Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Encontro com professores
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
O Ensino de Química a Distância
“NOVOS” ESPAÇOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM EAD
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Tecnologia da Informação e a Sociedade
Universidade de Aveiro
Contexto de Educação a Distância
IME – Instituto de Matemática e Estatística USP – Universidade Estadual de São Paulo MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado 2000 Orientadora: Prof.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Produção do conhecimento em EAD
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Curso de Docência Universitária
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
União Educacional de Minas Gerais Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Curso Online A Importância da Pesquisa.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas Disciplina: Ambientes sociotécnicos para ensino/aprendizagem de línguas Aluna: Luana Fabrícia- apresentação 7 Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas Vera Menezes de O. Paiva

1. Visões epistemológicas Epistemologia ou teoria do conhecimento “ modo como a mente processa e forma crenças sobre objetos e eventos ao nosso redor”. Harlow e Johnson (1998, p.15)

Visões epistemológicas Ingênua Piagetiana Wittgensteiniana

Segundo Paiva, as visões apresentadas por Harlow e Johnson (1998) são equivalentes aos “mitos” descritos por Lakoff e Johnson (1980): Objetivismo Subjetivismo Experiencialismo

Ver quadro 1. pag. 355. Objetivismo: metáfora da aquisição, ou seja, acúmulo, transferência, transmissão, apropriação, crescimento e desenvolvimento de conhecimento; Subjetivismo: mera construção subjetiva; Experiencialismo: o conhecimento passa a ser algo dinâmico.

2- Ambientes de aprendizagem Sala de aula tradicional Visão objetivista da aprendizagem e metáfora da aquisição. Aula expositiva, com pouco espaço para a exploração do conteúdo em estudo. Advento da internet Metáfora da participação que podem contribuir para a aprendizagem colaborativa. Os alunos podem compartilhar, colaborar e aprender juntos.

No Brasil esses ambientes virtuais, ou plataformas para educação on-line, ficaram consagrados com o nome de ambientes virtuais de aprendizagem – AVAs. Na década de 1990, com a popularização da internet, várias ferramentas foram desenvolvidas e comercializadas. Em função dos preços dos aplicativos, grupos de pesquisas começaram a desenvolver plataformas gratuitas, tendo em vista a metáfora da participação.

2.1 AulaNet AulaNet No Brasil, foi o primeiro AVA gratuito de sucesso. Se baseia nas relações de trabalho cooperativo. O ambiente é organizado de forma que os aprendizes possam aprender em grupo, compartilhando ideias e cooperando com os colegas. A plataforma oferece agenda, quadro de avisos, serviço de e-mail, lista de discussão, fórum, chat e ferramenta de videoconferência.

É um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo. 2.2 Moodle Moodle É uma plataforma que foi desenvolvida, como software livre, por Martin Dougiama. Esse AVA é utilizado não só para a oferta de cursos, mas também para grupos de pesquisa e eventos. É um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo. Na UFMG, para cada disciplina ofertada na graduação e na pós-graduação, é criada uma página do Moodle, como suporte para as disciplinas presenciais ou a distância.

2.3 TelEduc TelEduc Desenvolvido no Núcleo de Informática Aplicada à Educação da Universidade Estadual de Campinas. Foi concebido tendo como alvo o processo de formação de professores para informática educativa, baseado na metodologia de formação contextualizada. (http://www.TeleEduc.org.br) Seus idealizadores ressaltam a importância da interação entre os participantes. Na UFMG, o TeleEduc está hospedado no Núcleo de Ensino a Distância da Escola de Engenharia.

2.4 Ampliando as possibilidades dos AVAs Novas tecnologias são desenvolvidas em ritmo acelerado e o professor pode, sempre, complementar sua sala de aula virtual. Outras ferramentas utilizando a plataforma TelEduc: Walwisher, DropAvideo e CmapTools e três ferramentas diferentes para produção de textos de forma colaborativa: GoogleDocs, Writeboard e Zoho wiki.

Walwisher

DropAvideo

CmapTools

Writeboard

GoogleDocs

Zoho wiki

Conclusão As descrições fornecidas pelos três AVAs, aqui descritos explicitam uma opção epistemológica que privilegia a noção de conhecimento como construção e colaboração, mas o que determina a orientação epistemológica de um curso não é o AVA, mas o design de cada curso. Cada vez mais, surgem experiências inovadoras que rompem com o mito objetivista. Os AVAs configurados para proporcionar experiências em redes colaborativas retiram o professor da frente da sala de aula e o deslocam para os bastidores ou para junto dos alunos.