Comandos do Linux SO II.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais - Aula 6
Advertisements

Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Noções de Sistemas Operacionais
Sistema Operativo Linux
Informática Aplica Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Componente Curricular Sistemas Operacionais - SOP
Configuração de um servidor FTP
Sistemas Operacionais
Processos no Unix e Linux
Conceitos Básicos sobre o S.O.
Sistema Operacional LINUX
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Colégio Técnico Vila Branca
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Fundamento à Informática
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
Informática para Concursos
Linux Joana Morgado 10ºE n.º19.
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
LINUX.
Introdução ao Sistema Operativo
Comandos para navegação no Sistema de Arquivos
Interpretador Online.
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Sistema Operacional • É o programa que controla o computador, servindo de Interface entre o usuário e a máquina, O Sistema Operacional faz isso através.
Sistema Operativo de Rede Prof. António dos Anjos
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Entendendo uma Shell Existem 6 terminais para serem utilizados, para habilitar cada um pressione crtl+alt+ F1 (...F6). Adicionar um usuário em modo gráfico.
Sistemas Operacionais PLATAFORMA LINUX
Gestão de Sistemas Operacionais II
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
DEBIAN.
Linux Descendente do Unix
Introdução ao Sistema Operacional LINUX
Sistemas Operacionais Linux
Linux Prof.: Antonio Reis Escola Brasileira. Histórico  Richard Stallman Personalidade importante da comunidade do software livre Ingressou no MIT em.
Noções de Sistema Operacional Linux
07/04/2017 Linux Comandos básicos.
Professor: Cristiano Mariotti
DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO
LINUX. GRUB Trata-se de um gerenciador de boot desenvolvido inicialmente por Erich Stefan Boleyn, disponibilizado como software GNU. Entre seus principais.
Introdução a Processamento de Dados
Teve início em 1991, Criado pelo jovem Linus Torvalds Foi baseado no Unix Foi criado para ser um Sistema Operacional mais leve que o Unix Um grande diferencial.
SISTEMAS OPERACIONAIS I Gerenciamento de Arquivos
09/04/2017 Linux Comandos básicos.
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
Usuários e Grupos Usuário: alguém que possui conta, internamente é tratado como um número (UID) que é a identificação do usuário (USER ID). Cada usuário.
Software livre Uma visão geral: dos primórdios dos gnus ao atual habitat dos pingüins.
Sistemas Operacionais PLATAFORMALINUX PLATAFORMALINUX Jean Morais 3ºSINA/07.
Introdução ao Linux André Ricardo da Silva Souza arss at cin.ufpe.br.
Professor Esp. Diego André Sant’Ana Disciplina: Sistemas Operacionais II Sistemas de Arquivos- Tipo de arquivos – Cap
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva.
Introdução ao Linux Histórico e desenvolvimento
Instalação de sistemas operativos
Sistemas operacionais Prof. Dr. Francisco Prosdocimi.
Sistema Operativo Linux Sistema Operativo Linux Características das distribuições instalação configuração.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
LINUX. O que é LINUX  Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux  O Linux foi desenvolvido pelo.
SICII (Sistemas Operacionais) – Prof. Alberto  Comandos de console (Linux)
PROGRAMA PARANÁ DIGITAL
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Computação Linux – Prática Regiane Kawasaki
Instalação e Manutenção de Computadores
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
 Laboratório de Graduação  Destinado a alunos dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação  Horário de funcionamento: ◦ De segunda a sexta de 8h.
Comandos Básicos do Linux Prof. Alberto Felipe. Os Sistemas Operacionais de hoje, incluindo o Linux, são todos baseados em interface gráfica, com o uso.
Aula 03 – 08/11/ – Introdução à Linux modo texto - Porquê console? - Como acessar o modo texto - Comandos básicos.
Visão Geral do Sistema Operacional Linux Elisabete Tomomi Kowata UnUCSEH - Anápolis.
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux IGOR ALVES.
GNU/Linux LEONARDO ESTRELA, Nº20, 10ºITM Índice Introdução História Software Livre Download Kernel Linux Ubuntu Unix Conclusão Interface do GNOME, uma.
Transcrição da apresentação:

