Como se avalia a condição física?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas de Relaxamento
Advertisements

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO
Treinamento de velocidade, flexibilidade e coordenação
Trabalho de Educação Física
ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
GINÁSTICA Prof. José Luís Mendes.
O treino da condição física
O movimento e o exercício
Saltos.
Corridas planas.
C R O S S PROMENADE C R O S S C R O S S PROMENADE PROMENADE C R O S S
ATLETISMO Componentes:Ândrea Paim,Camila soares,Daliza Ribeiro,verônica Saldanha. Turma:1°d Prof: Camila.
Prof. Paulo Renato de Andrade Ergonomia
Como restabecer a vitalidade ENSINAMENTOS DE MESTRE LIU
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
Área dos Conhecimentos
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
Os 4 exercícios iniciais podem sem feitos logo no início da lesão
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
Exercícios e Alongamentos
PATINAGEM Programa do 1º Ciclo
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS....
DESEMPENHO ESPORTIVOS E AS QUALIDADES FÍSICAS
Principais movimentos de defesa da capoeira
Professor João Pedro Salvador
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
Capacidades Motoras Condicionais e Coordenativas
JOGOS DE ESCALADA.
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Atletismo Corridas de Velocidade Estafetas Salto em Comprimento
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores “ Mais e Melhor Andebol” Nº 4
Pauta: Capacidades Físicas
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
Programa de Especialização em Massoterapia Ênfase em Ensino
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Jogos tradicionais portugueses
Federação Paulista de Futebol Quadro de árbitros Programação de treinamentos TREINO FÍSICO ABC 8 x 800m em 3,min 20s rec. 3 min 10 x 400m a 17km/h – tempo.
10º, 11º e 12º Anos Nível Elementar
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Federação Paulista de Futebol Quadro de árbitros Programação de treinamentos TREINO FÍSICO ABC 10 x 40m no máximo de velocidade rec. 1min 30seg e 15 x.
Basquetebol.
10º Ano Área dos Conhecimentos
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO HANDEBOL Professor: Ms. Emerson Miguel da Cruz.
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
Atletismo Corrida com barreiras.
CAPACIDADE MOTORA RESISTÊNCIA
Atletismo Salto em comprimento.
Unidade de Treino 2 Treino de Guarda-Redes (Seniores/Juniores)
As Técnicas Básicas do Volley
ATLETISMO REVEZAMENTO.
NADO CRAWL.
Ginástica Artística = Atividades no solo
PATINAGEM Programa do 2º Ciclo
Análise Biomecânica – FOREHAND
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Força “É a qualidade física que permite um músculo ou um grupo de músculos produzir uma tensão, e vencer uma resistência na ação de empurrar, tracionar.
Atletismo.
Lançamentos e Arremessos
Ferramentas ergonômicas MÉTODO RULA
Atletismo Educação Física
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6º Ano Dança e Luta: Sequências coreográficas.
AAHPERD Youth Fitness Test
GINÁSTICA de SOLO.
Grupo: Domingos Barros; José Oliveira; José Soares; Sara Brandão
S I N A L I Z A Ç Ã O.
Área dos conhecimentos 1º período 7º ano
Transcrição da apresentação:

Como se avalia a condição física?

Como se avalia a condição física? O que é a condição física? O corpo humano apresenta determinadas características de funcionamento a que chamamos capacidades físicas: resistência, força, velocidade, flexibilidade e destreza. Ao grau de desenvolvimento das capacidades físicas chamamos condição física.

Como se avalia a condição física? O que é a condição física (cont.)? A condição física melhora-se através da preparação física, que consiste num conjunto de exercícios, escolhidos e orientados pelo professor e que têm como objetivo desenvolver as capacidades físicas.

Como se avalia a condição física? Resistência: É a capacidade física que permite efetuar um esforço durante um tempo considerável, suportando a fadiga dele resultante e recuperando com alguma rapidez.

Como se avalia a condição física? Como avaliar a resistência? Teste do «vai e vem» – consiste na realização do maior número possível de percursos de 20 metros, respeitando o ritmo, que se torna mais intenso à medida que aumenta o número de percursos. Percorrer a maior distância possível durante oito minutos, num espaço plano, com um percurso marcado em círculo ou em retângulo. Um colega conta o número de voltas e, conhecendo o perímetro de cada volta, calcula a distância percorrida pelo outro.

