Urbanização-II Problemas urbanos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ensino Médio 2ª Série. Geografia..
Advertisements

Aula Semelhanças: desemprego, violência, marginalidade.
A segregação socioespacial e a exclusão social
População – Crescimento e calculo estimativos.
Subdesenvolvimento.
Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes.
Problemas urbanos.
Os lugares que formam o mundo
PRODUÇÃO DO ESPAÇO E FORMAÇÃO DA METROPOLE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
DESEMPREGO.
Correção da Prova 4° Bimestre.
Espaço urbano e suas paisagens
A população e o mercado de trabalho
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
Urbanização brasileira Aula ª série
A globalização econômica nos anos 1990
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
Thomas R. Malthus ( ) Os conflitos entre as classes
Histórico e Hierarquias urbanas
Urbanização Brasileira
Migração Rural Urbana. Migração Rural Urbana Causas: A introdução das relações capitalista no campo, com a introdução de máquinas e equipamentos nas.
A População Africana Alekgou Nº Carlão Nº 7 Bielzão Nº 10.
O CAPITALISMO CONCORRENTE E AS CIDADES
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades.
C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?
Urbanização Capítulo 25.
QUESTÕES AMBIENTAIS E URBANÍSTICAS
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Consequências: Saturação da infraestrutura urbana
Capítulo 14 – Os fluxos migratórios e a estrutura da população
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
A história da cidade de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil ao longo de aproximadamente 455 anos de sua existência, contra os mais de.
Os problemas sociais das cidades brasileiras
As diversas formas de organização da coletividade.
Produção Econômica da América Latina – parte II
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
Em 1968 foi inaugurada a REGAP(Refinaria Gabriel Passos), localizada na porção leste do município, próximo da BR 381/262 Na década de 1970, o estado implementa.
Setor primário A teoria dos três setores - década de 30.
A Importância do Transporte Urbano
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Urbanização brasileira
- FATORES GEOGRÁFICOS DA ORGANIZAÇÃO AGRÀRIA -
Urbanização mundial e brasileira
Reuso da Água ALUNOS : Rafael Coelho de Lima RA:
Gestão e Transporte de Passageiros (GTPA)
URBANIZAÇÃO MUNDO BRASIL
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
Rede Urbana.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
Cidades.
Urbanização Processo que provoca um crescimento da população urbana e das manchas urbanas. Causas da urbanização no Brasil: –Êxodo rural –Industrialização.
Desigualdade e Globalização;
Urbanização Brasileira
Urbanização.
1.Evolução Histórica da Questão Ambiental
CAPITULO :12 DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
Geografia Rede SESI de Educação.
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre “CIDADES E TERRITÓRIOS” Sugestão de tópicos para discussão – reunião de 04/09: *Apesar de já bem conhecidos, coloquei.
População mundial: cidades e consumo
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Transcrição da apresentação:

Urbanização-II Problemas urbanos

Introdução Apesar das cidades existirem há milênios na história da humanidade, foi com o surgimento do capitalismo que elas deixaram de apresentar uma posição secundária. Tão velho quanto as cidades são os problemas urbanos decorrentes da falta de planejamento público e pelos contrastes sociais gerados pela má distribuição de renda.

Problemas urbanos Os problemas sociais urbanos são, na maioria, interdependentes e, de forma geral, surgem quase sempre em decorrência dos fatores econômicos que refletem diretamente no poder aquisitivo da população. Entre os principais problemas destacamos a ocupação do espaço, a questão do emprego, saneamento básico e a criminalidade/violência.

A ocupação do espaço Ocorreu de forma rápida e desorganizada sem a criação de infra-estrutura. Ocupação de áreas impróprias como morros, encostas, várzeas, mangues, margens de rios e mananciais. Clara segregação do espaço, destinando as melhores áreas a população que pode pagar mais.

Exemplo prático Fuvest

Alternativa correta B

Curiosidades A especulação imobiliária, que transforma o lote urbano em uma mercadoria muito cara e inacessível para grande parte da população mais pobre, empurra essas pessoas cada vez mais para as áreas desvalorizadas da periferia. As pessoas sem perspectivas de possuir uma moradia digna, acabam morando nas ruas, ou encontrando como solução a ocupação de terrenos públicos e áreas de viadutos e pontes. A forma de ocupação do solo urbano imprime na paisagem, contrastes entre o moderno e o antigo, entre áreas ricas e planejadas e a ocupação irregular desordenada.

