ESPAÇOS CÊNICOS Teatro de Swan, Victoria & Albert Museum, Londres

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras geométricas Se olhar ao seu redor, você verá que os objetos têm forma, tamanho e outras características próprias. As figuras geométricas foram.
Advertisements

William Parma e alexandre7ªc
Introdução as Artes cênicas Profª Jorge Santoz - cênicas
Arte gótica Renascimento Barroco
local local IV Templum Pacis IV Templum Pacis Criada em Criada em 100 dC 100 dC Criada por/para Criada por/para Imperador Trajano Imperador Trajano Tipo.
O TEATRO Página Seguinte – 11º Ano.
O ESPAÇO MÁGICO.
Sistema de numeração decimal
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
VITÓRIA – 452 ANOS Léa da Silveira Seixas.
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO.
Comédia Dell’Arte.
ARTES CÊNICAS.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
R.G. - Reconhecimento Geográfico
Trigonometria e aplicações
Trabalho de História NOME:JOANA AGOSTINI TURMA:83 PROFESSORA:SOLANGE.
Espaços, suportes e linguagens
► GRUPO 1: • Ferramentas. • Habitação.
Introdução aos Princípios e elementos de design
(:Castelos medievais:)
Sociologia
Disciplina: Matemática
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
Prof. Everton da Silva Correa
TIPOS DE PALCO Teatro de Arena Elisabetano Italiano.
1 3 2 NUMERAIS 4 5.
TEATRO.
Sistemas de Numeração Professor Maicon.
O COLAR DE PÉROLAS by
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
Escola Básica Frei Manuel Cardoso
A origem do teatro.
Colégio Estadual “Antenor Padilha”.
MUNDO DO TRABALHO.
Cidade de Petra, na Jordânia
Centro Educacional Canguru
Professora Carol/Geografia
Prof. Everton da Silva Correa
A COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
As concepções de espaço
AFASTA-TE DO MAL.
Arte da mesopotâmia Sumérios – Babilônicos - Assírios
1.1. Como se tornou possível
O teatro brasileiro no século XIX
R e p r e s e n t a ç ã o LEITURA E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO.
Em 1833, no fim das guerras liberais, surgiu a ideia de criar um jardim que teve o nome de S. Lázaro. A sua inauguração foi feita a 4 de Abril de.
Barroco no Brasil ( ).
BARROCO.
Arte Romana.
Nossa Senhora do Bom Conselho
Palácio de Versailles – Paris
Análise e Projeto de Sistemas
Final do século XIX e início do século XX
Histórico da administração
Comédia Dell’Arte.
Peter Brook.
Antiguidade: a Casa Suméria
A História dos números Há muito tempo, as pessoas viviam em pequenos grupos e se abrigavam em cavernas. Como alimento, usavam frutos, raízes e carne de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ TEATRO UNIVERSITÁRIO CLÁUDIO BARRADAS
Teatro.
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
NUMA CIDADE AS CRIANÇAS ESTAVAM TRISTES PORQUE NÃO TINHAM BRINQUEDOS E OS LÁPIS NÃO TINHAM COR
Aluna: Maria Clara Castanheira Professora: Paula 29/06/2015
O Teatro Medieval PARTE I.
William Shakespeare Nasceu na Inglaterra, em 23 de abril de 1565.
LIÇÕES DE URBANISMO Aula 6 por LUIZ CARLOS TOLEDO UERJ – DISCIPLINA DE URBANISMO.
Arte Bizantina A denominação bizantina deriva de Bizâncio, antiga e grandiosa cidade grega situada no estreito de Bósforo (passagem que liga a Ásia a Europa),
Transcrição da apresentação:

ESPAÇOS CÊNICOS Teatro de Swan, 1569. Victoria & Albert Museum, Londres

É considerado “espaço cênico”, aquele ocupado pelos atores durante uma representação diante do público. Este espaço com o passar do tempo foi modificando-se, apesar de conservar um de seus aspectos mais importantes: a forma básica que permanece ainda, até hoje, circular ou retangular.           

