1964_2014_50_ANOS_DO_GOLPE_MILITAR_

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO REGIME MILITAR
Advertisements

- O assunto é vocação A meta da vida humana (não só religiosa) é a transcendência de si mesma: o ser humano não é.
PERÍODO DITATORIAL MILITAR ( )
25 de Abril de 1974.
Marcha da Família com Deus pela Liberdade
Ditadura Militar Brasileira
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985.
1 - Antecedentes: Esgotamento do populismo: manifestações de massa, greves, agravamento de tensões sociais. Temor dos EUA com a possibilidade de “novas.
Seja Líder De Si Mesmo.
O Regime Militar no Brasil ( )
DITADURA MILITAR. DITADURA MILITAR Causas País estava convulsionado por greves e passeatas. Temor dos Estados Unidos de que o Brasil se tornar uma.
Quem é o jovem brasileiro?
IMPLANTAÇÃO DO REGIME RESISTÊNCIA ECONOMIA ABERTURA POLÍTICA
SEXTA– FEIRA SANTA PAIXÃO E MORTE DO SENHOR JESUS.
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
Regime Militar (1964 – 1985).
Cultura e repressão nos tempos da ditadura militar brasileira
Imagem que transforma.
Curso Direito à Memória e à Verdade
DITADURA MILITAR (1964 – 1985) HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
PRINCIPAIS RAZÕES DO DESCONTENTAMENTO DOS MILITARES E DO POVO → A guerra colonial continuava sem solução. → Muitos militares morriam ou ficavam feridos,
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Frases Para Meditar...♥.
A DITADURA MILITAR DE 1964 Características gerais: centralização do poder política, legislação autoritária, hipertrofia do Poder Executivo, e uso frequente.
Uma perspectiva Bíblica
4º Bimestre Avaliação Mensal : 9º A. B : 31/10 9º C: 31/10
Movimento Revolucionário 8 de Outubro
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
Curso Direito à Memória e à Verdade
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
De Castelo a Médici: os dez primeiros anos da ditadura (1964 – 1974)
O GOLPE MILITAR DE 1964: ANOS DE CHUMBO
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
A REPÚBLICA DOS GENERAIS ( ) – O REGIME AUTORITÁRIO
Redescobrindo a Igreja pela graça
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
Rio Verde - Goiás - Brasil
A Ditadura Militar no Brasil
Vença o medo Medo do que vem por aí
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
MULTIMÍDIA.
Ensinamento Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo. Não é
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA DE ELISEU
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Brasil: o que foram os anos de chumbo? (1964 – 1985) Avaliação Mensal 24/10 9º A/B/C Capítulos: 16 e 17.
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
Anos 60 Anos Dourados - MPB
A ditadura militar (1964 – 1985).
1964 a 1985: os Anos de Chumbo Prof. Paulo Leite - ospyciu.wordpress.com.
BRASIL REPÚBLICA Os Presidentes Generais ( )
Você foi escolhido!.
ABRIL 1974.
DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964 – 1985) PROF.: FELIPE DOMINGOS.
REGIME MILITAR NO BRASIL
Vanguardas E tendências contemporâneas
Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”. Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”
REGIME DITATORIAL MILITAR (1964 – 1985)
Repressão e fechamento político
Obrigado por estar aqui Hoje! Deus te abençoe grandemente!!!
9º anos HISTÓRIA Prof. VALDIR
A Ditadura Militar no Brasil
T ONINHO V ENDRAMINI S LIDES A P R E S E N T A um texto e poema de minha autoria com sequência automática Paisagens e fotos de Arquivo: By : Toninho Vendramini.
História dos Presidentes e suas principais contribuições para a economia brasileira 5º Semestre de Administração de Empresas Prof. Lourival.
Transcrição da apresentação:

1964_2014_50_ANOS_DO_GOLPE_MILITAR_ CONTEXTO_IMPACTOS_II Segunda parte

Assassinato de Martin Luther King Invasão da Tchecoslováquia Poder Negro Guerra do Vietnam Movimento Hippie Invasão da Tchecoslováquia  Revolução de Maio de 68 Massacre de estudantes no México Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ztdjgXBXt_Y&feature=related

28 de março 1968 No dia 29 de março, Edson Luís foi velado na Assembleia Legislativa, tendo o corpo coberto pela bandeira do Brasil.

