Vidas secas (1938) GRACILIANO RAMOS
NEO-REALISMO OU REGIONALISMO DE 30 CRÍTICA SOCIPOLÍTICA (INFLUÊNCIA DA CRISE DE 1929) POSICIONAMENTO MARXISTA OPOSIÇÃO À DITADURA DE GETÚLIO VARGAS DENÚNCIA DA POBREZA DE REGIÕES ESPECÍFICAS DO PAÍS RETRATO REALÍSTICO DA MISÉRIA
CADEIA E TORTURA
SECA E MISÉRIA
ESTRUTURA FORMAL: LINGUAGEM SECA, ÁSPERA, CONCISA USO DA PARATAXE: ORAÇÕES COORDENADAS USO DE FRASES NOMINAIS SUGESTÃO DA SECA ATRAVÉS DA LINGUAGEM (ECONOMIA VERBAL) NARRADOR: ONISCIÊNCIA MULTISSELETIVA
ESTRUTURA FORMAL (II) ROMANCE “DESMONTÁVEL”: OS TREZE CAPÍTULOS POSSUEM AUTONOMIA OS CAPÍTULOS LEMBRAM PEQUENOS CONTOS ( ESPECIALMENTE “BALEIA”) FRAGMENTAÇÃO NARRATIVA, COMO O SOLO DE UM RIO SECO USO INTENSO DO FUTURO DO PRETÉRITO: SUGESTÃO DO REGIME DE EXPECTATIVA DAS PERSONAGENS
CARÁTER CÍCLICO: CHEGADA (“MUDANÇA”) PERMANÊNCIA ( ONZE CAPÍTULOS INTERMEDIÁRIOS) PARTIDA (“FUGA”)
DISCURSO INDIRETO-LIVRE: A FALA DO NARRADOR INVADE O PENSAMENTO DA PERSONAGEM INSTRUMENTO PARA ANÁLISE PSICOLÓGICA APROXIMAÇÃO ENTRE NARRADOR E PERSONAGENS
PRIMEIRA VÍTIMA: O PAPAGAIO
FABIANO ANGÚSTIA EXISTENCIAL: HOMEM OU BICHO? LINGUAGEM: TENTATIVA FRACASSADA DE USÁ-LA (IMITANDO SEU TOMÁS DA BOLANDEIRA) SUPERSTIÇÃO E RELIGIOSIDADE
SINHÁ VITÓRIA SONHADORA: VIDA MELHOR (CAMA DE COURO, COMO A DE SEU TOMÁS DA BOLANDEIRA) SABE FAZER CONTAS (DE MANEIRA PRIMITIVA) NOME IRÔNICO: VITÓRIA?
MENINO MAIS VELHO É INTRIGADO PELO SENTIDO OCULTO DAS PALAVRAS QUESTIONA O SIGNIFICADO DA PALAVRA “INFERNO” IRONIA: O INFERNO ERA O LUGAR EM QUE VIVIAM
MENINO MAIS NOVO OBSERVAÇÃO ATENTA DAS ATIVIDADES DO PAI TENTATIVA FRUSTRADA DE MONTAR UMA CABRA (TOMBO NUM BARRANCO): IMITAÇÃO
BALEIA ANTROPOMORFIZA- ÇÃO OU HUMANIZAÇÃO DA CADELA FIDELIDADE AOS PATRÕES ANÁLISE PSICOLÓGICA NO MOMENTO DA MORTE: CAMPO COM PREÁS SACRIFÍCIO PUNGENTE: FABIANO EXECUTA BALEIA
COMUNICAÇÃO E SENTIMENTO SÃO ANULADOS PELA MISÉRIA