Unidade 1 O feudalismo na Europa.

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Transcrição da apresentação:

Unidade 1 O feudalismo na Europa

A formação dos reinos Germânicos Com o fim do Império romano do Ocidente, os povos estrangeiros que ocuparam as terras formaram reinos e monarquias. Destaque reino dos francos. Recebe o apoio do papa e divulga o cristianismo entre os bárbaros. Fusão da cultura romana (leis e catolicismo) e germânica (espírito guerreiro).

Os Francos Os francos conquistaram quase todo antigo Império Romano do Ocidente. Clóvis primeiro rei da dinastia merovíngia. Converteu-se ao cristianismo. Governava com o auxilio do “mordomo do palácio”. Esse nobres exerciam funções reais e conquistaram terras. Carlos Martel, mordomo que impede o avanço dos muçulmanos e se aproxima cada vez mais da Igreja romana.

Dinastia Carolíngia O neto de Carlos Martel, Carlos Magno é coroado imperador pelo papa. Para administrar o território, distribuiu terras aos guerreiros que auxiliaram na conquista.A longo prazo isso enfraqueceu o poder real e iniciou o processo que levaria a Europa Ocidental ao feudalismo.

Suseranos e Vassalos A palavra feudo significa benefício. O beneficio era concedido pelo suserano ao seu vassalo. Podia ser um cargo , uma quantia em dinheiro, ou uma propriedade de terra, o feudo. O vassalo (aquele que recebia o beneficio) jurava fidelidade ao suserano (aquele que doava o benefício). O suserano se comprometia a prestar assistência e econômica e proteção militar ao vassalo. Nobres também concediam feudos → enfraquecimento do poder real.

O feudo

Características do feudalismo O feudalismo foi o sistema social que predominou na Europa durante a Idade Média. Características: Políticas: Predominou o poder dos senhores feudais e não o poder real. Econômicas: Predomínio da agricultura de subsistência, declínio do comércio. Sociais: Domínio da elite agrária e guerreira sobre os trabalhadores rurais. Culturais e religiosas: Predomínio da igreja católica.

Sociedade feudal A sociedade feudal era era muito rígida e hierarquizada, sendo a posição de cada pessoa determinada pelo nascimento. Nobres: viviam em castelos e eram encarregados do comando militar. Suas obrigações eram defender militarmente o reino e a fé cristã, administrar os feudos e o trabalho dos camponeses. Clero: eram quase todos nobres. Como a sociedade era muito religiosa tinham muito prestígio. Eram praticamente os únicos que sabiam ler e escrever.

Servos Servos: sua vida era de obrigações, cultivavam as terras e passavam quase toda a sua colheita para seus senhores feudais. Os servos também davam ao senhor parte da colheita de suas próprias terras. Cada servo trabalhava 3 dias por semana exclusivamente para o senhor feudal.

Ensino na Europa feudal Renascimento Carolíngio – tentativa de preservação da cultura da Antiguidade clássica. A Bíblia foi revista e copiada por monges, textos gregos e romanos serviram de base para o ensino. Objetivo preparar intelectualmente o clero. Escolas eram voltadas para a formação do clero, e alguns filhos de nobres.

Educação A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Marcada pela influência da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros. A arte medieval também era fortemente marcada pela religiosidade da época. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião. Podemos dizer que, em geral, a cultura e a arte medieval foram fortemente influenciadas pela religião.

Cultura e arte A arte medieval também era fortemente marcada pela religiosidade da época. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião. Podemos dizer que, em geral, a cultura e a arte medieval foram fortemente influenciadas pela religião.

Novelas de cavalaria Adaptavam antigas narrativas de orais sobre feitos heróicos dos cavaleiros. As principais regras do código de cavalaria eram as seguintes: Proteger as mulheres e os fracos; Defender a justiça contra a injustiça e o mal; Amar sua terra natal; Defender a Igreja, mesmo com risco de morte. Valores: heroísmo, honra e lealdade.