Como se avalia a condição física? Força: Força é a capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo, através da contração dos músculos.

Como se avalia a condição física? Como avaliar a força? Avaliar a força abdominal Realizar o maior número possível de flexões do tronco e dos membros inferiores, em 30 segundos, partindo da posição de deitado, sobre um colchão, com as pernas estendidas e os braços cruzados sobre o peito.

Como se avalia a condição física? Como avaliar a força? Avaliar a força dos membros superiores Realizar o maior número possível de flexões de braços, em 30 segundos, mantendo o corpo empranchado, a partir de uma posição oblíqua em relação à barra e com os braços perpendiculares ao tronco.

Como se avalia a condição física? Como avaliar a força? Avaliar a força dos membros inferiores Saltar a pés juntos a maior distância possível, a partir da posição de pé. O executante pode fletir as pernas e usar os braços para dar balanço, não movimentando os apoios. Medir a distância saltada desde o ponto de queda mais recuado até à linha de partida.

Como se avalia a condição física? Velocidade: Velocidade é a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.

Como se avalia a condição física? Como avaliar a velocidade? Percorrer o mais rapidamente possível a distância de 40 metros marcada num terreno plano, com linhas de partida e de chegada. Um colega pode dar a partida e cronometrar a corrida.

Como se avalia a condição física? Flexibilidade: Flexibilidade é a capacidade física que permite efetuar movimentos com grande amplitude.

Como se avalia a condição física? Como avaliar a flexibilidade? Fletir o tronco sem dobrar os joelhos, tentando chegar com a ponta dos dedos o mais abaixo possível, numa escala fixa num banco sueco. Um colega poderá efetuar a leitura na escala.

Como se avalia a condição física? Destreza: Destreza é a capacidade física que permite realizar uma sequência de movimentos de forma coordenada.

Como se avalia a condição física? Como avaliar a destreza? Efetuar o maior número possível de passagens da corda em 30 segundos, saltando a pés juntos. Um colega cronometrará a duração da prova e o próprio contará o número de passagens da corda.

Como se avalia a condição física? Para que serve medir a frequência cardíaca? O aumento da frequência cardíaca é uma das respostas do organismo ao esforço, variando de acordo com a sua intensidade. Quando se interrompe a atividade, o coração passa gradualmente a bater menos vezes, até que, ao fim de algum tempo, volta à sua frequência cardíaca inicial, isto é, verifica-se uma recuperação do esforço.

Como se avalia a condição física? Frequência cardíaca (cont.) Quanto maior for a intensidade do esforço, mais elevada é a frequência cardíaca.

Como se avalia a condição física? Frequência cardíaca (cont.) Uma pessoa habituada a praticar exercício físico realiza um determinado esforço com frequências cardíaca e respiratória mais baixas do que uma pessoa não treinada. Coração não treinado (esquerda) e coração treinado (direita).

Como se avalia a condição física? Frequência cardíaca (cont.) Também a recuperação cardíaca é mais rápida em pessoas treinadas do que nas que não praticam exercício físico. Assim, quanto menor é o tempo de recuperação de um indivíduo, maior é a sua resistência. A medição da frequência cardíaca é valiosa, pois dá-nos uma indicação sobre o tipo de esforço realizado e o nível de resistência de cada um. À medida que o tempo passa, os valores da frequência cardíaca descem, aproximando-se dos valores registados em repouso.

Como se avalia a condição física? Como medir a frequência cardíaca: A frequência cardíaca pode ser medida em três pontos distintos do teu corpo: no pulso, no pescoço ou no lado esquerdo do peito. Pulso – colocar a ponta dos dedos indicador e médio sobre o pulso. Pescoço – colocar a ponta dos dedos indicador e médio sobre o pescoço. Peito – colocar a palma da mão sobre o coração, no lado esquerdo do peito. Seguidamente contam-se as pulsações durante 10 ou 15 segundos, multiplicando o valor obtido por seis e quatro, respetivamente.