LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS JAVA Prof. Thiago Pereira Rique thiagorique2011@gmail.com http://thiagorique.wordpress.com/

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Transcrição da apresentação:

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS JAVA Prof. Thiago Pereira Rique thiagorique2011@gmail.com http://thiagorique.wordpress.com/

Agenda Primeiro programa Java: imprimindo uma linha de texto Modificando nosso primeiro programa Java Exibindo texto com printf Outros aplicativos Java: adicionando inteiros Conceitos de memória Aritmética Tomada de decisão: operadores de igualdade e operadores relacionais

Primeiro Programa Java: Imprimindo uma Linha de Texto

Primeiro Programa Java: Imprimindo uma Linha de Texto Linhas 1 e 2 Comentário Comentários de fim de linha (ou de única linha) // Fig. 2.1: Welcome1.java // Programa de impressão de texto. Comentários tradicionais (ou de múltiplas linhas) /* Isso é um comentário tradicional. Ele pode ser dividido em muitas linhas */

Primeiro Programa Java: Imprimindo uma Linha de Texto Declaração de classe public class Welcome1 Classes definidas pelo programador (ou usuário) Palavra-chave class seguida pelo nome da classe (Welcome1) O nome de uma classe Java é um identificador Convenção: Inicia com letra maiúscula e apresenta a inicial de cada palavra que inclui em maiúscula. Consiste em letras, dígitos, sublinhados (_) e sinais de cifrão ($) que não inicie com um dígito e não contenha espaços. Palavra-chave public Welcome1.java

Primeiro Programa Java: Imprimindo uma Linha de Texto Linhas 5 e 13 Chaves esquerda e direita (bloco) Linha 6 //método principal inicia a execução do aplicativo Java Comentário indicando o propósito das linhas 7-11 do programa Linha 7 Ponto de partida de cada aplicativo Java public static void main(String[] args)

Primeiro Programa Java: Imprimindo uma Linha de Texto System.out.println(“Welcome to Java Programming!”); Realizar uma ação (que ação?) System.out Objeto de saída padrão Instrução Termina com ponto-e-vírgula (;)

Modificando Nosso Primeiro Programa Java Exibindo uma única linha de texto com múltiplas instruções

Modificando Nosso Primeiro Programa Java Exibindo uma única linha de texto com múltiplas instruções System.out.print(“...”); System.out.println(“...”);

Modificando Nosso Primeiro Programa Java Exibindo múltiplas linhas de texto com uma única instrução

Modificando Nosso Primeiro Programa Java Exibindo múltiplas linhas de texto com uma única instrução Barra invertida (\) Caractere de escape Barra invertida (\) + caractere seguinte (ver lista) Sequência de escape

Modificando Nosso Primeiro Programa Java Sequências de escape

Exibindo texto com printf Strings de formato (%) + caractere que representa o tipo de dados

Outros Aplicativos Java: adicionando inteiros

Outros Aplicativos Java: adicionando inteiros O programa anterior lê (ou insere) dois inteiros digitados por um usuário no teclado, calcula a soma dos valores e exibe o resultado. Variável É uma posição na memória do computador onde um valor pode ser armazenado para utilização posterior em um programa. Possui tipo e nome (identificador).

Outros Aplicativos Java: adicionando inteiros Linha 3 import java.util.Scanner; Declaração import (localizar Scanner) Linha 11 Scanner input = new Scanner(System.in); Um Scanner permite a um programa ler os dados para utilização em um programa. Os dados podem ser provenientes de várias origens, como de um arquivo no disco ou digitados pelo usuário. Antes de utilizar um Scanner, o programa deve criá-lo e especificar a origem dos dados.

Outros Aplicativos Java: adicionando inteiros Linhas 13-15 Instruções de declaração de variáveis

Outros Aplicativos Java: adicionando inteiros Linha 17 System.out.print(“Enter first integer: ”); Prompt Direciona o usuário para uma ação específica. Linha 18 number1 = input.nextInt(); Lê o próximo inteiro digitado pelo usuário e armazena o valor na variável number1. Atribuição (=) Operador binário (dois operandos) Linhas 20 e 21 Mesmas instruções relativas a number1 também se aplicam a number2.

Outros Aplicativos Java: adicionando inteiros Linha 23 sum = number1 + number2; Variável sum recebe o valor da soma number1 + number2 Adição Operador binário (number1 + number2) Expressões Parte das instruções que contém cálculos Qualquer parte de uma instrução que tem um valor associado a ela. number1 + number2 (soma) input.nextInt() (inteiro digitado)

Outros Aplicativos Java: adicionando inteiros Linha 25 System.out.printf(“Sum is %d\n”, sum); %d: inteiro decimal Os cálculos também podem ser realizados dentro de instruções printf System.out.printf(“Sum is %d\n”, (number1 + number2));

Conceitos de Memória Variáveis Posições de memória Nome, tipo, tamanho e valor

Conceitos de Memória Variáveis Posições de memória Nome, tipo, tamanho e valor

Conceitos de Memória Variáveis Posições de memória Nome, tipo, tamanho e valor

Aritmética Precedência

Aritmética Associatividade Esquerda para direita Direita para esquerda

Aritmética Exemplos

Aritmética Exemplos Polinômio de segundo grau a = 2, b = 3, c = 7, x = 5

TOMADA DE DECISÃO: OPERADORES DE IGUALDADE E OPERADORES RELACIONAIS Condição Verdadeira ou falsa (true ou false) Instrução if Tomar uma decisão baseando-se em uma condição Ex: “nota maior que ou igual a 7” determina se um aluno passou na prova. Operadores de igualdade == e != Operadores relacionais >, <, >= e <=

TOMADA DE DECISÃO: OPERADORES DE IGUALDADE E OPERADORES RELACIONAIS

TOMADA DE DECISÃO: OPERADORES DE IGUALDADE E OPERADORES RELACIONAIS Continua no próximo slide...

TOMADA DE DECISÃO: OPERADORES DE IGUALDADE E OPERADORES RELACIONAIS Continua no próximo slide...

TOMADA DE DECISÃO: OPERADORES DE IGUALDADE E OPERADORES RELACIONAIS

TOMADA DE DECISÃO: OPERADORES DE IGUALDADE E OPERADORES RELACIONAIS Observação! Não usar (;) após condição na instrução if Instrução vazia

OBS.: print e printf