A transformação do espaço A morte da memória urbana escreve e reescreve sua história, apagando constantemente seu passado, para marcar, a cada dia, novas relações de poder, não mais num movimento de explosão urbana, mas agora de implosão, pela tentativa de valorização das áreas, pela migração interna de população e investimentos e pela mudança do caráter econômico da cidade e suas conseqüências, o que gera duas velocidades aos fluxos da cidade: a dos incluídos (no sistema) e a dos excluídos (da cidadania). Crescimento urbano acelerado e dinâmico: são movimentos causadores da existência de tal configuração espacial. Os grandes vazios da malha urbana atuam como estoques para investimentos especulativos e deixam um rastro degradado na paisagem urbana – enfim, o território tratado como mercadoria absoluta.

“Quanto mais tecnológica uma sociedade, maior a capacidade de modificação do espaço.”

Crescimento da mancha urbana SP

A questão do emprego Desemprego, subemprego e baixos salários são causas essenciais dos problemas sociais. A hipertrofia do setor terciário liga-se a incapacidade de geração de empregos na escala necessária em outros setores.

Curiosidades A globalização econômica acabou levando as empresas a sofisticarem seus setores de produção, substituindo o homem pela máquina. O desemprego conjuntural difere do estrutural porque ele é passageiro e ocorre, na maioria das vezes, em virtude de crises econômicas. Normalmente, quando a situação econômica se estabiliza, o trabalhador é reabsorvido pelo mercado de trabalho. O subemprego é uma forma de garantir a sobrevivência e substituir a falta de empregos formais.

Saneamento básico Serviço essencial, pois dele depende a higiene e a saúde da população. Refere-se ao fornecimento de água tratada à população e ao tratamento do esgoto e do lixo. O crescimento rápido de áreas subdesenvolvidas e a falta de planejamento, levou a um déficit imenso no saneamento.

Curiosidades A falta dos serviços de saneamento básico pode acarretar elevadas taxas de mortalidade infantil, inúmeras doenças, contaminação dos rios e do lençol freático. Uma grande quantidade de doenças é transmitida pela água contaminada. Grandes epidemias no velho mundo foram provocadas pela falta de higiene. Ex: Peste Negra.

Criminalidade e violência Problemas ligados a péssima distribuição de renda, falta de empregos, que deixa desocupada boa parte da população produtiva e falta de investimento no setor educacional. Florescimento de uma indústria de segurança. Mudanças arquitetônicas visando a maior proteção.

Curiosidades Boa parte do programa bem-sucedido de combate à criminalidade em Nova York estava baseada na construção de quadras de esportes para ocupar os jovens e na limpeza e iluminação de becos, a fim de criar um ambiente menos favorável para os marginais. Em São Paulo, a área do Jardim Ângela representa o bairro mais violento da metrópole. Não existe uma praça, quadra, nem aparelho público algum no bairro.

Necessidade de transporte Falta de infra-estrutura. Quase 250 quilômetros de congestionamento em São Paulo, diariamente. 40% da área ocupada por ruas, avenidas e garagens. Na periferia da metrópole paulistana temos 8 milhões de pessoas sem transporte público de qualidade, é quase a soma das populações de Londres e Paris.

Curiosidade Rede de transporte coletivo limitada, preferência histórica e quase que absoluta ao transporte privado. Soluções paleativas para a solução de problemas como o rodízio de veículos e caminhões. Falta de investimentos, com prejuízo de milhões de reais ao ano por atrasos e maior gasto de combustíveis. Em relação ao metrô, não temos nem 70 km de linhas na cidade de São Paulo.

Metrô -Montreal

Origem da poluição urbana Durante décadas a poluição industrial foi a maior responsável pela péssima qualidade do ar nas grandes cidades. Hoje, o pior vilão são os meios de transporte, principalmente os automóveis (73%), 10% indústrias e 17% proveniente de fontes poluidoras diversas. Hoje antigas áreas industriais são transformadas em áreas comerciais/residenciais. Muitas vezes essas áreas estão contaminadas por produtos químicos.

As cidades mais poluídas do mundo País Norilsk Rússia Dzerzinsk Kabwe Zâmbia La Oroya Peru Linfen China Sukinda Índia Tianying