A festividade do nascimento da Mãe de Deus

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
Advertisements

Nos relatos da Infância de Jesus
Anunciação O Anjo e Maria.
Hoje, dia de Nossa Senhora do Rosário, queremos lembrar a Sua Assunção. Sim, pois depois de assunta aos Céus, Maria é esta que está junto do Filho,
veio morar no meio de nós
“Magnificat”: Um canto de Maria?
Rainha de todos os Santos
A Igreja adianta-se qual o despontar da aurora
Natividade da Virgem Maria.
A VOZ QUE CLAMA NO DESERTO
A festa que a Igreja celebra no dia dois de fevereiro, tem os nomes de Nossa Senhora das Candeias e Apresentação de Jesus Cristo no templo. É hoje o.
A IMACULADA CONCEIÇAÕ Não consiste o privilégio da Imaculada Conceição somente na ausência do pecado original, porém, mais ainda, na plenitude de graça.
Maria Visita sua prima Isabel
A MISSÃO DO BATISTA E A NOSSA
Santa Mãe de Deus.
Tríduo em louvor á São João Batista
Virgem das Virgens.
Rainha dos Patriarcas.
Mãe do Salvador.
Outubro, mês do Rosário e das Missões
Rainha do mundo e da paz Considera com que justa disposição refulgiu, já antes da assunção, o admirável nome de Maria por toda a terra. Sua fama extraordinária.
NASCEU O SALVADOR!.
A Santificação das Águas
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Ainda não visitastes este site?
A característica da espiritualidade de Maria
Maria a Bem-Aventurada
Maria – A Serva do Senhor
O Anjo e Maria.
Maria e o Ano Da Fé Este ano será uma ocasião propícia a fim de que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é "o.
Fé: principal virtude de Maria
Nossa Senhora, Rainha do Céu e da Terra
Anunciação do Anjo à Virgem Maria
Maria - Um modelo de fé.
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Maria de Pentecostes.
1.
Maria Mãe da Eucaristia
Bendita seja a Mãe do Salvador!
Imaculado Coração de Maria
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
Solenidade da Assunção de Nossa Senhora
melodia para o ouvido (São Bernardo).
Imaculada Conceição de Maria
Maria Rainha, Mãe do Rei Dos Reis
O Verbo se fez carne.
Natividade de Nossa Senhora
A PRIMEIRA VINDA DE JESUS
GRAÇAS AO "SIM" DE MARIA E A COLABORAÇÃO DE JOSÉ,
Pedir a graça do Espírito Santo Ligar o som e deixar andar sozinho.
A visita do Anjo à Virgem Maria, como disse o santo padre Bento XVI, marca o início de um novo tempo para o povo de Deus, pois é o cumprimento do Velho.
Feliz com Maria A mãe de Jesus é proclamada mãe de Deus. A base da fé cristã se dá em Jesus, por Ele não ser apenas um homem e sim também Deus. O filho.
Assunção de Maria.
Magnificat.
Mãe de Deus.
a sua prima Santa Isabel
A Assunção de Nossa Senhora aos Céus.
Tem a Liturgia de hoje um tom solene e jubiloso pela primeira entrada de Cristo no Templo e também um tom sacrifical porque vem para ser oferecido.
LIÇÃO 2 - O NASCIMENTO DE JESUS
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Maria e o Advento.
Maria a Mãe da Igreja ...e nossa Mãe
Nossa Senhora de Loreto Durante séculos a devoção a N. S. de Loreto se desenvolveu a partir de uma história que, embora fantástica em alguns aspectos,
Virgem Maria no projeto de Salvação
Imaculada Conceição da Virgem Maria
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
Pais da Santíssima Virgem
"Bendita..." (Lucas1,30).
Maria no mistério de Cristo
Transcrição da apresentação:

A festividade do nascimento da Mãe de Deus

Hoje, 08 de setembro, comemora-se o dia do nascimento da Mãe de Deus!!! A festividade do nascimento da Mãe de Deus tem provavelmente sua origem em Jerusalém, em meados do século V. Porque foi em Jerusalém que se manteve viva a tradição que a Virgem teria nascido junto à Porta da Piscina Probática.

Fazendo uso desta referência, encontramos citações de São João Damasceno em sua Homilia sobre a Natividade de Maria: “Hoje é o começo da salvação do mundo, porque na Santa Probática foi-nos gerada a Mãe de Deus através de quem o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, nos foi gerado.”

Considerado o nascimento de Maria como o início histórico da obra da Redenção, o Calendário Litúrgico Bizantino abre suas portas festejando o nascimento da Virgem: “A celebração de hoje é para nós o começo de todas as festas”.

e de Bem-aventurada Virgem. Maria é apresentada pela Liturgia como a “Virgem bela e Gloriosa” que Deus amou com predileção desde a sua eternidade desde toda a Criação como sua obra-prima, enriquecida das graças mais sublimes e elevada à excelsa dignidade de Mãe de Deus e de Bem-aventurada Virgem.

Segundo o espírito da Igreja, devemos celebrar a Festa da Natividade com santa Alegria, porque o nascimento de Maria é a aurora de nossa salvação. Com o seu nascimento é anunciado ao mundo a boa nova: a mãe do Salvador já está entre nós. «Alegrem-se, portanto, os Patriarcas do Antigo Testamento que, em Maria, reconheceram a figura da Mãe do Messias.

Eles e os justos da Antiga Lei aguardavam a séculos, serem admitidos na glória celeste pela aplicação na fé dos méritos de Cristo, o bendito fruto da Virgem Maria. Alegrem-se todos os homens porque o nascimento da Virgem veio anunciar-lhes a aurora do grande dia da libertação pela qual aspiram todos os povos. Alegrem-se todos os anjos porque neste dia foi-lhes dada pela primeira vez a ocasião de reverenciar a sua futura Rainha.»

Visivelmente, nenhum acontecimento extraordinário acompanhou o nascimento de Maria e os Evangelhos nada dizem sobre sua natividade. Nenhum relato de profecia, nem aparições de anjos, nem sinais extraordinários são narrados pelos Evangelistas. Só no Céu houve Festa, pois o Filho de Deus vê sua Mãe nascer. Na vida da Virgem Maria a ordinariedade dos fatos sempre lhe acompanhou.

Aquela que vivia o seu cotidiano de maneira despercebida aos olhos dos homens dá à Luz o Salvador. A humildade também lhe era característica pois ela sendo Rainha apresentou-se sempre como serva obediente. Tem-se poucos registros históricos da cidade onde nascera Maria , mas por ser conhecida como “A Virgem de Nazaré”, intui-se que foi lá que Joaquim e Ana (avós de Jesus) receberam de Deus a pequena Maria.

O mundo continuou seu curso dando importância a outros acontecimentos que depois seriam completamente esquecidos. Para Deus a grandeza dos fatos não está na proporção dos aplausos que o mundo lhe oferece, mas na serenidade de sua aceitação cumprindo a sua vontade. Com frequência as coisas importantes para Deus passam despercebidas aos olhos dos homens.

“Cresceu como todas as jovens, mas se distinguia por ser toda de Deus, guardando tudo em seu coração” (lC 2, 51) A sua vida, tão cheia de normalidade, ensina-nos a agir em tudo com olhos postos em Deus numa perpétua oferenda ao Senhor. Maria é a aurora que preconiza a vinda Sol, o Sol da justiça que traz à luz aqueles que estão nas trevas do pecado.

Fonte: Filhos da Misericórdia – Musica Ave Maria – Chitãozinho e Xororó – Imagens – Google Formatação – Altair Castro 08/09/2012