1 TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 4 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Dionísio Dias Carneiro 10/03/2005.

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1 TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 4 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Dionísio Dias Carneiro 10/03/2005

2 Podemos agora estudar a determinação do produto no curto e no médio prazos, através da derivação de duas relações: A oferta agregada é obtida via equilíbrio no mercado de trabalho, o que nos remete ao capítulo 6. A demanda agregada é obtida pelo equilíbrio no mercado de bens e de ativos, o que nos remete ao capítulo 5 (ou Macro I). Com essas duas relações poderemos analisar o nível de equilíbrio do produto e dos preços.

3 Modelo OA – DA Oferta Agregada A oferta agregada captura o efeito do produto no nível de preços. É derivada do equilíbrio no mercado de trabalho. O salário nominal, W, depende do nível de preços esperado, P e, da taxa de desemprego, u, e poder de barganha, z. W = P e F(u,z) O nível de preços, P, é igual ao salário nominal, W, acrescido de um mark-up. P = (1 + µ)W

4 Modelo OA – DA Oferta Agregada Substituindo a primeira equação na segunda, temos: P = P e (1 + µ) F(u,z) O nível de preços é função do nível de preços esperado e da taxa de desemprego. Tínhamos que: u  U = L – N = 1 – N = 1 - Y L L L L Substituindo... P = P e (1 + µ) F( 1 – Y, z) L

5 Modelo OA – DA Oferta Agregada Observe que: Um maior nível de preços esperado leva a um nível de preços maior numa razão um para um. Um aumento no produto leva a um aumento no nível de preços. Dinâmica: um aumento no produto leva a um aumento no emprego, o que reduz o desemprego e, conseqüentemente, a taxa de desemprego. A queda da taxa de desemprego implica em um aumento no salário nominal o que aumenta os custos. Por fim, custos maiores implicam em preços mais altos.

6 Modelo OA – DA Oferta Agregada A oferta agregada é positivamente inclinada. Para um dado nível de Pe, um aumento em Y leva a um aumento em P. Se Y=Yn, P=Pe, e esse resultado vem da definição do nível de pleno emprego. Yn PePe OA A

7 Modelo OA – DA Oferta Agregada Se Y>Yn, então P>P e. Se Y<Yn, então P<P e. Um aumento no nível de preços esperado, faz com que a oferta agregada se desloque para cima.

8 Modelo OA – DA Demanda Agregada A demanda agregada mede o efeito do nível de preços no produto. Das equações de equilíbrio do mercado de bens e do mercado de ativos, temos: IS: Y = C(Y-T) + I(Y,i) + G LM: M = YL(i) P A curva IS é negativamente inclinada e nos dá o equilíbrio no mercado de bens. A curva LM é positivamente inclinada e nos dá o equilíbrio no mercado de ativos.

9 Modelo OA – DA Demanda Agregada Os gráficos ao lado auxiliam a entender a relação entre o nível de preços e o produto pelo lado da demanda. A A´ i Y IS LM(P) LM(P´ >P) YY´ i i´ P Y A Y Y´ P P´ A´ DA

10 Modelo OA – DA Demanda Agregada Supondo um aumento no nível de preços, de P para P´. Dado M, o aumento nos preços reduz o estoque de moeda real e a LM se desloca para cima. Assim, temos um novo equilíbrio em que o produto é menor e o nível de juros é maior. Assim, no novo equilíbrio, temos um nível de preços maior e um produto menor. A curva que relaciona negativamente preço e produto é a demanda agregada, e é representada por: Y = Y(M, G, T) P Assim, a demanda depende positivamente do estoque de moeda real e dos gastos do governo, e negativamente dos impostos.

11 Modelo OA – DA Oferta Agregada: Demanda Agregada: Y = Y(M, G, T) P P = P e (1 + µ) F( 1 – Y, z) L

12 Modelo OA – DA Juntando as duas curvas, vemos que o equilíbrio ocorre na interseção. Observe que ao nível de preços P e, Y=Yn, mas não necessariamente este é o equilíbrio. No ponto A, os mercados de bens, ativos e de trabalho estão em equilíbrio, mas no ponto B, temos (Yn, P e ). O equilíbrio depende da posição da oferta e da demanda. A Y P DA OA PePe Yn B

13 Modelo OA – DA Dinâmica do Produto e do Preço Assim, no curto prazo, o produto pode diferir do produto natural. Mas o que ocorre ao longo do tempo? Vamos supor que o produto esteja maior que o seu nível natural e que as demais variáveis exógenas permaneçam constantes. Para estudar a dinâmica de Y e P, precisamos analisar como as expectativas se comportam. Pe pode variar ao longo do tempo. Se o nível de preços do período anterior não correspondeu à expectativa, este erro deve ser levado em consideração ao formular-se as expectativas para o período corrente. Vamos assumir que P e = P t-1.

14 Modelo OA – DA Dinâmica do Produto e do Preço Oferta Agregada: Demanda Agregada: Y t = Y(M, G, T) P t P t = P t-1 (1 + µ) F( 1 – Y t, z) L

15 Modelo OA – DA Dinâmica do Produto e do Preço Supondo que no período t tenhamos Y>Yn. Sob nossa hipótese sobre os preços, P e t =P t-1. Então, no ponto B, temos (Yn, P t-1 ), e no ponto A, (Y t, P t ). No período t+1, a curva OA deve se deslocar para cima, pois teremos o novo nível P e t+1 = P t. A curva se desloca para cima e atingimos os pontos B´ (Yn, P e t+1 = P t ), e A (Y t+1, P t+1 ). Observe que a demanda agregada não se desloca, apenas há um deslocamento ao longo desta curva. Como P t+1 é maior que P t e Y t+1 é menor que Y t, A´ está mais próximo do produto natural.

16 Modelo OA – DA Dinâmica do Produto e do Preço Mas o que ocorre entre t e t+1? Como em t o produto está acima do nível natural, o nível de preços está acima do esperado. No ano t+1, o preço esperado é maior, o que eleva o preço em t+1. Um preço maior reduz o estoque de moeda real o que aumenta o nível de juros e reduz a demanda por bens em t+1. Em t+2, ainda temos Y>Yn, assim, P e t+2 =P t+1. A OA se desloca para cima novamente e temos o mesmo processo que anteriormente. Enquanto o produto corrente for maior que o natural, o nível de preços continua crescendo e o produto continua decrescendo até que Y alcance Yn, e não há mais pressão sobre os preços. A economia se estabiliza em (Yn, Pn).

17 Modelo OA – DA Dinâmica do Produto e do Preço

18 Modelo OA – DA Dinâmica do Produto e do Preço Conclusão: No curto prazo, o produto pode estar acima ou abaixo do produto natural, mas no médio prazo, o produto retorna para seu nível natural. O ajuste é feito via preços. Se o produto estiver acima do natural, os preços aumentam até que o produto alcance o nível natural.