Comandos do Linux SO II

O que é o Linux? O Linux é uma família de sistemas operacionais da família Unix, baseados no kernel Linux. São usados tanto em computadores pessoais como em servidores, e temos como exemplos de distribuições, a Red Hat, Ubuntu, CentOS, Slackware, Suse Linux, Debian, Caixa Mágica, etc... O Linux é o perfeito exemplo do que é um software gratuito e de open source, em que o seu código fonte pode ser modificado, redistribuído e usado por toda a gente.

O nome Linux vem do kernel Linux, que obteve o seu nome do seu criador Linus Torvalds, que o criou em 1991. A maioria das aplicações e livrarias do Linux vem do sistema operacional GNU, começado em 1983 por Richard Stallman, e é devido a essa grande contribuição por parte da comunidade GNU que o Linux se desenvolveu tanto e se tornou tão popular, e é a razão do freqüentemente usado nomem GNU/Linux.

Comandos Internos São comandos que estão dentro de um shell interpretador de comandos. Quando o shell é carregado na memória, seus comandos ficam residentes nela. A grande vantagem dos comandos internos é a velocidade, pois não precisam ser procurados no disco rígido, nem criam processos. Exemplos: cd, alias, kill e logout.

Comandos externos São comandos que estão localizados em diretórios específicos no disco rígido, como /bin e /sbin. O Linux precisa consultar o disco rígido sempre que um desses comandos é solicitado. A maioria dos comandos do Linux é externa. Exemplos: Is, cp, rm, mv, mkdir e rmdir.

Convenções Quando o prompt que preceder um comando for $, o comando poderá ser executado por qualquer usuário. Quando o prompt que preceder um comando for #, o comando poderá ser executado somente pelo superusuário root. Quando aparecer [texto] na sintaxe de algum comando, o texto será opcional. Quando aparecer <texto> na sintaxe de algum comando, o texto será obrigatório. Quando aparecer pressione <nome_tecla>, a tecla mencionada deverá ser pressionada. Quando aparecer pressione <nome_tecla_l> + <nome_tecla_2>, as teclas mencionadas deverão ser pressionadas simultaneamente.

Comandos para inicializar e terminar uma sessão Após o Linux ser carregado, surgirão uma mensagem de saudação e o pedido de login. Benvindo ao sistema Linux 2.4.18 login A primeira vez que você acessar o Linux, o acesso deverá ser feito como superusuário root. Esse é o nome da conta que tem acesso completo a todos os recursos do Linux. Normalmente a conta de superusuário é somente utilizada na execução de tarefas de administração do sistema, como a criação de novas contas, desligar o sistema etc. Isso ocorre porque o acesso ilimitado do superusuário root, quando mal utilizado, poderá provocar grandes danos ao sistema.

Comandos para inicializar e terminar uma sessão seja cuidadoso ao acessar o sistema como root e utilize a conta de superusuário somente quando for realmente necessário. Para acesso inicial ao Linux, informe root na linha de comando login e pressione <Enter>. Uma linha de comando password (senha) aparecerá. Digite a senha e depois pressione <Enter>. Deverá surgir algo como: [root@localhost /root]#

Comandos para inicializar e terminar uma sessão Se estivermos no meio de uma sessão e quisermos iniciar ou terminar outra sessão, utilizamos os seguintes comandos: login Cancela a sessão atual e inicia uma nova sessão de usuário. Exemplo: $ login

Comandos para inicializar e terminar uma sessão Após utilizar o Linux, devemos sair do sistema com os comandos logout ou exit. logout ou <Ctrl> + <D> Termina a sessão do usuário. logout Exemplo: $ logout

Comandos para inicializar e terminar uma sessão exit Encerra o shell de comandos corrente. Exemplo: $ exit