Grupo: Isabele taísia Juliete Silveira Mayara Lima

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Transcrição da apresentação:

Grupo: Isabele taísia Juliete Silveira Mayara Lima Slogan: Uma arte, uma essência. Grupo: Isabele taísia Juliete Silveira Mayara Lima

Slogan é uma palavra da língua inglesa, que veio da expressão escocesa sluagh-ghairm, usada como um grito de guerra entre os clãs para inspirar e motivar seus participantes a lutarem a favor de um grupo. Por isso, o termo se adéqua perfeitamente ao nosso mercado publicitário, onde existe uma eterna disputa pelo consumidor.

O slogan é associado à imagem da marca; esta mensagem traduz os atributos de um produto ou serviço agregando aspectos positivos ao mesmo. Para ser considerado eficaz, ele deve passar a essência da marca ou o conceito da campanha; na publicidade é construído para ser uma mensagem curta, confirmando algumas características do produto, sendo assim uma frase mnemônica.

No Brasil, houve um tempo em que os slogans publicitários eram criados por poetas, como Bastos Tigre, um reconhecido criador de poemas e frases para vender remédios em anúncios. Até hoje, a poesia e a publicidade andam lado a lado, pois um bom slogan deve trazer ao consumidor uma sonoridade boa de ouvir e falar.

Alguns autores citam que para se construir um bom slogan se deve usar de três a seis palavras, entretanto devemos prestar bastante atenção às palavras que usamos, pois de que vai adiantar usar essa quantidade de palavras se trouxerem uma dificuldade de memorização pelo target?

Segundo Hoff & Gabrielli, os slogans construídos com sete sílabas poéticas têm maior eficácia, o que facilita sua assimilação e memorização, como percebemos nos exemplos: Na/ nos/ sa /fren/te /só/ vo/ cê (SBT) e A/ T/V/ mais/ fe/liz/ do/ bra/sil (SBT). Sendo assim, cabe a pergunta: Um slogan eficaz deve ser construído baseado na quantidade de palavras ou de sílabas poéticas?

Modernamente, a publicidade e a propaganda utilizam o slogan como forma de destacar os atributos, vantagens entre outras na complementação de uma mensagem comercial. Na propaganda o slogan é uma frase mnemônica, como citado no post e tem a finalidade de manter-se na mente do consumidor ratificando certas características. São elas: a personalidade - que conceitua o produto frente ao seu usuário, por exemplo: Com o produto X você vai ao sucesso! - a identidade ou a denúncia dos atributos do produto é uma das características mais importantes somada à facilidade de memorização.

O slogan está associado à imagem, à linguagem escrita e estética transcendendo a materialidade o produto ou serviço, transformando-se no afirmativo indicador dos atributos enunciados no texto publicitário. O bom slogan é curto e direto expressando a história, a psicologia, o conceito da marca, empresa ou produto e ou serviços.

"Alguns homens fazem o que outros apenas sonham" - Cigarro Marlboro "A gente se vê por aqui." - Rede Globo "Olho na Tela, Olho na Band" - Band "O show da Vida" - Fantástico "A gente vai mais longe por você." - Varig "Paixão por voar e servir." - TAM Linhas Aéreas "Eu amo tudo isso" - Mcdonalds "Tem 1001 utilidades" - Bom bril "Viva o lado bom da vida" - Coca Cola "Por que se sujar faz bem" - Omo "Não tem comparação" - Brastemp

"Sorriso Saudável. Sorriso Colgate" - Colgate "Abuse, use C&A" - C&A "Sorriso Saudável. Sorriso Colgate" - Colgate "Deu duro, tome um Dreher" - Dreher "Tomou Doril, a dor sumiu" - Doril "Energia que dá gosto" - Nescau "A cerveja que desce redondo" - Skol "Dedicação total a você" - Casas bahia "Duvida porque? Sabão é Ypê" - Ypê Apesar de não necessariamente seguir “regras” podemos observar que a maioria dos slogans possui poucas sílabas e que quase sempre citam o nome do produto ou marca.