Missa em Homenagem a Edson Luís - 1968 2 de abril Missa em Homenagem a Edson Luís - Ao término da missa, diante do cerco da igreja pela polícia, os padres puseram-se em frente às pessoas, enfrentando três fileiras de policiais empunhados com sabres. Formando um cordão protetor, os clérigos deram-se as mãos, conduzindo as pessoas da igreja até a Avenida Rio Branco.

1968 12 se abril- Capitão do exército dos Estados Unidos, Charles Chandler, acusado de ser agente da CIA é morto por guerrilheiros em São Paulo. 16 de abril Metalúrgicos de Contagem, em Minas Gerais entram em greve por 10 dias, por reajuste salarial 1º de maio - Governador de São Paulo, Abreu Sodré é apedrejado em palanque na Praça da Sé por trabalhadores contra a ditadura militar.

A passeata dos 100 mil, 26 de junho 1968 Pressionado por Hélio Pellegrino, o governador Negrão de Lima deu a autorização oficial para que se realizasse uma passeata pacifica no centro da cidade.. Faziam parte dos intelectuais liderados por Hélio Pellegrino: Oscar Niemeyer, Clarice Lispector, Ferreira Gullar, Nara Leão, Ziraldo, Milton Nascimento e muitos outros. Na foto: Tônia Carrero, Paulo Autran, Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre entros.

1968 A passeata dos 100 mil

1968 18 de julho- Comando de Caça ao Comunistas espanca o elenco da peça ‘Roda Viva’ de Chico Buarque em São Paulo 19 de julho  Assembleia Geral da CNBB no interior de SP condena a falta de liberdade de expressão Brasil. 22 de julho - Sede da Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro é alvo de atentado a bomba

1968 29 de agosto - Líder estudantil da UNB  Honestino Guimarães é preso dentro da universidade, após invasão das policias militar e federal em Brasília. 2 de setembro - Deputado do MDB, Marcio Moreira Alves faz discurso ofensivo contra o governo militar no Congresso . Para ouvir http://www.youtube.com/watch?v=faP0EIVvJDQ

A batalha da Maria Antônia, 03 de outubro 1968 A batalha da Maria Antônia, 03 de outubro

A batalha da Maria Antônia, 3 de outubro 1968 A batalha da Maria Antônia, 3 de outubro /http://jeocaz.wordpress.com/2008/10/24/brasil-1968-do-tiro-no-calabouco-ao-ai-5 O estudante secundarista José Guimarães após ser baleado segundo algumas testemunhas, pelo atirador Osni Ricardo, membro do CCC e informante da polícia.

A batalha da Maria Antônia, 3 de outubro 1968 A batalha da Maria Antônia, 3 de outubro http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,maria-antonia-duas-historias-no-mesmo-angulo,9305,0.htm Durante a passeata, José Dirceu, presidente da UEE, faz discurso

Congresso de Ibiúna 12 de outubro 1968

A repressão proporcionou uma riqueza cultural imensurável devido à atmosfera de tensão vivida pelo povo. Sem outra opção, era preciso encontrar uma maneira de protestar através da arte. Dentre toda a produção musical do período ditatorial, “ Pra não dizer que não falei de flores”, de Geraldo Vandré, foi um hino de resistência ao regime militar. Para ouvir acesse: http://www.youtube.com/watch?v=PDWuwh6edkY

Pra Não Dizer Que Não Falei Das FloresGe rComposição: Geraldo Vandré aldo Vandré Pelos campos há fome Em grandes plantações Pelas ruas marchando Indecisos cordões Ainda fazem da flor Seu mais forte refrão E acreditam nas flores Vencendo o canhão... Vem, vamos embora Que esperar não é saber Quem sabe faz a hora Não espera acontecer...(2x) Caminhando e cantando E seguindo a canção Somos todos iguais Braços dados ou não Nas escolas, nas ruas Campos, construções Caminhando e cantando E seguindo a canção... Vem, vamos embora Que esperar não é saber Quem sabe faz a hora Não espera acontecer...(2x)

Há soldados armados Amados ou não Quase todos perdidos De armas na mão Nos quartéis lhes ensinam Uma antiga lição: De morrer pela pátria E viver sem razão... Vem, vamos embora Que esperar não é saber Quem sabe faz a hora Não espera acontecer...(2x) Nas escolas, nas ruas Campos, construções Somos todos soldados Armados ou não Caminhando e cantando E seguindo a canção Somos todos iguais Braços dados ou não... Os amores na mente As flores no chão A certeza na frente A história na mão Caminhando e cantando E seguindo a canção Aprendendo e ensinando Uma nova lição... Vem, vamos embora Que esperar não é saber Quem sabe faz a hora Não espera acontecer...(4x)

AI-5 13 de Dezembro- AI-5  é editado pelo Congresso  e sancionado pelo presidente Costa e Silva, fechando o Congresso Nacional gerando caos no país.

