.
Aula Prática 11 Operações com Arquivos Monitoria
Algoritmos e Estruturas de Dados
Operações com Arquivos Monitoria A estrutura FILE  É como um tipo de dado, mas não é um tipo propriamente dito  Definido no arquivo cabeçalho.
Silberschatz, Galvin and Gagne ©2009 Operating System Concepts – 8 th Edition Capítulo 10: Interface de Sistemas de Arquivos.
Aula Prática 11 Operações com Arquivos Monitoria
Programação de Computadores I – Arquivos
Estruturas de Dados + Algoritmos = Programas
Arquivos. Motivação Imagine dar entrada (digitar), a cada execução do programa, em todos os dados de um sistema. por exemplo, todos os registro de livros.
Salvando em Arquivos. Arquivos Um arquivo pode estar associado a qualquer dispositivo de entrada e saída, como por exemplo: teclado, video, impressora,
Programação de Computadores - 1
Introdução à Programação
Curso Técnico em Informática Professor Igor Vale.
Programação Computacional Aula 8: Entrada e Saída pelo Console Prof a. Madeleine Medrano
1 Programação em C Aula Considere que um banco armazena em arquivo as seguintes informações de seus clientes: número da conta (int), nome do cliente.
Programação Computacional Aula 9: Meu primeiro programa em C
Arquivos. Os computadores utilizam os arquivos como estruturas de dados para armazenamento de longo prazo de grandes volumes de dados. Dados mantidos.
Felipe Nunes Flores – Programa de Educação Tutorial.
USP – ICMC – SSC SSC0300 2º Semestre 2015 Disciplina de Linguagem de Programação e Aplicações [ Eng. Elétrica / Eletrônica ] 1 Prof. Dr. Daniel Rodrigo.
Programação II Arquivos Autoria: Ernani Santos Modificação: Clebson Oliveira Adaptação: Claudia Boeres.
Programação de Computadores I – Arquivos Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Arquivos textos (text)
Felipe Nunes Flores – Programa de Educação Tutorial.
Jean Carlo Mendes ** Slides baseados no material do prof. Dr Guilherme Tavares de Assis (UFOP)
Transcrição da apresentação:

ARQUIVOS

Roteiro 1. Conceito 2. Organização de Arquivos 3. Abertura de Arquivo 4. Leitura de Registro 5. Gravação de Registro 6. Eliminação (Deleção) de Registro 7. Fechamento de arquivo 8. Exemplo

1. Conceitos Arquivo Informações agrupadas sob a forma de registros, alocado em um armazém de massa (ex. disco, fita, etc.)

Exemplo Arquivo de Informações de Pessoas 1 Rua. Ipe, 20 João José Peixoto Registros CAMPOS 4790 1123 Número Nome Endereço Telefone 2 Rua. Macieira, 3 Clóvis C. da Silva 4790 1428 3 Rua. Xuxu, 20 Rubens da Gama Filho 4790 5678 n R.Abacaxi, 4 Hipólito da Mata 4790-9898

2. Organização de Arquivos Arquivos Sequênciais As informações são armazenadas na ordem em que foram gravadas Leitura em ordem sequencial – (um registro após o outro, percorrendo todo o arquivo) Normalmente a quantidade de registros é grande. Alguns dispositivos são naturalmente sequenciais (Ex. unidades de fitas)

Manipulação de Arquivos em PASCAL 1. Tipos de arquivos: Texto Binário 1.1. Arquivos Texto (Text) Um arquivo texto contém informações no formato ASCII, podendo ser manipulados com editores de texto.

Definição de um arquivo texto: Var identificador : Text; onde: identificador é o nome da variável a ser utilizada no programa para identificar um arquivo; Text é uma palavra reservada do Pascal para identificar arquivos do tipo texto (File of Char). Ex: Var arq: Text; {Nesse exemplo a variável arq será utilizada para acesso a um arquivo ASCII}

Os comandos do Pascal Assign, Reset, Rewrite e Close são utilizados da mesma forma tanto para arquivos texto quanto para arquivos binários. Assign é utilizado para associar uma variável do tipo Text (arquivo texto) à um arquivo existente ou não em um determinado disco. Reset é utilizado para abrir o arquivo para leitura, Rewrite é utilizado para abrir o arquivo para escrita (destruindo seu conteúdo, caso exista), e Close é utilizado para fechar um arquivo aberto com Reset ou Rewrite.

Para abrir um arquivo texto é necessário, previamente, associar a sua variável do tipo Text com o nome de um arquivo físico reconhecido ou não pelo sistema operacional. Essa associação, conforme colocado anteriormente, é realizada com o procedimento Assign.