O espaço cênico circular surgiu, segundo estudiosos, da organização da platéia diante de um fato que ocorre na rua ou na praça, a formação natural das pessoas pela busca de um ângulo privilegiado ou a colocação em uma posição que permita ver e ouvir melhor, essa formação em torno do artista sempre resulta em uma forma circular, nestes espaços abertos. Exemplo disso é o circo, espaço cênico mais simples, que continua correspondendo às raízes do teatro. Partindo desta forma, o círculo, foram erguidos os teatros nas encostas dos barrancos que não suportavam o peso das pessoas e desmoronavam, até chegar ao aperfeiçoamento das arquibancadas de pedra. Estes teatros esculpidos na pedra chegavam a serem ocupados por milhares de pessoas.           

A forma básica retangular ou frontal também surgiu da necessidade dos artistas serem vistos em uma representação pelo público através de uma plataforma de madeira, tablado, e a platéia posicionada em frente. Atualmente esta forma retangular foi tida como preferida. A partir do século XX, surgiram as tentativas de combinar estes espaços cênicos circulares e retangulares, com o aproveitamento das vantagens de cada um deles.                     

Durante o Império Romano havia enormes construções dedicadas às representações teatrais. Na Idade Média, as representações eram feitas dentro das igrejas, uma forma de catequizar os fiéis. A representação passa a ser feita no coro ou na parte central dos templos e depois, nos átrios ou entradas devido a grande quantidade de pessoas que iam assistir à representação. 

Ainda na Idade Média, era comum a utilização de carroças que funcionava na parte de cima o palco e a parte debaixo fechada por uma cortina, um camarim onde os atores se trocavam. Tem-se notícia de que nessa época, chegavam a fazer cenários gigantescos que tinham a dimensão de quarteirões, contendo desde o inferno, passando pela parte terrestre e indo até o céu.                 

Entre o final do século XVI e o princípio do XVII, na época de William Shakespeare, na Inglaterra, os teatros ficavam situados nos arredores das cidades e tinham uma plataforma que saía do palco e que era rodeada pelo público.  Não possuíam telhados e o público colocava-se na frente e em volta do palco. Os mais ricos tinham o direito de ocupar os camarotes.           

Foi na Itália que apareceram os primeiros teatros cobertos e devido a profundidade do palco, permitiam a utilização de belos cenários e do uso de maquinaria que eram utilizadas para a obtenção de efeitos especiais. Foi este tipo de teatro que serviu de referência aos teatros franceses do século XVIII e para os teatros de ópera do século XIX.           

No século XX, estabelece-se uma relação mais direta entre espectadores e artistas com o surgimento de espaços em que quase desaparece a diferença de palco e platéia.

TEATRO DE ARENA Este tipo de palco, muito usual, é um espaço teatral coberto ou não, com o palco abaixo da platéia que o envolve totalmente: Circular, Semicircular, Quadrado, 3/4 de Circulo, Defasado, Triangular ou Ovalado.

TEATRO ELIZABETANO Tem a característica de um palco misto. É um espaço fechado, retangular, com uma grande ampliação de proscênio (em formato retangular ou circular). O público o circunda por três lados: Retangular, circular ou misto.

ESPAÇO MÚLTIPLO O "Espaço Múltiplo" é um espaço coberto com a flexibilidade para modificações de acordo com o espetáculo a ser encenado, adapta-se a diferentes disposições de palco e público: Total, Lateral Total, Central Total, Lateral Parcial, Esquina, Central Parcial, Simultâneos, Corredor ou Galerias Verticais.

PALCO CIRCUNDANTE Este tipo de palco, como o nome sugere, tem espaço perimetral circular que envolve o público localizado no centro permitindo uma visibilidade de 360 graus:palco circundante completo ou palco semicircundante.