AI-5 Recesso Parlamentar : fechamento do Congresso Plenos poderes para o Presidente arbitrariamente intervir em estados e municípios AI-5 Prerrogativa presidencial: suspender direitos políticos e cassação de mandatos Ficava extinto, em caso de crimes políticos ou contra a economia, o habeas corpus. O presidente poderia decretar, a qualquer momento, estado de sitio,

AI-5 Decreto 477 Lei da Segurança Nacional SNI (futuros presidentes) Ciex – DÓI-CODI Cenimar Cisa Dops 200 mil dedos-duros Oban Esquadrão da Morte Fleury

O MILAGRE ECONÔMICO 1969/1973 OS ANOS DE CHUMBO

1969/1973 – O MILAGRE ECONÔMICO

Grande concentração de renda, com redução dos salários reais 1969/1973 – O MILAGRE ECONÔMICO Período de intenso crescimento econômico e de grande endividamento. O PIB do Brasil cresceu acima de 10% ao ano, em média, apesar da inflação, que oscilou entre 15% e 20% ao ano, Grande concentração de renda, com redução dos salários reais acentuação da desigualdade social e aumento da pobreza, com cerceamento às liberdades individuais associado à repressão política

1969/1973 – O MILAGRE ECONÔMICO 1970: Renda 50% = 14,91 30% = 22,85 15% = 27,38 05% = 34,86 Supermercados Shoppings Indústria -------- mercadoria ------- consumidor Repressão X euforia dos consumidores Ideologia Brasil, ame-o ou deixe-o Ninguém segura este país.

1970 Pra Frente Brasil. Os Incriveis Copa do Mundo Para ouvir Noventa milhões em ação Pra frente Brasil, no meu coração Todos juntos, vamos pra frente Brasil Salve a seleção!!! De repente é aquela corrente pra frente, parece que todo o Brasil deu a mão! Todos ligados na mesma emoção, tudo é um só coração! Todos juntos vamos pra frente Brasil! Salve a seleção! Todos juntos vamos pra frente Brasil! Salve a seleção! Gol! Somos milhões em ação Pra frente Brasil, no meu coração Todos juntos, vamos pra frente Brasil Salve a seleção!!! De repente é aquela corrente pra frente, parece que todo o Brasil deu a mão! Todos ligados na mesma emoção, tudo é um só coração! Todos juntos vamos pra frente Brasil! Salve a seleção! Todos juntos vamos pra frente Brasil! Salve a seleção! Salve a seleção! Salve a seleção! Salve a seleção! Para ouvir http://youtu.be/LbxtNtGlZxE

Eu te amo, meu Brasil, Dom e Ravel As praias do Brasil ensolaradas O chão onde o país se elevou A mão de Deus abençoou Mulher que nasce aqui Tem muito mais amor O céu do meu Brasil tem mais estrelas O sol do meu país mais esplendor A mão de Deus abençoou Em terras brasileiras Vou plantar amor Eu te amo meu Brasil, eu te amo Meu coração é verde, amarelo, branco, azul, anil Eu te amo meu Brasil, eu te amo Ninguém segura a juventude do Brasil As tardes do Brasil são mais douradas-mulatas. Brotam cheias de calor A mão de Deus abençoou Eu vou ficar aqui Porque existe amor No carnaval os povos querem vê-las No colossal desfile multicor A mão de Deus abençoou Em terras brasileiras Vou plantar amor Adoro meu Brasil de madrugada Na hora em que estou com meu amor A mão de Deus abençoou A minha amada vai comigo aonde eu for As noites do Brasil, tem mais beleza A hora chora de tristeza e dor Porque a natureza sopra e ela vai-se embora Enquanto eu planto o amors Para ouvir http://youtu.be/cJ2fxTrsETo

Brasil 3ª abertura dos portos Ilha de tranquilidade petrodólares Construção de infra-estrutura Aumento da dívida externa Polo químico da Bahia Indústria de base Transamazônica Rio-Niteroi Usinas Energia Nuclear Ferrovia do aço Grandes projetos