Sintaxe: Assign (variável, ’nome do arquivo ser utilizado’). Ex: Assign (arq, 'Autoexec.bat'); Assign (arq,’C:\teste.txt'); Após utilizar o Assign é preciso tornar o arquivo utilizável pelo programa. Essa operação é realizada com o uso dos procedimentos Reset ou Rewrite ou Append. É importante ressaltar que Reset e Append só podem ser utilizados com arquivos já existentes.

Sintaxe: Reset (variável); Ex: Reset (arq); {Abre o arquivo associado à variável arq para leitura} Append (variável); Ex: Append (arq); {Abre o arquivo associado à variável arq para gravação, posicionando o ponteiro no final do arquivo, para não apagar os dados já gravados } Rewrite (variável); Ex: Rewrite (arq); {Abre o arquivo associado à variável arq para escrita, criando um novo arquivo, isto é, se o arquivo já existir, todo o seu conteúdo será apagado e será gerado um novo arquivo vazio }

Para escrever informações em um arquivo são utilizados os comandos do Pascal Write e Writeln. Para leitura de informações de um arquivo são utilizados os comandos Read e Readln. Os comandos Read e Readln funcionam de forma semelhante para leitura. Sempre que um desses comandos for utilizado para acesso a arquivos, deve ser utilizado como primeiro argumento a variável associada ao arquivo com o comando Assign.

Ex: Writeln (arq, 'Teste de escrita'); Sintaxe: Writeln (variável do tipo text, variável ou constante a ser escrita no arquivo); Ex: Writeln (arq, 'Teste de escrita'); {Escreve a string 'Teste de escrita' no arquivo associado à variável arq. Para isso o arquivo arq deve ter sido aberto para escrita} Readln (variável do tipo text, variável que receberá o dado a ser lido do arquivo); Ex: Readln (arq, nome); {Obtém dados do arquivo identificado por arq e coloca em nome (nome deve ser do tipo string ) }

Diretivas de compilação O Turbo Pascal possui diretivas de compilação para ativação/desativação da verificação automática de erros, permitindo que o código do erro possa ser identificado com a função IOResult.   {$I- } Desativa a verificação automática de erros {$I+} Ativa a verificação automática de erros Quando for utilizada a diretiva {$I-}, o programa não será abortado quando uma operação de Entrada/Saída não for bem sucedida. Se a operação for bem sucedida a função IOResult retorna 0, do contrário retorna um código do erro (Ver exemplo a seguir).

Exemplo: uso das diretivas de compilação Program VerErro; Var arqin : text; a: char; teste: boolean; i : integer; s : string; Begin Assign (arqin, ‘ArqNome.txt'); {$I-} Reset (arqin); {$I+} If IORESULT = 0 then Writeln ('Arquivo encontrado. Aberto com sucesso !!') Else begin Writeln ('Erro na abertura/criando um novo arquivo ArqNome.txt'); REWRITE(arqin); End; End.

Atenção! Uma importante diferença entre arquivos texto e binários é o fato que arquivos texto são seqüenciais, ou seja, cada linha é lida em ordem, do início ao fim do arquivo. Os arquivos binários podem ser lidos de forma aleatório, por intermédio do cálculo do deslocamento do elemento desejado, a partir do início do arquivo, como veremos mais adiante.

Função EOF Quando precisamos ler todos os registros do arquivo, devemos usar a função EOF para testar a condição de fim de arquivo, pois normalmente não temos como saber quantos registros estão gravados no arquivo que será lido: EOF - Retorna o valor TRUE quando for encontrado o fim de arquivo.   Exemplo: while not eof (arq) do begin readln(arq, mensagem); write(mensagem); end;

INSTRUÇÃO TIPO SINTAXE DESCRIÇÃO ASSIGN Procedure Assign (<variável>,<arquivo>) Associa um nome lógico de arquivo interno ao programa, a um nome físico. Variável é o nome da variável do tipo arquivo que contém o nome interno do arquivo, e <arquivo> é o nome do arquivo a ser manipulado. REWRITE Rewrite(<variável>) Cria um arquivo utilizando o nome que estiver no parâmetro ou na variável <variável>. Caso o arquivo já exista, ele será apagado e criado novamente vazio. RESET Reset(<variável>) Abre um arquivo existente para uso para leitura pelo programa utilizando o nome que estiver na <variável> WRITE Write(<variável>,<dado>) Escreve a informação <dado> no arquivo indicado pelo <variável>) READ Read(<variável>,<dado>) Lê a informação <dado> no arquivo chamado <variável> CLOSE Close(<variável>) Fecha o arquivo chamado <variável> que está sendo usado pelo programa. Nenhum programa deve ser encerrado antes de fechar todos os arquivos que estiver utilizando APPEND Append(variável) Abre o arquivo associado a variável para escrita, posicionando o ponteiro para gravação no final do arquivo