Segue alguns comentários: Comentário feito por: Cássio Valério (Cacá Barbosa) no dia 30/08/2010 às 10:39 Isso é muito relativo. Acho que um bom slogan é aquele que fica marcado na mente do consumidor, independente do número de palavras ou sílabas. Recordo-me de pelo menos dois slogans “gigantescos” e que marcaram a mente do consumidor: “O melhor amigo do carro e do dono do carro” (Cofap), “Se a marca é Cica, bons produtos indica”, ‘Tem coisas que só a Philco faz pra você”, e o maior deles (creio eu): “Fresquinho porque vende mais. Vende mais porque é fresquinho” (biscoitos Tostines). Mas é claro que a regra citada no post quanto ao número de palavras e sílabas funciona muito bem: “Deu/ du/ro/, to/me/ Dre/her”, com 7 sílabas, e slogans de apenas duas palavras, como por exemplo: “O sucesso” (cigarro Hollywood), “As amarelinhas” (pilha Ray-o-Vac) e “Tão bonitinho” (sapato Ortopé).

Comentário feito por: Karlla Michelle no dia 01/09/2010 às 10:54 O Slogan tem se tornado peça chave cada dia mais em nosso meio publicitário.Tendo em vista que o consumidor busca informações precisas acerca dos produtos que irão consumir.No ato da busca pelo produto temos sempre a atitude meia que automática de buscarmos produtos melhor identificados,mais conhecidos,mais bem estruturados em embalagem,linguagem,enfim. Não acredito que tenha que haver uma regra específica de quantidade de palavras ou sílabas,mas tendo como exemplo alguns slogans famosos,percebemos que é quase certo obtermos sucesso com frases mais curtas,porém objetivas. Muitas vezes achamos que ao falarmos muito estamos melhor explicando sobre algo,coisa que não procede pois muitas vezes melhor nos expressamos em poucas palavras,mas que tenham uma melhor objetivação. Parabéns ao grupo pela artigo acima publicado.Foi muito bem abordado o tema “Slogan”.

Comentário feito por: Dayana Lucas no dia 01/09/2010 às 11:56 “Simples assim.” – Oi O texto está bem claro e sucinto. Na minha conclusão do texto para se criar um bom slogan depende do produto, marca e o seu objetivo de comuniação então a ultilização de Sílabas Poeticas ou Palavras vai variar dependendo da meta que se irá atingir com a comunicação para o target.

Comentário feito por: Rafael Chavez no dia 02/09/2010 às 15:20 Muito legal o artigo. Eu só acrescentaria que acho importante um slogan soar “musical”, não no sentido de melodia e harmonia, mas no sentido de ritmo. As pessoas tem muita facilidade em memorizar, mesmo que de forma inconsciente, formas ritmicas bem marcadas e divididas. A relação que faço com a música é que, para construir um tema musical de fácil percepção e memorização para o público, baseamos na construção de “perguntas e respostas” formadas por pequenos motivos ritmicos e melódicos, que ajudam na assimilação da mensagem. Claro que isso é apenas uma maneira de se construir um bom slogan, não esquecendo de prestar atenção no conceito da marca ou produto, criando uma mensagem objetiva e que represente tudo o que aquela marca ou aquele produto deseja passar. Quanto ao limite de palavras, eu não concordo. Cada caso é um caso e a melhor solução para cada um deles, nem sempre estará em “padrões” pré-definidos por alguns autores. Mas a divisão das silabas como foi colocada no artigo é uma boa, e ao meu ver, somada a questao ritmica e aos conceitos que envolvem o produto/marca, pode gerar um slogan perfeito.

Comentário feito por: Davi Barreto no dia 08/09/2010 às 11:46 “Um slogan eficaz deve ser construído baseado na quantidade de palavras ou de sílabas poéticas?” Para ser eficaz sim, ele deve ser construído baseado na quantidade de palavras e/ou sílabas poéticas (acrescetando o “e”) Mas para ser eficiente ele precisa de mais, precisa de uma boa sonoridade, de ser fácil de decorar, de ligar o produto com o “texto” do slogan O bom Slogan como Cacá disse é aquele que fica marcado na mente do consumidor. Tudo que a gente aprende durante o curso é que devemos vender produtos, envolver o consumidor, trazer o consumidor para o produto, consumidor, consumidor. E com o slogan não poderia ser diferente. Acredito que uma das peças fundamentais na construção de um slogan não é somente a métrica ou quantidade de palavras – dando mais importancia a este ultimo, pois é muito dificil você encontrar um slogan bom, que funcione; e tenha mais que seis palavras. Difícil, não impossível – e sim a sonoridade, derivando da métrica em parte, mas não somente a sonoridade da rima, e sim das palavras, da composição delas. Acredito que o que Rafael Chaves falou é plausível, todos nós (não esqueçamos, somos futuros publicitários, porém, também consumidores) gostamos de ouvir um slogan melódico, é muito fácil de decorar e bom de falar: “Tomou doril, a dor sumiu”. É isso, gostei do artigo.